sábado, 28 de abril de 2012

My God is Blue


Sebastien Teller, o cantor francês neo-pop, apresentou o seu novo album com o título de My God is Blue, na Galerie Perrotin em Paris.

Poder Soviético




Philippe Stark


Philippe Stark, um ícone do design que emergiu na década de oitenta no panorama internacional, desenhou a marina do porto Adriano em Palma de Maiorca. Numa entrevista a um jornal espanhol disse coisas espantosas como "há que parar de criar porque degradamos o mundo" e ainda "em 2012 que chegou a fome não quero ser conhecido como o homem que desenhou cadeiras". Já agora, como o tipo que ganha fortunas.

Out of Focus




A Saatchi Gallery apresenta Out of Focus que conta com 20 retratos da fotógrafa americana Katy Grannan, alguns deles incluídos na série Boulevard onde se distinguem imagens captadas em Los Angeles de pessoas anónimas. Nesta exposição participam 38 artistas de várias partes do globo.

Desespero


Fala-se da solidão do guarda-redes diante do penalty. Aqui vemos o desespero do avançado depois do falhanço. Vergonha? Perda de confiança? Afinal não sou um herói. Se calhar é o que Cristiano Ronaldo está a pensar no relvado do Barnabéu. Bem...mas o Messi também não meteu a bola na baliza, talvez não seja assim tão grave.

Ter tomates


"O que faz este sem vergonha de joelhos se não sente nada, não gosta de ninguém, só defende os seus intereses. Trouxe cinco jogadores do seu país para sugarem a nossa depauperada economia", afirmou um espanhol raivoso num comentário do jornal El Mundo. É assim. O el português precisa de ter um grande estômago para aturar estas merdas. Entre centenas de comentários avinagrados sobressaíu este com um teor diferente: "Esqueces que estás na Espanha, um país primitivo, infelizmente tenho de carregar a cruz de ser espanhol para sempre". O treinador defendeu Cristiano Ronaldo, Kaká e Sergio Ramos. "Aqueles que falharam os penalties são os que têm tomates". Podia ter dito que "errar é humano". Era mais bonito.

Fase crucial


É possível que o vencedor das eleições presidenciais seja François Hollande, mas não vale a pena embandeirar em arco porque não vai mudar nada. A França já não tem importância.

Eleições gregas


No dia 6 de Maio pode haver grandes surpresas na Grécia, uma delas é a subida galopante da extrema direita. O partido ultranacionalista Golden Dawn de Nikolaos Mihaloliakos, um admirador confesso do nazismo, pode ultrapassar os 3% que lhe permitem entrar no Parlamento. Mas há outros grupos com o mesmo cariz e todos juntos são muito perigosos. Durante quatro décadas, depois da queda dos coronéis, o socialista Pasok e o conservador Nea Demokratia governaram o país em alternância. Agora quiseram ir para eleições antecipadas e talvez se venham a arrepender. A Grécia desceu até aos infernos. Milhares de pensionistas inexistentes, ministros corruptos, multinacionais a dever milhares de impostos, escândalos atrás de escândalos. O mercado negro do petróleo, desviado das Forças Armadas e vendido às bases da NATO, os sete submarinos comprados à Alemanha e os quatro aviões de guerra comprados à Itália e etc. O total descalabro.

Nova Iorque


La Noche cubana


Javier Nuñes Florián e Analin de La Rua, protagonistas do filme cubano La Noche que foi premiado no Tribeca Film Festival, desapareceram no aeroporto de Miami. Encontram-se em paradeiro desconhecido. Lucy Mullow, directora da película que conta a história de três adolescentes que tentaram fugir numa "balsa" do paraíso castrista, lamentou a inesperada ausência dos actores de 20 anos na conferência de imprensa em Nova Iorque. A arte imita a vida.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Manifesto


Solidário com a luta do movimento Occupy Wall Street, um anúncio agitprop que se destina a vender hamburgers. O sistema é uma esponja, absorve tudo.

Golden Boys


O que será que os meninos estão a congeminar? Os alemães que se cuidem porque estes dois juntos são dinamite pura. Esta imagem comove-me, sente-se aqui uma cumplicidade de quem pertence ao mesmo chão. Ternura masculina, vontade de afirmação noutro país.

Hungry Sheep


Nunca votei em Mário Soares. É um fala-barato com uma enorme necessidade de protagonismo (sim, dou razão a Passos Coelho). Solidarizou-se com os capitães da Abril que como disseram Santos Silva e Manuel Carrilho não são, como parece que ainda não perceberam, uma espécie de tutela do regime. Isto não é saudável, há um governo legítimo, e eu quero ter um país normal. Quanto ao chamado "pai da democracia" deve ter ido comemorar a data festiva com o amigo Frank Carlucci.

Dias da Música


Miguel Portas (1958-2012)


Surpreendeu-me a notícia da morte do Miguel. Pensei que ele tinha conseguido vencer o cancro. Recordo-o nos seus 14 anos a tecer teorias políticas na Cooperativa Devir, onde se formaram vários quadros do PCP. Mais tarde na casa da Lapa...sempre empenhado e convicto no debate. O puto pispineta com alguns tiques de sectarismo foi-se humanizando. Tornou-se uma pessoa mais receptiva e tolerante.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Franceses


O ensaísta Pierre Hillard, doutorado em ciência política, incita os franceses a não votarem na segunda volta das eleições presidenciais até porque considera Sarkozy e Hollande farinha do mesmo saco. ".... En fait, soumis au pouvoir des oligarchies de Bruxelles, de Francfort, de la City et de Wall Street, l’employé de l’Elysée devra appliquer les mesures édictées au sein des sphères oligarchiques afin d’accélérer la mise en place du nouvel ordre mondial, c’est-à-dire une dictature fondée sur les intérêts d’une classe financière et apatride au dépens des intérêts nationaux".

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Nunca confiar


Uma análise publicada na Nature Magazine sugere que maioria dos estudos científicos sobre os avanços na cura do cancro são imprecisos e potencialmente fraudulentos. De acordo com a conceituada revista americana 88% dos 53 estudos históricos que foram publicados ao longo dos anos não podem ser reproduzidos. É preocupante. Já nem os cientistas escapam às tentações da vigarice. Desconfio que nisto também devem estar envolvidas as poderosas farmacêuticas.

Banca suíça


O patrão do UBS, Sergio Ermotti, garante que a Suíça corre o risco de perder 20 mil empregos na banca se a União Europeia e os Estados Unidos persistirem na "guerra económica" e concretizarem as penalizações contra a evasão fiscal. Cada um puxa a brasa à sua sardinha. Mas que a coisa está complicada, não há dúvida.

Concurso caviar


"Enquanto no Texas organizam concursos de hot-dogs e de hamburgers, aqui em Moscovo come-se caviar". Eis a afirmação do ufano dono de um restaurante chique da capital russa que promoveu um evento onde os participantes tinham de comer 500 gramas de caviar, vendido no mercado internacional por 5000 dólares, em menos de 90 segundos. O vencedor, um minuto e 26 segundos de tempo, ganhou 10.000 rublos (260 euros) e umas latas do cotado esturjão. Citando Groucho Marx: "As pessoas não comeriam caviar se fosse barato". Pois é. Por mim, dispenso. Não sou apreciadora. Prefiro ostras.

Claes Oldenburg









As esculturas símbolos da cultura popular criadas por este artista americano podem ser vistas no MUMOK de Viena até 27 de Maio. Claes Oldenburg: the sixties é o título da exposição que explora a conceptual complexidade e diversidade de uma obra onde se cruzam o humor inteligente e o sentido estético. "I am for an art that is polical, erotical e mystical, that does something more than sit on its ass in a museum", comentou Claes Odenburg que tem 83 anos.

domingo, 22 de abril de 2012

Ligações perigosas






"Os europeus não devem esperar grande coisa da França que está igual ao que era nos anos 30", afirmou André Glucksmann numa entrevista ao El País. Desiludido com as declarações oportunisticamente racistas de Sarkosy, pensa votar em branco. Hollande e o seu maniqueismo, jamais. " Parece um pequeno funcionário da ONU, não diz absolutamente nada sobre a actualidade mundial. Acredita que a globalização é um desastre porque obrigou a França a fechar algumas indústrias". Quanto às frentes, a da extrema direita de Le Pen e a da esquerda de Melanchon, diz que são profundamente provincianas.
De certa maneira identifico-me também com as posições do polémico documentarista Pierre Carles. Fez um filme sobre os processos de manipulação dos grandes medias franceses, Les Nouveau Chiens de Garde, baseado em arquivos e análises que mostram como os jornais em geral se inclinam para os mesmos candidatos. Há na imprensa uma lógica de entretenimento. "Só quero sublinhar que Sarkozy e Hollande são candidatos do sistema", diz Pierre Carles. Nascido em 1962 começou na televisão como realizador e saiu depois da sua reportagem sobre uma falsa entrevista de Patrick Poivre a Fidel de Castro não ter ser sido difundida. Provou a impostura da imagem e censuraram-no. A impertinência do seu trabalho pautado pelo afã de denunciar os estreitos laços entre jornalistas e políticos incomodou muita gente ligada ao poder estabelecido da corrupta França. Convém não esquecer quem são os principais accionistas do Le Monde e do Libération e os donos das empresas de sondagens.

La Presse


Vem muito a propósito. Vale a pena ler. Já agora cheguei à conclusão desmoralizante de que a maior parte dos blogs portugueses, com algumas honrosas excepções, são redundantes. São uma produção literal mas por outros meios do mesmo partidarismo político, ideológico, mental, mediático e cultural que confunde a opinião pública. Poucas vezes se distanciam do maniqueismo oficial e politiqueiro.

Geniais


Estes dois são mesmo bons. Valem oiro. Mourinho, como dizia um jornal italiano, derrotou o boy scout Guardiola. Concordo com o Corriere della Sera quando afirma que Cristiano Ronaldo é um verdadeiro fenómeno.

Manuel Alves







O estilista Manuel Alves vai quase todos os dias almoçar ao restaurante Das Flores. E come, invariavelmente, bitoque com um ovo a cavalo. Gostos não se discutem.

Das Flores






O restaurante é pequenino, tem meia dúzia de mesas mas atrai multidões. Convém marcar de véspera ou fica-se a ver navios nas pedras da calçada. Come-se bem e paga-se pouco, o que nos tempos que correm se torna vantajoso. Almocei no Das Flores na quinta-feira com o meu amigo José Souto e sai de lá feliz. Comi um genuíno pastel de bacalhau acabadinho de fazer onde não faltava o tempero da salsa a valorizar o sabor do dito. Optei pelo pargo assado no forno que, sem atingir a qualidade do Gambrinus, estava bastante gostoso. As limonadas da casa são famosas, mas preferimos beber um tinto Dona Ermelinda que até nos fez esquecer a crise.

Tess


Sempre que subo ou desço a Rua do Carmo entro na loja da Ana Salazar para dar um beijinho à doce Tess. Trabalha ali há 27 anos com total profissionalismo.

Punk basco


Um adepto do Atlético de Bilbao junto à esplanada da Brasileira do Chiado, na manhã do jogo com o Sporting Clube de Portugal. Já não se usam cristas e o estilo do futebolista Meireles é muito brega. Sorry.

Kony 2012


sábado, 21 de abril de 2012

Street Art



By Pavel 183, conhecido como o Bansky da Rússia

Centenário da Universal


No Tribeca Film Festival também há interessantes debates sobre cinema. Robert De Niro e Judd Apatow partilham os seus momentos favoritos e as memórias da história da Universal Studios que celebra cem anos.

Beauty Culture




É um documentário, dirigido por Lauren Greenfield, que investiga a obsessão com a beleza e a influência da fotografia na representação do corpo feminino. A directora desta "curta" apresentada no Tribeca Film Festival, tem-se distinguido como uma cronista da cultura jovem e do consumismo.

Tribeca Film Festival



2 Days in New York é uma divertida comédia romântica escrita, interpretada e dirigida por Julie Delpy que em 2007 já tinha assinado 2 Days in Paris. Mudou de cenário, cultivando um estilo na linha de Woody Allen. Depois de estrear no Sundance, o filme participa agora no Tribeca Film Festival que decorre em Nova Iorque até 29 de Abril.

The Band (From Last Waltz)

Levon Helm (1940-2012)



O baterista do grupo The Band morreu com um cancro na garganta. "He was my bosom budy friend to the end, of the last true great spirits of my or any other generation", comentou Bob Dylan que colabou durante anos com Levon Helm nesta banda filmada por Martin Scorcese em The Last Waltz.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tribeca Film Festival


Não me conformo. Costumo assistir ao Tribeca Film Festival desde que este evento foi criado por Robert De Niro e agora não posso ir. Maldita austeridade. Tenho saudades de Nova Iorque, a cidade que consegue transmitir-me a alegria de viver e paz. O festival começa hoje e termina no dia 29 de Abril. Bons filmes, gente interessante, good vibrations.

Billi Kid NY

David Lynch


Crazy Clown Time é o vídeo surreal de David Linch. Remete-nos para ambiência louca de Twin Peacks.

Ruínas


O Irão tem petróleo. Pois, pois. Durante uma manifestação de protesto, uma mulher gritou: "Ahmadinejad, tenho fome". Milhões de pessoas vivem na pobreza, as duras sanções impostas pelos Estados Unidos e a União Europeia paralisaram a economia do país onde mandam os ayatollahs. A propósito da pureza dos crentes de Alá, o diplomata iraniano Hekmatolloh Ghorbani colocado em Brasília foi acusado de tentar abusar de miúdas entre os 9 os 15 anos que nadavam na piscina de um clube da capital brasileira. Depois de avisado o salva-vidas, o pai de uma das meninas tentou agredir o pedófilo que ainda chegou a ser preso. Mas, apesar de se confirmarem as queixas, foi libertado por ter imunidade diplomática.

Hello, NY


Colapso


Nos anos 80 a crise atingiu a América Latina, na década seguinte fustigou a Ásia e ultimamente instalou-se na Europa. Só que agora fia mais fino, com o desenvolvimento das tecnologias acelerou-se a velocidade dos mercados que podem mover-se com maior rapidez. O economista Alan Blinter que foi vice-presidente da Reserva Federal Americana no tempo de Bill Clinton sublinha: " As dívidas de Portugal, Irlanda e Grécia podem impor grandes perdas as bancos europeus que não se encontram nada saudáveis, abrindo um aterrador capítulo na crise financeira mundial". Fala ainda dos "choques assimétricos "entre os países da zona euro. "A maior ameaça à economia americana é o custo do petróleo, mas o pior que lhe pode acontecer é o colapso da União Europeia". Thomas L. Friedman hoje no NYT sublinha: "... But with Europe in peril, China and America wobbling, the Arab world in turmoil, energy prices spiraling and the climate changing, we are facing some real storms ahead. We need to weatherproof our American house — and fast — in order to ensure that America remains a rock of stability for the world. To do that, we’ll have to make some big, hard decisions soon — and to do that successfully will require presidential leadership in the next four years of the highest caliber".

Um barco que se afunda


Em Maio de 2010, o economista Gary Becker (Prémio Nobel da Economia 1992 e professor da Universidade de Chicago) afirmou que a União Europeia tinha um problema de crescimento agravado com a rigidez das economias. " É preciso ter as dívidas sob controlo, introduzir mais reformas nos seus sistemas sociais e no mercado de trabalho". Comparando com os Estados Unidos onde há "maior flexibilidade de trabalho, regulamentos pouco invasivos, um estado social mais pequeno, uma taxa mais elevada de nascimentos, uma mais rápida integração dos emigrantes na economia geral, maior encorajamento para começar novos negócios, maior competividade e outras vantagens", a Europa parece ter chegado a um beco sem saída. Paul Krugman, supostamente neo-keineseano, referiu-se também há dias num artigo do New York Times ao "suicídio económico da Europa que persiste teimosamente em ideias falidas". Coloca a Espanha no epicentro da crise que vive uma recessão "comparável à da USA no tempo da Grande Depressão". Como sair disto? "O melhor será talvez os países abandonarem o euro e restaurarem as suas moedas nacionais. Os líderes europeus parecem empenhados em empurrar as economias para o abismo e o mundo inteiro pagará o preço".
Concordo. Tudo está mal desde o início. Não interessa se os governos são socialistas ou do centro direita. Quem defende que se François Hollande ganhar as eleições em França as coisas vão mudar está a fazer politiquice barata e desonesta ou então a resvalar para um mundo de fantasia. Julgo que Mário Soares, atendendo ao conteúdo dos artigos que publica, se encaixa mais no primeiro caso.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Lips Urinol



The Hemingway, Victoria Park London

Super Mary



By Soasig Chamaillard

Bomb Magazine


Esta revista cultural americana tem resistido. Comemora o seu 31º aniversário no dia 30 de Abril com uma gala onde participam diversos artistas plásticos, escritores e músicos. Patti Smith, Richard Serra, Eric Fisch, Marsh Norma, Hall Foster são alguns dos ilustres convidados que vão estar em La Capitale, um espaço de eventos com imenso estilo que fica na Bowery de Nova Iorque.

Carla Bruni


"Sur le terrain, je me ressens pas d`agressivité, les gens semblent aimer Nicolas. L`antisarkozysme est un phénoméne d`elite parisienne". Eis uma afirmação de Carla Bruni.