quinta-feira, 7 de maio de 2020

A estupidez dos nerds

Entrevista com o antropólogo suíço e especialista em saúde pública Jean-Dominique Michel sobre a epidemia de coronavírus e as consequências do confinamento. É um dos principais especialistas mundiais em saúde pública há 30 anos. Ele trabalhou noite e dia nas últimas semanas para entender o que está acontecendo.  Ouvir absolutamente antes de fazer sua própria ideia da crise que estamos enfrentando. Estamos longe do discurso crítico paranóico do falso suíço Marc-Edouard Nabe..
"Pelo que sabemos hoje, as características da epidemia de Covid em termos de contagiosidade, perigosidade e letalidade são exactamente as mesmas, em termos de magnitude, que as epidemias de gripe que temos ano após ano, nem mais nem menos ... ”
"Desde o início, tivemos esse tratamento de media bastante alucinado, que o torna uma espécie de catástrofe apocalíptica ... Você faria a mesma coisa com a gripe ano após ano, ou com câncer ou doenças cardiovasculares, geraria o mesmo estado de terror" na população ... "
"A contenção é o pior cenário para desencadear uma epidemia"
Toda a epidemiologia infecciosa nos ensina que o que fizemos é o oposto do que tivemos que fazer; não devemos confinar especialmente toda a população como fizemos." [...] O que estou dizendo é que a maioria das mortes do Covid são mortes políticas, são consequências de uma política de saúde imbecil e letal ... ”
Uma resposta inteligente é: multiplicar a capacidade de triagem, rastrear o maior número possível de pessoas, colocar em quarentena aqueles que são contagiosos e usar o tratamento à base de hidroxicloroquina  "
 O discurso oficial divulgado pela media é uma espécie de propaganda  "
“Estamos realmente andando de cabeça para baixo, estamos em áreas de desonestidade intelectual e no meu próprio senso de perversidade. "
 "Vejo nele um declínio ético, mas também intelectual e filosófico, de nossas civilizações. Desse ponto de vista, eu diria que o Covid é um revelador de nossas inconsistências; inconsistências fatais "“Depois que geramos um estado de pânico […], é muito difícil mudar uma cognição errónea”
"Vimos uma embreagem ser activada, indo para a esterilização do pensamento e uma negação da realidade."
"A exposição maciça da população aos factores de risco reais de junk food, poluição, stress e um estilo de vida sedentário [...] terminou no Covid".
"Deixamos a responsabilidade de governar uma corte de matemáticos-modeladores - nerds - que passam a vida na frente de computadores construindo mundos que não existem."
“Intervenções no vínculo social são mais efectivas que as respostas à saúde. E lá isolamos centenas de milhares de pessoas de maneira sustentável ”

"Deixamos a responsabilidade de governar uma corte de matemáticos-modeladores - nerds - que passam a vida na frente de computadores construindo mundos que não existem"

“Intervenções no vínculo social são mais efetivas que as respostas à saúde. E lá isolamos centena

Sem comentários: