quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Contra Mahamoud Abbas


Palestinos participam de um protesto em apoio ao povo de Gaza em Nablus, na Cisjordânia ocupada, em 18 de outubro de 2023. Uma jovem palestina foi baleada e morta pelas forças de segurança da Autoridade Palestina (AP) na terça-feira durante protestos na cidade de Jenin, no norte da Cisjordânia, em resposta à explosão mortal num hospital na Faixa de Gaza sitiada. As forças de segurança da AP reprimiram os manifestantes com munições reais, gás lacrimogéneo e granadas de efeito moral, deixando pelo menos uma dúzia de pessoas feridas, causando ainda mais indignação na noite de terça-feira.

Em Ramallah, onde está sediada a Autoridade Palestina, os manifestantes atiraram pedras, cadeiras e outros objetos contra veículos blindados da Autoridade Palestina. O canto mais comum nos protestos tem sido: “Coloque a espada antes da espada, somos os homens de Mohammed Deif”, em referência ao comandante da ala militar do Hamas, as Brigadas Qassam, mas os protestos de terça-feira também incluíram um apelo para o Presidente Mahmoud Abbas da Autoridade Palestiana renunciar.

Os crescentes confrontos e tensões com a AP, que muitos no terreno descrevem como subcontratantes da ocupação israelita, estão a lançar uma sombra de medo e incerteza sobre a estabilidade na Cisjordânia ocupada.

Sem comentários: