quarta-feira, 1 de abril de 2020

Mais populares

"A Pandemia aumentou a popularidade de Trump e de Johnson. O presidente dos Estados Unidos e o primeiro-ministro britânico entre os 10 líderes cujo índice de aprovação aumentaram" (Jim Pikard-Financial Times).
O presidente dos EUA inicialmente duvidou da gravidade da doença, comparando-a com a gripe sazonal e se recusando a divulgar directrizes de distanciamento social até duas semanas atrás. Nancy Pelosi, a presidente democrata da Câmara dos Deputados, disse que o atraso na actuação de Trump custou vidas. Mohamed Younis, editor-chefe do instituto de pesquisas Gallup, disse: "O aspecto preocupante para os democratas aqui é que o índice de aprovação do presidente subiu entre eleitores independentes e democratas, não apenas republicanos".
Angela Merkel  também teve um renascimento em popularidade como chanceler da Alemanha, juntamente com o presidente francês Emmanuel Macron e Scott Morrison, primeiro ministro da Austrália. Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e do presidente Andrés Manuel López Obrador, do México também estão bem colocados.
A questão para muitos políticos e activistas da oposição é a rapidez com que esse salto no apoio aos governos durante a crise do coronavírus pode durar.

Sem comentários: