terça-feira, 30 de março de 2010

Morais Sarmento

Foi muito divertido ver Morais Sarmento na comissão de ética dar um monumental baile aos representantes do PS. Manuel Seabra, com aquele ar arrogante do parolo nortenho, depois de uma arengada a glorificar o chefe e o partido dito socialista, com base nas declarações do "insuspeitadíssimo" Henrique Granadeiro acusou o ex-ministro de ter pretendido demitir Leite Pereira, Pedro Tadeu e Joaquim Vieira. Depois de aludir à deselegância do deputado de Matosinhos que nem sequer teve o cuidado de introduzir na frase um "alegadamente", Morais Sarmento desmontou-lhe ponto por ponto o "mau trabalho de casa". O"insuspeitadíssimo" Granadeiro que confunde as datas de há quatro meses relativas ao negócio da PT e se recorda perfeitamente do que não aconteceu há seis anos, nem sequer se lembrou que tinha cessado funções na Lusomundo em 2004 e Leite Pereira só foi nomeado director do JN em 2005. Enfim, uma série de "contradições insanáveis" que o convidado a pedido dos socialistas assinalou. Resumindo, saiu-lhes o tiro pela culatra. Ficaram com caras de "cus". A actrizeca Inês para disfarçar desatou a folhear um album em plena Assembleia.
Confesso que sempre simpatizei com o estilo de Morais Sarmento. Para já tem um passado fora do comum entre os políticos. O boxe, o consumo confesso de drogas duras, a frontalidade. Depois aquele ar entre o sarcástico e o tough guy dos filmes negros americanos. Tem pinta.

Jogos de azar

Turistas

Sugiro acabar com o turismo antes que o turismo acabe com o planeta. A culpa tem Thomas Cook que inventou o turismo de rebanho. Dantes o mundo era muito mais tranquilo. Os únicos que saiam de casa eram os marinheiros, os exploradores e os escravos. Então nas épocas festivas, como a Páscoa, é um inferno. Manadas de espanhóis invadem Lisboa e as ruas de Nova Iorque (a minha cidade de eleição) estão abarrotadas de europeus carregados de compras inúteis. Tal como andam as coisas já pensei ir, não movida por nenhuma causa, até Beirute. Claro que pode haver tiros, bombas e sequestros. Mas nos bares reina o sossego. Os únicos clientes são traficantes de armas, terroristas profissionais e repórteres internacionais. Gente que viaja por obrigação, sem causar o mínimo incómodo. Pelo menos não há japoneses a fotografar, alemães a acabar com o stock de bebidas e ingleses em fúria contra a mobília.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vagamente


Via (Pedro Quartin Graça, Corta-Fitas)

Cachaça não é água...

Um amigo brasileiro ofereceu-me uma garrafa de cachaça Gabriela que é fabricada numa fazenda de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Agricultura orgânica e método artesanal, segundo o certificado de garantia. Puxa...é fogo. Com um teor alcólico de 38 graus, queima a garganta.

domingo, 28 de março de 2010

Daniel McDonald

Welcome to this nightmare. Daniel McDonald, um artista de 38 anos, que cria cenários satíricos com um sentido crítico acutilante, participa na Bienal do Whitney Museum.

Skin Fruit (Flute)

Mother/Child by Kiki Smith
Liza Lou`s Super Sister
Esta exposição que ocupa parte do NuMu (New Museum) em Nova Iorque e foi comissariada por Jeff Koons tem sido alvo de demolidoras críticas. A começar pelo título, um jogo com skin flute que em calão significa pénis. Jerry Saltz considerou-a "uma amálgama de grandes nomes, grandes egos e grandes cotações num espaço de pequena dimensão". De resto, o crítico sempre embirrou com o museu que diz ser campeão do abaixo de cão em matéria de arte e uma espécie de cool hunter de artistas experimentais. Quanto a Skin Fruit integra 80 peças da colecção do magnata grego Dakis Joannou.

Oh-So!

Um anúncio vintage de 1937. Uma Alka-Seltzer, talvez? Para aguentar uma certa fauna que anda por aí a poluir as cabeças. Irritam-me os "universos" mentais prioritariamente tácticos. O meu estômago tem limites e de vez em quando ressente-se.

300 NY

Aqui, no 300 East da 57 Street, morou J.D Salinger antes de se encafuar nos bosques de New Hampshire. Neste edifício viveram outras personalidades como Liza Minnelli, Peter Allen e Rocky Marciano.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Good Girl

Bowery Boys é o título da exposição que põe fim à Deitch Projects, uma das galerias do Soho que sempre apostou nos artistas emergentes e com um discurso transgressor. Jeffery Deitch troca Nova Iorque por Los Angeles onde vai dirigir o Museu de Arte Contemporânea. É pena. Quanto ao trabalho de Rosson Crow (Dalas, 1982) é descrito como "masculino" porque ela explora o mundo marginal dos rapazes com bad reputation. Dos livros que consultou para desenvolver este projecto, destaca Low Life de Luc Sante. Das salas de ópio e barbearias frequentadas por perigosos rufias nos finais de 1880 até aos tempos actuais, tudo isto surge evocado nas suas pinturas de grande formato. No entanto Rosson Crow, apesar de usar roupa extravagante da Patricia Field, é uma cinderela pacata que vai para casa à meia noite.

Jack Pierson

Aprecio o cinismo sincero de Jack Pierson.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Azul total

Tem uns olhos azuis hipnóticos e o seu nome é Azul Caletti. Esta modelo nascida em Buenos Aires em 1994 possui o encanto suave do azul claro.

Pere Ubu

"Não gosto dos músicos que abordam questões políticas", afirmou David Thomas que mantem vivo este projecto musical. É gordo, surrealista, poeta, bizarro e culto.

Ripped

O livro, que inclui fotos de 200 t-shirts vintage, propõe-se ser uma homenagem ao punk e à new wave. É editado por Cesar Padilla, ex-dono da boutique Cherry e colaborador das revistas Butt e Index. A introdução foi escrita por Lydia Lunch, tendo ainda textos de Thurston Moore, Betsey Jonhson e de outras personalidades da cultura pop nova-iorquina.

Dilemas

A vida é uma mistura do sublime e do ridículo, o que até tem graça. Um pouco de fantasia não faria nada mal aos políticos da nossa praça.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sócrates no Libé

"L`inimitié d’une bonne partie des médias, une crise politique qui tourne au blocage institutionnel, une situation sociale explosive, un fiasco économique obligeant à des mesures drastiques à court terme… Comme si cela n’était pas suffisant, le bouillant José Sócrates (mollement réélu aux législatives de septembre 2009) doit désormais affronter une fronde du Parlement qui pourrait le forcer à la démission ou amener sa famille socialiste à lui trouver un successeur à la tête du gouvernement. Aujourd’hui commencent à Lisbonne les travaux d’une commission d’enquête parlementaire qui, pour la première fois depuis la fin de la dictature de Salazar, implique directement un Premier ministre. Et va le contraindre à comparaître physiquement, au mieux par écrit. «Le Portugal est un bateau ivre dans lequel le capitaine est le plus suspect de tout l’équipage», a asséné un chroniqueur de la chaîne privée SIC". Do jornal Libération.

Pere Ubu


No domingo os fãs desta banda cult, cujo nome é uma homenagem ao surrealista Alfred Jarry podem assistir ao espectáculo Long Life Pére Ubu que vai ser montado no (Le) Rouge Poisson, na Bleecker Street. A última vez que tinham actuado em Nova Iorque foi em 2007. Tive o privilégio de lá estar nessa performance memorável na mítica Knitting Factory.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Otto Dix

Reclining woman on leopard skin, 1927.

Ryan Mcgingey

Ryan, bonito e genial, na sua exposição que foi um sucesso
É uma verdadeira star. Ryan Mcginley inaugurou na Team Gallery, em Nova Iorque, uma exposição de fotografias a preto e branco com o título de Everybody knows this is Nowhere que provem de uma canção de Neil Young. Foi um notável acontecimento social. Centenas de pessoas encheram a Grand Street, no Soho, impedindo a circulação do trânsito. Estavam lá os hipsters, os grifters, os loners, os soners, os graffiters...Depois o artista foi jantar ao restaurante Indochina com um grupo de amigos da sua geração onde se inclui Spike Jonze. Os chamados New York Kids que já atingiram os trinta. Muitos daqueles que surgem retratados no livro The Kids Are Alright, o resumo duma atitute hedonista e descomplexada. O oposto de Larry Clack e Nan Goldin.

Rie Rasmussen

Esta dinamarquesa de 32 anos conjuga a beleza e o talento. Actriz, modelo, escritora e fotógrafa realizou Human Zoo, um filme que retrata a vida dura de uma imigrante meio-sérvia e meio-albanesa a viver clandestinamente em Marselha. Recebeu uma nomeação para a Palma de Ouro no último Festival de Cannes. Rie Rasmussen constatou que o mundo do cinema na área da realização é uma capoeira de galos, tornando-se portanto difícil para uma mulher afirmar-se. Protagonizou Angel-A, sob a direcção de Luc Bresson, e teve uma participaçãono triller Femme Fatale de Brian de Palma. N seu livro de fotografias Grafisk Historier sublinha: Y am not n artist, this is my life.

Kings of Leon


Gosto imenso da voz aguda e rasgada de Caleb Followill.

domingo, 21 de março de 2010

Orwell

O pensamento político de George Orwell, numa edição da Antígona, vai estar nas livrarias a partir de 26 de Março. Vem muito a propósito nesta época da arbitrariedade e da impunidade.

Bruce Nauman

Notations: Days and Giorni é o título da exposição que vai estar até 4 de Abril no Museu de Filadélfia. Bruce Nauman diz-nos nesta peça que the true artist helps by revealing mystic truths.

Patti Smith

As dicas de Patti Smith. Aconselha vivamente a ler 2666, o livro de Roberto Bolaño e a ouvir Good Morning Spider, o album da banda de rock alternativo Sparklehorse. Também não dispensa um café na esplanada do restaurante Da Silvano, um clássico italiano da West Village.

Antony Gormley

Apresenta em Nova Iorque o seu primeiro projecto de arte pública. Event Horizont inclui 31 esculturas do mesmo homem nu que é a imagem do próprio artista inglês. Vai ficar especado nas ruas da cidade até 31 de Agosto. Just kidding.

Tristonha

Já chegou a Primavera, mas ainda pouco convicta do seu papel de reanimadora de humores. Parece que os fantasmas da recessão também se fazem sentir na meteorologia.

sábado, 20 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

So Hot

A super-modelo Heidi Klum revela na revista Allure de Março o segredo de manter um corpo jovem e sensual. "Y have a glass of milk with dinner every nights", afirma. Ora bem...minhas senhoras, sigam o conselho.

Cai-caiu

A estrela da série televisiva Grey`s Anatomy foi distinguida com o Female Star of the Year. Quando recebia o prémio em Las Vegas, rompeu-se a alça do vestido vermelho que não era cai-cai. Mas caiu. Katherine Heigl (31 nos) não se atrapalhou com o percalço da provável má costura.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Olá, gatinho

Está nas suas sete quintas a fingir que dorme com um olho aberto. Atento a qualquer movimento estranho.

Exibicionismo

A modelo belga Hannelore Knuts (1977) inaugura uma exposição de fotografias com o título de UltramegaLore. Vai acontecer no Fashion Museum of Hasselt, no dia 27 de Março.

Lady Gaga

Ei-la vestida pela dupla Viktor & Rolf no seu vídeo Telephone que é um sucesso ao nível da imagem.

Angst

Acabou de ser lançada a Angst, uma revista que aborda a moda e a arte numa pespectiva da contracultura.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Isabeli Fontana

A top model brasileira na capa da Harper´s Bazaar russa. É uma mulher lindíssima que passou despercebida na última ModaLisboa-Estoril.

Lady Gaga

Foto by Heli Slimane

Rei das Meias

Esta "instalação" tão tesourinho deprimente inibe-me a entrada na loja do Largo Bordalo Pinheiro.

Caldas da Rainha

Cupcakes

São amigas desde pequenas e dedicam-se ao negócio dos cupcakes que, a Carry da série Sex in the City, elevou à categoria de moda. É uma aventura doce onde se entregam nas horas vagas das suas profissões na área da arquitectura e do marketing. Inês Moura e Joana Duarte fazem -nos com coberturas de leite condensado, framboesa, limão e chocolate. Sou apreciadora de cupcakes, mas prefiro os originais. Da Magnolia Bakery, West Village.

Iván Zulueta

Iván Zulueta (1944-2009) está a ser homenageado na Academia de Cinema de Madrid. Já foi inaugurada uma exposição dos seus cartazes mais emblemáticos, alguns deles criados para as primeiras películas de Almodóvar. A partir do dia 23 de Março segue-se a projecção da obra fílmica deste cineasta "maldito" que morreu repentinamente aos 66 anos. Culto, sensível e vanguardista viveu os tempos desbragados da "movida". Durante décadas lutou, sem sucesso, contra as garras da heroína. Em Nova Iorque onde frequentou a Arts Student League descobriu a pop art e o novo cinema de Jonas Mekas e John Cassavetes. Em 1979 realizou Arrebato que é considerado um filme de culto. Gostava dos dramas fortes com "carne e sangue". Rendido ao lado "absurdo" do cinema de David Linch, também admirava a simplicidade narrativa de John Ford.

terça-feira, 16 de março de 2010

James M. Cain

Era um dos escritores mais rápidos da língua inglesa, no sentido de criar diálogos fluídos. "Vi uma rapariga com um vestido rosa e vi ela despi-lo. Tenho cinquenta e quatro anos, peso 99 quilos e pareço o chefe da contabilidade de uma companhia de transportes de longa distância. Estou registado como democrata e bebo", sublinhou no prefácio do livro The Butterfly que foi adaptado ao cinema tal como Double Indemnity. Era um mestre do romance noir. Lembrei-me desta escrita escorreita depois de ouvir os discursos vazios e mal alinhavados de Eduardo Lourenço e José Gil. Filósofos? Não brinquem comigo.