sábado, 17 de agosto de 2019

O capitalismo verde


O filósofo Michel Onfray responde aos críticos na revista "Die Welt". Insurgiu-se contra o protagonismo bacoco de Greta Thunberg que foi transformada numa estrela da luta contra as alterações climáticas. "A estupidez das crianças é sempre culpa dos pais ou adultos em seu redor. Aos 16 anos, ninguém tem um pensamento adequado. Nessa idade, regurgitamos a comida com a qual os adultos nos alimentaram. Ninguém escapa desta lei. Portanto, desmaiar diante do ventriloquismo de uma jovem que faz discursos que os adultos lhe escrevem é um sinal de niilismo! Eu quero menos para essa garota do que para aqueles que a instrumentalizam. Os adultos adoram ouvi-lo dizer o que aprenderam, já que o capitalismo entendeu a oportunidade da ecologia como um argumento publicitário para obter lucros enormes. Quem não quer consumir e comprar carbono limpo, ecologicamente responsável, orgânico, rastreável e livre.

DW: Ela provavelmente será uma indicada ao Prémio Nobel da Paz. Seria uma boa candidata?

MO: Ela está no ensino médio, ainda não tem bacharelado, faz greve na escola e em breve será nomeada médica honorária de uma universidade belga ... Eu proponho que seja nomeada imediatamente como presidente da escola, para um governo mundial de acordo com os desejos de Jacques Attali e que, no processo, recebeu o Prémio Nobel de Medicina, antes da Medalha Fields, o primeiro prémio no Concurso Chopin e a Palma de Ouro em Cannes. Vamos ser sérios ...

W: Ela faz algum dano? Se sim, quais em seus olhos?

MO: Sim, prejudica a Razão encarnando essa má ideia do filósofo Hans Jonas segundo a qual seria necessário abandonar a razão, a reflexão, a argumentação, a demonstração, ou seja, o debate filosófico, para que prefira uma "heurística do medo",noutras palavras: que seria urgente ter medo de se converter. Ela mata Sócrates pela segunda vez e coloca de volta na sela os sofistas.

DW: Você cita o filósofo Hans Jonas, que teorizou "uma heurística do medo". Se o sentimento de medo não é legítimo ou produtivo, que sentimento deve ser a base de um pensamento para o futuro?

MO: O filósofo que eu sou acredita que a filosofia do Iluminismo é sempre melhor que o obscurantismo que usa medo, medo, fé, crença, ameaça, intimidação, corte para alcançar para os seus fins. O mundo governado pelo dinheiro em que vivemos destruiu a razão, a consciência, a reflexão, a meditação, a análise, a lógica para poder governar melhor os seres humanos por meio de sentimentos, emoções e afectos. Estamos lá. Greta Thunberg e a sua equipa adicionam um capítulo ao 1984 de Orwell.

Sem comentários: