
adios amigos
Há 10 anos
Tchim, tchim ao efémero. Ver, cheirar e sentir


Arte é o nome da galeria de arte que o Francisco Figueiredo abriu junto aos cafés e restaurantes que animam a Praça Rodrigues Lobo. Até Setembro apresenta pintura de Varatojo, escultura de Abílio Febra e fotografias de Paulo Cunha. Tem a particularidade de fechar a horas tardias, o que facilita o convívio.
Por casualidade encontrei-o num café em Leiria. Gosto imenso do António que, para além de ser um grande artista é também uma pessoa maravilhosa. Entre shots de meloa e bolos de perder a cabeça disse-me que tinha uma exposição na galeria Mario Mauroner, em Viena de Austria. A partir de 24 Outubro e até finais de Dezembro vai estar na Culturgest com Brrrain que de tão, tão, até nos faz arrepios. Não de frio, mas de riso.
No final da década de sessenta era um delinquente juvenil com uma cara bonita mas de baixa estatura que se tornou estrela das intermináveis películas de Andy Warhol. Fixado em Itália trabalhou com Jacques Rivette, Louis Malle e outros realizadores do cinema europeu. Nos anos oitenta voltou para os Estados Unidos onde participou em alguns filmes e séries televisivas. Agora foi tema de um documentário denominado Little Joe que a sua filha adoptiva, Vera Mehagian Dallesandro, produziu. Casou três vezes, está bem e recomenda-se.

John Sinclair, Michigan 1941