segunda-feira, 12 de junho de 2017

Acute Art

Marina Abramović e Jeff Koons estão frente a frente na nova galeria on-line VR. Juntam-se a Olafur Eliasson para investigar questões de mudança climática, natureza e afirmação num mundo virtual. Inauguraram Acute Art, uma nova plataforma de artes da realidade virtual. As três obras interactivas dos icónicos artistas contemporâneos foram exibidas na Brilliant Minds de Estocolmo esta semana. A galeria digital da VR espera explorar e encorajar a transição da arte física para a nova era da Internet. O projecto será lançado oficialmente no Outono de 2017 com planos para trazer artistas jovens e emergentes. "Notei que a VR tem um tremendo sentido de centro. Sabendo que estou dentro de um espaço e entender os parâmetros ao meu redor. Eu também percebi que a afirmação da existência sempre está faltando. Olha-se para os pés e não há nada lá, então há muito a dizer sobre como definir a nossa própria presença", disse Koons. Quanto a Marina Abramović apresenta Rising, aproveitando a realidade virtual para confrontar uma audiência com a crise do clima. É um forte apelo à acção. "Neste momento da minha carreira, perguntei-me como transferir energia de corpo para corpo através do uso da tecnologia moderna. Esta nova obra de arte da VR levanta questões sobre o impacto da tecnologia na empatia humana através da visão de um problema urgente para o nosso mundo. As mudanças climáticas ameaçam modos de vida existentes. O projecto oferecerá às pessoas a chance de simpatizar e responder às necessidades de outros afectados por esta crise", sublinhou a artista de performance sérvia.

Sem comentários: