quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Boicote Cultural

Lana Del Rey retirou-se do Festival Meteor de Israel depois da polémica sobre a sua participação no evento. E postou esta declaração: "É importante para mim actuar tanto na Palestina quanto em Israel e tratar todos os meus fãs igualmente. Infelizmente não foi possível alinhar as duas visitas com tão pouco tempo e, portanto, estou adiando minha aparição no Meteor Festival até uma época em que posso agendar visitas para meus fãs israelenses e palestinos, bem como para outros países da região".
Dias antes, Del Rey tinha defendido a sua decisão de fazer um concerto em Israel, mas depois  enfrentou uma reação dos activistas pró-Palestina, liderados pelo inerrarável Roger Waters dos Pink Floyd. Foi incitada a cancelar a sua apresentação no festival por grupos de pressão que já fizeram lobby contra concertos de artistas como Nick Cave e The Bad Seeds, Lord e Radiohead. "Há pessoas que eu admiro ... que nunca sonharia em dizer onde trabalhar ou o que fazer ou pensar.", comentou na altura Thom Yorke à revista Rolling Stone. Não acredito em boicotes culturais. A política de Israel é uma coisa e os projectos musicais de empresas independentes é outra. Irritam-me figuras como Roger Waters, num permanente exibicionismo, que não me parecem sérias nos seus propósitos destituídos de lógica. O festival que se realiza entre 6 e 8 de Setembro também já não conta com os agendados produtores americanos Volvox e DK Python que também cancelaram a sua participação.



Sem comentários: