quarta-feira, 13 de abril de 2011

José e Henrique



Foi ontem relançado, com a chancela da editora Quetzal o livro La Coca de José Rentes de Carvalho. A apresentação coube a Henrique Raposo que, como sublinhou o sempre bem disposto Francisco José Viegas, "não é um literato, é um excelente leitor". O jovem blogger e comentador, numa referência aos escritores nacionais, disse: "esqueçam as novas promessas que são promessas há dez anos e os consagrados que vêm embrulhados em papel celofane". Aludiu à técnica narrativa do autor que "numa viagem autobiográfica da Holanda ao Alto Minho se interroga por que carga de água sou tão diferente dos meus amigos de infância". Os amigos pequenos contrabandistas tornaram-se traficantes de droga.

Henrique Raposo discorda da teoria de que este é um país de brandos costumes. "Vivemos uma guerra larvar, de homem para homem. Os portugueses têm um ódio aos outros portugueses que assusta. O José analisa isso nos seus livros". Salientou ainda que os romances de Rentes de Carvalho são mesmo romances com argumento, o que é raro na nossa literatura. A sessão foi rápida e informal. José tem 81 anos e Henrique 32. Separam-nos cinco décadas. Mas entenderam-se lindamente.

Conheci o Bruno Vieira Amaral do blogue A Douta Ignorância que escreveu com o Henrique Raposo um texto lindíssimo sobre o meu amigo Alfredo Tinoco, falecido há uns meses. A sentida homenagem ao professor que partilhou com eles a sua experiência humana, que lhes "ensinou mais do que todas as aulas sobre eco-museus e patrimónios".

1 comentário:

hmbf disse...

como não sei o e-mail, fica aqui o recado:

- cortar ou copiar o link (endereço) da página para onde pretende enviar os leitores;
- sublinhar/sombrear a palavra “aqui” ou outra à qual pretenda colar o endereço anteriormente cortado;
- clicar no ícone que diz link;
- colar o link onde diz URL (atenção: os links começam por http://, dever colar o link anteriormente copiado/cortado por cima do http:// que já aparece para não ficar repetido;
- clicar ok;
- para atribuir uma cor qualquer à palavra que ficou com o link colado é só voltar a sublinar/sombrar e escolher cor no ícone text color (o que tem o T com os quadradinhos coloridos);

Et voilà. Está feito.