sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Zizek contra PC

 "...Seja qual for o pensamento das minhas teorias, uma delas é a rejeição crítica do desconstrucionismo pós-moderno e da destruição da ciência moderna como outra "prática discursiva", cujo "efeito da verdade" deve ser historicamente relativizado. Há um ano ou mais, quando questionei a correção política e alguns aspectos do movimento LGBT + (e algumas outras coisas problemáticas para a "esquerda radical" de hoje, como a posição predominante em relação aos refugiados), não só fui submetido a uma longa série de ataques extremamente brutais, mas também  gradualmente excluído da media pública. Agora, o meu único acesso à media em inglês é de três sites digitais: The Independent, Russia Today e um canal do Los Angeles Review of Books. Os dias em que consegui publicar comentários no The Guardian e ocasionalmente, mesmo no New York Times, já foram embora, e até mesmo In These Times se recusa a me publicar. O aspecto cômico de tudo isso é que muitas vezes sou atacado no mesmo texto pelo meu alegado racismo eurocêntrico e do lado oposto pelo meu pretenso ódio da tradição ocidental ... Parte dessa comédia são muitas reações ao meu texto no The Independente: lendo-os, tem a impressão de que estou apenas atacando um lado e não indicando como ambos os lados estão recorrendo às mesmas estratégias de mentir sob o pretexto da verdade..." ( SLAVOJ ŽIŽEK)

Sem comentários: