sábado, 14 de setembro de 2019

Nathaniel Mary Quinn


A Gagosian Gallery de Los Angeles apresenta até 16 de Outubro uma exposição do artista Nathaniel Mary Quinn com o título de Hollow and Cut. São novas pinturas e trabalhos em papel. Os retratos compostos de Quinn centram-se na relação entre percepção e memória. Ele rejeita a noção de retrato documental; em vez de descrever a semelhança física, ilumina aspectos subconscientes da psique humana. Embora os retratos de Quinn possam parecer colagens, são realmente feitos à mão com tinta a óleo, carvão, guache, pastel e folha de ouro. Ele colecciona imagens de revistas de moda, jornais, publicidade e quadradinhos, reconceptualizando os trechos como imagens puramente estéticas antes de redesenhar e repintar metodicamente cada um. Num impulso semelhante ao cadavre exquis, cobre  partes da sua própria composição com papel à medida que avança, para que nenhuma secção existente influencie a aparência da próxima. Somente quando o trabalho está concluído, e remove o papel - revelando um retrato ou figura visualmente desarticulada.
O afro-americano Nathaniel Mary Quinn cresceu em Chicago numa comunidade pobre, violenta e cem por cento negra. Num mundo onde os gangues e a droga era a norma. No Frieze New Iorque 2018, mostrou uma nova pintura chamada Preciate It, Unk! sobre um rapaz jovem, talvez com 25 anos, do bairro. "Estávamos conversando na rua um dia. O primo morreu recentemente. Agora esse tipo é membro de uma gangue, ansioso por retaliar. Conversei com ele sobre a sua dor e o sentimento de abandono que sentiu por seus amigos. Depois de um tempo, ele começou a chorar. Toda essa conversa foi do lado de fora da minha casa. Tive a sensação de que esse rapaz estava lutando para se libertar dos seus antigos comportamentos. Lembrei-lhe que ele uma filha pequena na escola e um novo emprego, coisas boas. Eu estava tentando ajudar a impedir que algo violento acontecesse. No final de nossa conversa, ele disse: “Você gosta de um tio para mim. Tudo bem se eu te chamar de Unk? ”Eu disse com certeza e nos separamos com um abraço e um adeus de“ Aprecie, Unk! Fiquei surpreso com o quão aberto e vulnerável ele estava comigo, provavelmente porque se sentia seguro. Então, sim, meus retratos são realmente uma tentativa de gravar o que não é visto", adisse o artista numa entrevista com Anderson Cooper.
Este artist, criador de imagens fragmentadas e que está no foco dos coleccionadores, pintou The Making of Super Nigga [2015] após o tiroteio em Trayvon Martin e todos os outros homens negros desarmados mortos pela polícia. Pensei: “Uau, tudo isso está sendo levado pelo medo.” Os policiais estavam tentando se tornar superniggas para matar niggas, e foi por isso que eu pintei o Superman S no peito da figura. Você está se tornando a personificação daquilo que teme. Para matar os "homens perigosos", você precisa se tornar uma máquina de matar.

Sem comentários: