sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

James Risen

 WikiLeaks retweetou

WikiLeaks

Conta verificada



@wikileaks
 3 de jan
Mais
Um ano atrás: o ex-repórter de segurança nacional do New York Times, James Risen, revela como o jornal repetidamente  suprimiu as histórias a pedido das administrações de Obama e Bush.

"Eu estava sentado no restaurante quase vazio do Westin Hotel em Alexandria, Virgínia, me preparando para um confronto com o governo federal que eu vinha tentando evitar por mais de sete anos. O governo Obama exigia que eu revelasse as fontes confidenciais em que eu havia confiado para um capítulo sobre uma operação da CIA em meu livro de 2006, "State of War". Eu também tinha escrito sobre a operação da CIA para o New York Times, mas os editores do jornal suprimiram a história a pedido do governo. Não foi a única vez que eles fizeram isso.

" Meu caso foi parte de uma repressão mais ampla aos repórteres e denunciantes que tinham começado durante a presidência de George W. Bush e continuado de forma muito mais agressiva sob o governo Obama, que já havia processado mais casos de vazamento do que todas as administrações anteriores juntas. As autoridades de Obama pareciam determinadas a usar investigações criminais de vazamento para limitar as reportagens sobre segurança nacional. Mas a repressão aos vazamentos só se aplicava a dissidentes de baixo nível; Altos funcionários envolvidos em investigações de vazamento, como o ex-diretor da CIA, David Petraeus, ainda eram tratados com luvas de pelo artigo".


"Um alto funcionário da CIA uma vez me disse que a sua regra geral para se uma operação secreta deveria ser aprovada era: "Como isso vai parecer na primeira página do New York Times?" (Ler o artigo completo na Intercept)
.

Sem comentários: