sábado, 16 de março de 2019

Robert Crumb


A galeria David Zwirner apresenta até 13 de Abril em Nova Iorque a exposição R. Crumb on His Career-Political Cartoons, and His Ukulele. As caricaturas de Robert Crumb ignoraram as linhas entre os quadrinhos e a arte, chamada de bom gosto. Há mais de meio século, o seu estilo sinistro e distintivo de caneta e tinta. interpretando tudo, desde o Livro de Gênesis até a Metamorfose de Franz Kafka  à semelhança de Stormy Daniels.  A exposição “Drawing for Print: Fuck da Mente, Kultur Klashes, Pulp Fiction & Pulp Fact da Ilustre R. Crumb”  foi comissariada pelo curador e crítico Robert Storr. A partir de 12 de março, Zwirner também apresentará uma exposição online de páginas dos cadernos de desenho do artista dos anos 60, oferecendo um raro vislumbre do desenvolvimento de algumas das suas idéias e personagens iniciais, como Fritz the Cat e Mr. Natural. Agora com 75 anos, Crumb falou à  ARTnews  por e-mail sobre charges políticas, seu amor pelo ukulele e seu clássico de 1986, Book of Filth . Esta entrevista foi editada e condensada para maior clareza. "É claro que me incomoda que as pessoas percebam o meu trabalho como racista e sexista, que possam pensar que estou defendendo o racismo ou o sexismo. Eu acredito que essas pessoas têm uma noção inteiramente errada sobre o que são os meus quadrinhos. Sinto-me muito mal quando encontro essa reação porque você sabe, eu quero que todos me amem, especialmente as mulheres. Em vez disso, eu alienei a maioria deles com meus desenhos grosseiros e vulgares. Meus leitores são em grande parte do sexo masculino". Eu sempre adorei as provocações de Robert Crumb que mos anos 60 foram muito revolucionárias. Agora vivemos uma época onde se censura tudo o que sai fora do chamado do politicamente correcto. Sempre embirrei com a palavra correcto. Prefiro o incorrecto e o trangressivo. 

Sem comentários: