adios amigos
Há 10 anos
Tchim, tchim ao efémero. Ver, cheirar e sentir
O fotógrafo britânico Tim Hetherington foi morto na Líbia, num ataque de morteiro das tropas do ditador Kadafi aos rebeldes de Misrata. Tinha 41 anos e estava nomeado para o Óscar com o documentário Restrepo sobre um pelotão de soldados americano no Afeganistão. Mais quatro fotógrafos ficaram feridos, alguns deles em estado grave.

Art Farm é um dos últimos projectos do polémico artista Wim Delvoye. Nascido na Bélgica em 1965 viveu em Nova Iorque durante a década de 90. As galerias mostram-se relutantes em expor as suas obras que são demasiado radicais, portanto difíceis de engolir pelo mercado. Actualmente comprou uma quinta na China onde se dedica a fazer tatuagens a porcos com o logotipo da marca francesa Vouitton, ultrapassando assim as fronteiras da legalidade. Conceptual, há quem o compare ao italiano Piero Manzoni.
Ron Arad
Activista política e feminista, Ayaan Hirsi Ali cursou Ciências Políticas na Holanda onde chegou a ser deputada mas foi obrigada a renunciar ao cargo devido às ameaças de morte dos fundamentalistas islâmicos. Sentiu na pele as desumanas regras impostas às mulheres pela religião. Fugiu com 22 anos da Somália onde nasceu, depois de sofrer a experiência traumática da ablação do clitóris. Actualmente vive nos Estados Unidos, rodeada de seguranças. Sobre a burka que considera um controlo da sexualidade, "não basta eliminá-la das ruas europeias". Não resolve nada, trata-se de um gesto simbólico. "Os países ocidentais têm de ser menos ambíguos na aplicação das suas políticas. O multiculturalismo, tal como se entende hoje, é um fracasso", garantiu numa entrevista. Publicou o livro Nomad que é a sua biografia.

Em dez anos é a primeira vez que falho o Tribeca Film Festival. Desloco-me sempre a Nova Iorque nesta altura, mas agora a crise económica não me permite tais extravagâncias. Inaugura dia 20 com o documentário The Union de Cameron Crow sobre a gravação do último album de Elton John em que colabora Leon Russsel. Dos 107 realizadores participantes, 27 são mulheres. Retratos de rebeldes e outsiders dominam os filmes em competição neste festival. Destaco Bombay Beach da israelita Alma Har`el onde há uma sequência de dança com música de Beirut (Zack Condon) e Bob Dylan. E ainda Black Butterflies, fita dirigida por Paula Van der Oest que narra a vida da poetisa Ingrid Jonker, conhecida como a Sylvia Plath da África do Sul.