sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Tendências


De acordo com um novo relatório, 67% dos jovens britânicos querem viver sob um sistema económico socialista. Num mundo onde se poderia acabar com a fome mundial. "Sabemos que a actual situação econômica não está funcionando. Com o 1% ficando mais rico, a desigualdade aumentando e os trabalhadores arcando com o peso dos custos elevados (um bom retrocesso à crise financeira e aos anos subsequentes de austeridade), a pandemia apresentou um caso claro, urgente e poderoso em favor do socialismo. "Quer se trate de AOC transformando até o Met Gala em sua polarização “taxe os ricos” vestido , memes Instagram, ou argumentos apaixonadas por novos modelos econômicos sobre TikTok , há um crescente interesse em todas as coisas anti-capitalistas entre a geração do milênio e Gen Z" .

De acordo com um relatório do Instituto de Estudos dos  Assuntos Econômicos intitulado 'Virar à esquerda?', Os jovens do Reino Unido estão desencantados com o modelo capitalista. Quase 80% culpou o capitalismo pela crise imobiliária, enquanto 75% acreditavam que a emergência climática é “especificamente um problema capitalista” e 72% apoiavam a nacionalização generalizada. 67 por cento queriam viver sob um sistema económico socialista.

Nos Estados Unidos, igual: um estudo da Universidade de Harvard de 2016 descobriu que mais de 50 por cento dos jovens rejeitaram o capitalismo, enquanto uma pesquisa do Gallup de 2018 revelou que 45 por cento dos jovens americanos viam o capitalismo de maneira desfavorável, em comparação com 68 por cento em 2010. "Não haverá nem mesmo um planeta: temos Jeff Bezos lançando-se no espaço enquanto Las Vegas fica sem água e metade do mundo em chamas”, disse um jovem de 20 anos falando a Owen Jones no The Guardian . “Se esses bilionários parassem de ganhar dinheiro, eles poderiam resolver todos esses problemas e ainda ter biliões no banco.”


Sem comentários: