sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Noam Chomsky

A pessoa que reivindica a legitimidade da autoridade sempre tem o ônus de justificá-la. E se eles não podem justificá-lo, é ilegítimo e deve ser desmantelado. Para dizer a verdade, eu realmente não entendo o anarquismo como sendo muito mais que isso ”. -Noam Chomsky.
Em 7 de dezembro de 2018, Noam Chomsky completa 90 anos. Numa pesquisa de 2013 do Reader's Digest  sobre “ As 100 pessoas mais confiáveis ​​da América ”(encabeçada por celebridades de Hollywood), Noam Chomsky, autodenominada anarquista, ficou em 20º lugar (atrás da número 19 de Michelle Obama, mas à frente do número 24 Jimmy Carter) . Dado que os anti-autoritários em toda a história dos EUA têm sido rotineiramente evitados, financeiramente punidos, psicopatologizados, criminalizados e assassinados, os sobreviventes e prósperos de Chomsky são notáveis.No início dos anos 1960, quando poucos americanos criticavam a guerra do governo dos EUA no Vietnã, Chomsky estava entre os primeiros a contestar e resistir. Ele arriscou o tempo de prisão e a perda de uma carreira acadêmica em lingüística na qual ele se tornou muito estimado por suas contribuições inovadoras. Por mais de meio século, Chomsky usou sua plataforma para desafiar todas as autoridades ilegítimas, incluindo o governo dos EUA e regimes opressivos em todo o mundo. Ele expressou um desprezo consistente pelo domínio da elite - por suas atrocidades, bem como por sua subversão da autonomia da classe trabalhadora.muito tempo”.
Em Oak Lane, quando ele tinha dez anos, Noam publicou um artigo no jornal da escola sobre a queda de Barcelona para as forças fascistas durante a Guerra Civil Espanhola - um evento influente para Chomsky na época e ao longo de sua vida. Mais tarde, ele leu Homage to Catalonia , o relato de George Orwell sobre a Guerra Civil Espanhola e a breve sociedade anarquista na Espanha. O entendimento inicial de Chomsky de que as pessoas podem se levantar contra sistemas opressivos e criar uma organização cooperativa entre elas se tornou parte da base de sua crença. no anarquismo como uma possibilidade real.Aos doze anos, Noam entrou na Central High School, na Filadélfia, uma escola muito conceituada, mas que odiava: “Era o lugar mais idiota e ridículo que eu já fui, era como cair em um buraco negro ou algo assim. Por um lado, era extremamente competitivo - porque essa é uma das melhores formas de controlar as pessoas. ”Ele permaneceu na escola, mas perdeu o interesse por ela.Os primeiros interesses de Chomsky eram na verdade políticos, não linguísticos. Ele recordou: “Desde a infância, eu estava profundamente envolvido intelectualmente em políticas radicais e dissidentes, mas intelectualmente”. Por fim, o envolvimento intelectual não era suficiente. Chomsky nos diz: "Eu sou realmente um ermitão por natureza, e preferiria estar sozinho trabalhando do que em público".Por dez anos, Chomsky se recusou a pagar uma parte de seus impostos, apoiou o recrutamento de resiste, foi preso várias vezes e Lista de inimigos oficiais de Richard Nixon.Com sua sabedoria e sorte, Chomsky mais do que sobreviveu para se tornar um dos anarquistas mais influentes da história dos EUA, um modelo inspirador para milhões de anti-autoritários, especialmente jovens. Ele modelou levar a sério o pensamento crítico e a verdade.

PS-Está certo. Mas nomelhor pano cai a nódoa. Chomsky apoiou os abomináveis assassinos KHMER VERMELHOS. Um verdadeiro anarquista nunca o faria. Algo aqui não bate certo.

Sem comentários: