terça-feira, 4 de outubro de 2022

Balenciaga

Summer 2023 no Paris. Fashion Week.  Apocalíptico. Na coleção e no espetáculo soberbo do desfile sente-se um vibe de guerra. Santiago Sierra , um artista espanhol que regularmente provoca polêmica com as suas peças provocantes, desenhou a passarela enlameada para o desfile da Balenciaga no último fim de semana. Esse programa ganhou aplausos de críticos de arte como Vanessa Friedman, do New York Times , que relatou na sua crítica que Sierra tinha utilizado 275 metros cúbicos de lama que ele havia transportado de um pântano de turfa francês.

Demna Gvasalia o designer que dirige a Balenciaga, disse que o cenário deveria ser sobre “cavar a verdade e estar no fundo da terra”. O rapper e designer de moda, Kanye West abriu o desfile de primavera de 2023 da casa de luxo espanhola. Desceu a pista cheia de lama no Parc des Expositions, vestindo uma jaqueta de estilo militar adornada com um patch de "segurança" e calças de couro pretas combinando, com o capuz da jaqueta.

Demna pretende através da moda evocar a desigualdade crescente, o retorno do fascismo, a ameaça real de uma guerra nuclear. 

Sem comentários: