terça-feira, 30 de novembro de 2010

Destroy what bores you...

Estou irritadíssima. O Mourinho levou cinco a zero do Barcelona, terra onde já não ponho os pés desde que vieram à tona os nacionalismos catalães. Somos governados por delinquentes irresponsáveis e ainda há quem tenha em linha de conta as tiradas de Daniel Oliveira e do Hugo Chávez.

Sem ponta de glamour

"..Um guia turístico interpretado por Javier Bardem, o espanhol mais espanhol que conheço. Difícil encontrar ator no mercado com feições tão aparentadas a um touro. Dá quase vontade de pegar na capa, na espada --e trespassá-lo".
Só o João Pereira Coutinho é que, neste momento tão sensível da minha vida assombrada por ataques de raiva, me fazia rir. Conta na sua crónica quinzenal da Pensata da Folha de São Paulo como viu o filme Comer, Rezar e Amar interpretado por Julia Roberts e Javier Bardem, agora transformado em estrela de Hollywood.

Calendário Pirelli

É hoje lançado em Moscovo o calendário Pirelli 2011 que já vai na sua 38ª edição. Karl Lagarfeld foi o fotógrafo convidado. A preto e branco destacam-se as belezas das top-models Isabeli Fontana, Daria Werbowy e Lara Stone.

Interview

Rihana é capa da revista de Dezembro. Mikael Janson fotografa e Kanye West ocupa-se da entrevista.

Martin Margiela

Ankle Boots and Pants by Martin Margiela, um homem misterioso e excêntrico que ninguém conhece. Nada de fotografias e só dá entrevistas via e-mail. É uma espécie de Bansky da moda.

Lanvin

A Lanvin apresentou num desfile em Nova Iorque cinco modelos originais assinados por Alber Elbaz, o seu director criativo, para a H&M. Não aprecio o estilo.

Hillary desconfia

De acordo com revelações do gossip boy da suspeita organização Wikileaks a radiosa Hillary Clinton estava "preocupada" com a saúde mental da acabrunhada presidente da Argentina. Cristina Kirchner é uma mulher pirosa que carrega no botox e na maquilhagem. Um horror.

Tom Ford

Voltou a criar roupa feminina e partilha a capa da Vogue francesa de Dezembro com a belíssima modelo Dafne Groeneveld. Merry Christmas Mister Ford.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nos cornos do touro

A Espanha parece estar em maus lençóis. Paul Krugan num artigo publicado no New York Times escreve: Why is spain in so much trouble? In a word, it`s the euro. Responsáveis políticos da França e da Alemanha garantem que a moeda única não está em causa, mas os investidores têm sérias dúvidas. E nós? Nervos em franja, à beira do precipício.

Laranja

O arquipélago da Madeira está sob alerta laranja. Caprichos do tempo que não dá descanso a Alberto João Jardim.

Na dúvida

"Se alguém diz que é arte, é porque é", segundo a clássica definição do minimalista Donald Judd. Será? Pelo sim, pelo não...duvido. Mas gosto da provocação do artista americano.

Só isso?

Desconfio que há algo de errado com este tipo. A sanha doentia da organização wikileaks que se dedica a divulgar documentos supostamente secretos, mais do que pura coscuvilhice, cheira-me a esturro. Silvio Berlusconi já reagiu. Garante que não participa em wild parties, limita-se simplesmente a promover elegantes e apropriados jantares nas suas mansões. Quanto a Vladimir Putin se calhar não ficou nada melindrado com o epíteto de "macho alfa". O todo poderoso da Rússia tem o culto do físico. É obcecado com a musculatura e de vez em quando, segundo consta, faz uns liftings. Zapatero, "o esquerdista macilento", também aparece citado nas humorísticas apreciações dos diplomatas americanos. Muito mais divertido do que o programa Eixo do Mal onde umas figurinhas ridículas, excluindo o Luís Pedro Nunes, se põem em bicos de pés.

António Viana

A galeria Novo Século apresenta até 4 de Dezembro a exposição Always do artista António Viana que começou aos 13 anos a coleccionar rótulos e embalagens de publicidade. Cinco décadas depois integra as imagens das latas de Sardines, do leite em pó Milo, da margarina Vaqueiro ou do detergente Omo na sua pintura. Num estilo claramente pop art.

Chá conventual

O chá natalício no Convento dos Cardaes foi muito concorrido. Nunca perco este must lisboeta. Algumas senhoras, com o frio de rachar, tiveram oportunidade de usar os seus visons. Os scones eram óptimos e os bolos caseiros irresistíveis.

domingo, 28 de novembro de 2010

Tease bakery

O café que tomei na Tease, uma padaria rock`n`roll que fica na Rua do Norte, estava uma delícia mas o cupcake de chocolate com cobertura de menta nem tanto. O espaço, decorado com sofás de veludo em segunda-mão, é simpático.

Em luta

Esta pintura mural está numa parede do edifício que acolhe a associação cultural Zé dos Bois, no Bairro Alto. Evoca a guerra dos cartazes ocorrida em plena revolução de Abril. As imagens mais vistosas eram as do MRPP.

Pérola do Rossio

Costumo comprar desde há anos café na Pérola do Rossio. Duzentos e cinquenta gramas de Arábico Timor, moído na hora para saco. Um dos empregados avisou-me de que o preço do quilo tinha aumentado três euros. Está bem, que remédio. "É a primeira cliente a pagar o novo aumento, mas em Janeiro vai subir ainda mais com o IVA", comentou. Aproveitei para fazer um comício contra o governo.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Arte Lisboa

Gostei desta fotografia do colectivo Kamaraphoto. Os fotógrafos abandonaram a via esteticista para assumir uma política narrativa. Tão narrativa que parecem fotogramas de uma película que nunca veremos inteira mas que está explicitamente contada. A propósito, Walter Vinagre participa com Augusto Brázio, Jordi Burch e Sandra Rocha na exposição Interferências que inaugurou hoje no espaço da Avenida da Liberdade, 219.

Arte Lisboa

Em cima, a fotógrafa Luísa Ferreira e o artista plástico Domingos Rego num encontro casual. O galerista Rui Brito aprecia o catálogo com um ar inexpressivo. Aprovado?

Arte Lisboa

O galerista Pedro Cera no seu stand onde mostra algumas obras dos artistas que representa. Gil Heitor Cortesão, Pedro Barateiro e Ricardo Valentim em evidência com os seus sinais de identidade.

Arte Lisboa

Sem dúvida que a arte é um reflexo do mundo. Mas a verdade é que a tecnologia das comunicações converteu-nos numa aldeia global e os nossos comportamentos particulares tendem a unificar-se, seguindo os modelos das sociedades que detêm o poder. O panorama criativo actual está dominado por uma vontade de ausência de estilo, o que não significa inovação.

Arte Lisboa

O magnífico pavilhão da antiga FIL, desenhado pelo arquitecto Keil do Amaral, foi ocupado por 41 galerias sendo só 24 nacionais. O que dizer? Julgo que a arte como investimento de moda vai ressentir-se da quebra do sistema financeiro. Arruinados os especuladores, permanecem os aficionados que são muito menos. E mais pobres.

Arte Lisboa

O carro dourado com estatuto de objecto artístico lembra-nos que a crise avança rápida. Quando se pergunta aos galeristas sobre o que esperam desta feira, as respostas respiram um optimismo moderado. Não se mostram muito entusiasmados, mas o tom também é de queixumes.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Luc Tuymans

Corporate é o título da exposição de Luc Tuymans que está na David Zwirner Gallery, em Nova Iorque, até 21 de Dezembro. O artista belga explora as implicações e as consequências do "trade and marketing". Cores de chumbo, senhores de fato completo, mesas de reunião, ambiente a irradiar um silêncio pesadíssimo. Que decisão vão tomar? Pintura-pintura e com mensagem crítica.

Bruce Springsteen

Mais magro, com farta cabeleira e barbudo, ainda não era o boss. Era apenas um rapaz de New Jersey a actuar no Bottom Line, um antigo clube da Village que fechou em 2004.

Periferias

Ver passar os comboios apinhados à hora de ponta que despejam pessoas nas periferias de Lisboa é um espectáculo deprimente. Fertagus e Meleças anuncia uma voz feminina na estação de Sete Rios ao anoitecer. Sinceramente, fui invadida por um certo mal estar. Quando o relógio digital marcava 18 horas e 47 minutos apareceu o regional para as Caldas da Rainha. Na minha carruagem, funcionários públicos falavam da greve geral num tom de galhofa. Que bom, amanhã não vamos trabalhar. Depois a conversa concentrou-se no futebol e nos animais de estimação.

Gordilho

As peças do Alberto Gordilho estão expostas na Galeria São Francisco, como já é hábito na quadra natalícia. Na geometria do desenho, incrustadas na prata, sobressaem as pedras semi-preciosas.

Na Confraria

Desci a Rua do Alecrim num passo rápido a fugir da chuva que não se quer ir embora. Almocei na Confraria que agora abriu um segundo espaço no Lx Boutique Hotel. Saboreei uma dúzia de California Rolls com recheio de abacate e camarão, bebi um copo de vinho tinto e apreciei a decoração onde o florido papel de parede combina com os sofás em tons azul. Proporciona além do ambiente sofisticado a simpatia da Catarina. Um dia destes vou até lá experimentar o carpaccio de peixe com molho de sete ervas. Na hora do lanche há chá e scones.

Aleluia

Painéis de azulejos assinados por Carlos Aleluia decoram a estação ferroviária das Caldas da Rainha que é um deserto. Eu, que gosto de viajar de comboio, entristece-me o estado desolador da linha do Oeste.

Edward Hopper

Até 10 de Abril de 2011, o Whitney Museum apresenta a exposição Modern Life and His Time centrada na obra de Edward Hooper, o mais americano dos artistas americanos.