quinta-feira, 6 de abril de 2017

Sol Calero

A artista venezuelana Sol Calero, estabelecida em Berlim, vai participar na Folkestone Triennial, em Kent, que se realiza entre 2 de Setembro e 5 de Novembro de 2017. É o projecto emblemático da Criative Foundation, uma instituição independente e visionária dedicada a promover a regeneração da cidade de Folkestone, tornando-a um lugar melhor para viver, trabalhar, visitar e estudar. Esta trienal logo se estabeleceu como um evento significativo no calendário internacional das exposições de arte. Convida artistas para se envolverem com a rica história cultural e para exibirem trabalhos recentemente comissionados em espaços públicos ao redor da cidade. Cerca de vinte grandes obras de arte são encomendadas para cada Trienal, com oito ou dez permanecendo no lugar permanentemente.
Com instalações ousadas e projectos sociais cuja estética muitas vezes se aproxima do kitsch, Calero fez uma pesquisa sobre a arte latino-americana nos anos 60 e 70 e concluiu que muitos países controlados por ditaduras opressivas, a arte era mais política e operava como um instrumento de protesto, mas nem sempre retratava a violência directamente. "Tais estratégias inspiraram-me a pensar na maneira de lidar com as histórias políticas longas e muitas vezes dolorosas dos países que eu estou investigando de uma forma menos dramática. Venezuela sendo hoje um dos países mais perigosos do planeta, sinto a responsabilidade de me envolver com o meu país através da minha arte, mas não sinto que simplesmente mostrar a corrupção e o crime resultante é a maneira mais eficiente de proceder". Sempre que faz uma exposição na Europa, os venezuelanos que vivem fora do país vão cumprimentá-la." Eles não necessariamente gostam do meu trabalho, mas há um sentimento de orgulho. Não sei se todos compreendem a minha aproximação e o jogo que está atrás das pinturas e das instalações..", afirmou.

Sem comentários: