domingo, 31 de janeiro de 2010

Just Kids


Patti Smith lançou um livro de memórias que remontam à época em que vivia com Robert Mapplethorne num total desconforto. Just Kids, jovens andróginos sobreviviam com empregos deprimentes e mal pagos. Comiam mal. Não tinham televisão, nem rádio e nem sequer telefone. Não eram rebeldes, eram criativos. Na icónica fotografia da capa do álbum Horses (1975), Mapplethorne revelou-se.

Arquitecto sambista

Com 102 anos, Oscar Niemeyer continua a dar largas ao seu espírito criativo. O arquitecto brasileiro compôs um samba. Chama-se Caminhando e vai ser apresentado pela Banda de Ipanema neste Carnaval de 2010.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Lou Reed

Estou com o som minimalista de Magic and loss. Repleta de palavras a música de Lou Reed é o eco da sua vida abismal. Aqui fala dos fantasmas e das sombras que se projectam sobre os vivos. Os seus lendários excessos foram uma fonte inesgotável para os media nos anos setenta. Agarrado ao "cavalo" e às anfetaminas "atravessou o fogo" e conseguiu sair vivo.

New York, New York

Jantar nas alturas, olhando atravês do vidro a paisagem da cidade mais fascinante do mundo.

Director do MoCa

O galerista nova-iorquino Jefferey Deitch é o novo director do Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles que foi criado em 1979. Esta nomeação provocou algum espanto no mundo das artes plásticas. Mas até se percebe a lógica, atendendo a que o museu estava nas "lonas" em risco de fechar. E o senhor Deitch percebe de finanças, além de ter um MBA em economia, começou a sua carreira como vice-presidente do City Bank.

Opaq

Almocei no Opaq, um novo restaurante que abriu na rua Boqueirão do Duro, e arrependi-me amargamente. Segundo a revista Time Out tratava-se de um espaço sofisticado e trendy, frequentado por gente da moda, já que um dos sócios é o dono da Agência Elite Model. Pois achei a decoração, em tons de branco e roxo, sem a mínima graça. Quanto ao menu, limitado a dois pratos do dia e ao trivial bife, não era nada aliciante. Comi salmão grelhado com duas batatas e pronto. "Ao jantar temos uma oferta mais elaborada", garantiu o chefe. Não fiquei convencida.

Quinoa boa




É, por assim dizer, uma padaria que fabrica dez qualidades de pão biológico sem fermentos ou outros aditivos. Mas é muito mais do que isso. É também loja gourmet e salão de chá. Neste cuidado espaço (ou uma das donas não fosse arquitecta) servem-se deliciosas sanduiches de salmão e hamburgers especiais dentro do saudável. Quanto mim, que sou gulosa, não resisto à tarte com cobertura de merengue limonado. A Quinoa fica na Rua do Alecrim, 54. Tem uma porta vermelha sangue de boi.

Em Lisboa

Não existe mesmo? É melhor confirmar.

Alucinante

Chrissie Morris, a criadora deste par de sapatos em pele de cobra, foi buscar inspiração às catedrais góticas. Será que que vale a pena pagar 1390 dólares?

Live jacket

Esta peça está em Nova Iorque no New Museum of Arts and Design, integrado na exposição In Second Lives: Remixing the Ordinary.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jimmie Durham

Integrado no Projecto de Arte Contemporânea de Múrcia, o artista americano Jimmie Durham apresenta o seu banquete metonímico. Cuauhtémoc Medina, curator associado da Tate Modern de Londres que está agora na crista da onda, comissaria a exposição.

Moda Brasil

Deixemos que a fé dos artistas de vanguarda questione o mundo e que a ciência dos criadores de moda o conserve. Nem mais, nem menos. A mesa atrapalha, não estará ali a mais?

Commes des Garçons

Odeio a moda saída das cadeias de produção que lança peças supostamente novas mas sempre idênticas. Isto é diferente.

Conan, too much

Acabou o programa Tonight Show do humorista ConanBrien. Não era de partir o coco, aquele seu jeito histriónico por vezes até irritava mas tinha uma melena ruiva fantástica. Conseguiu uma indemnização de 40 milhões, nada mau.

Artistas Unidos


Depois da apresentação na RTP2 de Tudo o que sou capaz, um documentário sobre o artista Angelo de Sousa, segue-se no dia 30 a obra A Mão Esquiva centrada em António Sena. Como sempre nesta produção dos Artistas Unidos, é Jorge da Silva Melo quem se encarrega da realização. Há ainda a destacar o lançamento, no Centro de Arte Manuel Brito, do DVD Por Terras Devastadas que tem Bartolomeu Cid dos Santos como figura central.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vanguardas

O optimismo tecnológico criou uma certa ilusão de futuro, mas actualmente vivemos com a certeza da perda do sentido da continuidade histórica. Na arte o conceito de vanguarda converteu-se numa simples questão de estilo.

Revoltosos

Estes jovens não seguem a cartilha dos ayatolas, insurgem-se contra a ditadura fundamentalista dos paranóicos que governam o Irão.

Dubai


Inaugurou a maior torre do mundo que alberga um hotel, escritórios e apartamentos de luxo. Tudo em grande. Com 160 andares e 56 elevadores supersónicos, o edifício foi construído pelo arquitecto Adrian Smith do estúdio americano Skidmore, Owing & Merril. Mas há uma coisa que acho interessante no meio destas extravagâncias dos países do Golfo. É que o chefe executivo do Brand Dubai é Mona Al Marri, uma mulher.