sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Museu da Cidade

Exposição de Pedro Barateiro no Pavilhão Branco, 2 de Novembro.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Hipocrisias

Clash by the Clash é a nova biografia do grupo inglês que está associado à irreverência do punk com mensagem política. Trata-se de um convencional livro coffee table. Os Clash nunca me entusiasmaram, sempre me pareceram uma construção. Bla, bla contra o sistema mas eram editados pela poderosa multinacional CBS. Nunca suportei a atitude de Joe Strummer que, à boa maneira estalinista, foi expulsando os membros da banda até acabar com ela. Conspirou com Bernie Rhodes, o manager, para despedir Mick Jones. Era do género públicas virtudes, vícios privados. Fazia cruzadas contra as drogas, quando consumia diversas substâncias. Nos finais dos anos noventa assisti em Nova Iorque a um concerto que deu com the Mescaleros. Arrependi-me de ter desembolsado 20 dólares. Decididamente, prefiro as loucuras dos Sex Pistols.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Antes da Obamania

A americana Donyale Luna foi a primeira manequim negra, surgiu em 1964 nas páginas da Vogue. Esta beauty icon frequentava a Andy Warhol`s Factory. Já nessa altura a cor da pele podia não ter importância.

Androgenias

Thomas Engel Hart, um estilista americano rodado no underground novaiorquino, também faz roupa vestível. De vez em quando e só para rapazes giros. Conjuga influências japonesas com o glam dos anos 70. David Bowie e Kazuo Ohno, dois nomes que gosta de citar nas entrevistas.

Four blue cowboys

Esta obra de Richard Prince, inspirada no cowboy das campanhas publicitárias da Marlboro, pertence a uma série que o artista fez em 1998 e onde questionava o papel da artificialidade da arte. Dez anos depois, uma das fotos atingiu 3,4 milhões de dólares num leilão da Sotheby`s . Houve quem ficasse chocado porque se tratava de originais de originais de originais. Reconstituição ou apropriação, disseram alguns críticos. Cabe aqui lembrar uma frase de Andy Warhol: "making money is art and working is art and the good business is the best art". Apesar do céu carregado de nuvens, não há possibilidades de retrocesso dos Estados Unidos.

domingo, 26 de outubro de 2008

Genial

Um concerto a não perder. No Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, a 30 de Outubro. Assisti a dois espectáculos de Vinicius Cantuaria no Tonic, um espaço do Lower East Side que acolhia a música de vanguarda e experimental. Fechou em 13 de Abril de 2007 e sobre as suas cinzas surgiu um condomínio de luxo. Este músico brasileiro, magrizela e tímido, está radicado em Nova Iorque. Colaborou com Arto Lindsay, Laurie Andersan, David Byrne e Brian Eno.

Está no papo


For Change

O estilista novaiorquino Isaac Mizrahi também acredita na mudança. Tanto assim, que criou estas tote bags que lançou no mercado com o preço de 80 dólares

sábado, 25 de outubro de 2008

Alan Greenspan

Já disse tudo o que tinha a dizer. Errou. Quem não erra?

Mudança ou não

O designer Lance Wyman contribui com esta obra no valor de 4600 dólares para a campanha de Obama, cujas ideias inspiradoras de mudança o motivaram. É preciso que as coisas mudem para tudo fique na mesma, já dizia o príncipe Salinas .

Palavras

Hope, eis a palavra chave. Quanto ao sexy é muito subjectivo.

Vamos lá, entrem

A beautiful black man numa montra da loja Buckler`s, no Soho. Obama surge em diferentes cenários. Talvez exista um excesso de focos sobre esta figura.

NYC ama Obama

Pintura mural, manifestação street art de apoio a Obama numa rua do East Village. Se não fosse o sorriso do candidato diria que pairava ali uma aura vagamente heroica.

Marc Jacobs também apoia

Marc Jacobs também apoia Obama, como se pode ver pela imagem que está na montra da loja mais popular, o que significa mais acessível às bolsas menos abonadas, deste estilista americano estabelecido na West Village.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sara

Já chega. É um exagero as piadas contra a senhora do Alaska.

Sushi


Facas

São algumas das armas de Morimoto.

Chefe ou samurai?

"The japonese catch fish to eat in the raw, sell fish to taste in the raw and cut fish to enjoy in the raw", afirmou Masaharu Morimoto que é um ícone da cozinha asiática em Nova Iorque. Foi chefe executivo do famoso Nobu e tem um restaurante no Meatpacking District desenhado pelo arquitecto Tadao Ando. O Iron Chef America, como lhe chamam, possui uma colecção de 80 facas com a sua assinatura gravada. Foram feitas manualmente por um mestre no Japão. Valem entre 4000 e 30 mil dólares.

Chocolate

Apresento-lhes o Alex, um mestre na arte de bem trabalhar o chocolate.

Bombons

Chocolate francês com diversos recheios. São as criações do Alex que aprendeu a arte da chocolataria em França.

So good

Um tributo doce ao iphone. Cup cake...é para comer.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sinthomas

Vale a pena espreitar os desenhos e as pinturas de João Belga. Entre 23 de Outubro e 7 de Novembro estão no Espaço Galeria Arte e Expressão, Caldas da Rainha. Osmose de ideias e imagens, um universo muito peculiar que envolve as teorias de Lacan, as insanidades do Dj Aka Nightmare e, dados os sintomas, consultas no psicanalista.

grosserias machistas

Madonna pretende mudar-se para Nova Iorque com os filhos. Ao que consta, Guy Ritchie disse que fazer sexo com a cantora era como abraçar um monte de cartilagens e que a senhora estava um tanto "usada". Estas declarações sobre a mulher de quem se está a divorciar são no mínimo deselegantes e definem o carácter do cineasta britânico.

Porreiro pá

O fotógrafo Terry Richardson e Barack Obama numa "boa".

Instruções de Voto

The Voting Booth Project reune, na galeria David Zwirner, distintas propostas de quatro artistas que, a propósito das eleições presidenciais americanas, reflectem sobre o poder, a política, a memória e...etc. Trata-se de Sanford Bigger, Marcel Dzama, Mickaleme Thomas e Fred Tomaselli.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Bridge Art Fair

A Bridge Art Fair, fundada em 2000 por artistas de Chicago, define-se como uma alternativa às feiras de arte convencionais que "existem apenas como meio para as galerias venderem os seus acervos". Mercado puro e duro. Em Berlim vai ocupar um complexo de apartamentos com quartos individuais e "roommates". Cerca de 30 galerias vanguardistas apresentam os trabalhos de novos artistas num contexto que remete para a casa do coleccionador. Depois de Berlim, uma cidade on the verge, segue-se Miami e Nova Iorque.

Obama


Estilo Obama. Sóbrio e eficaz como é preciso. Para vencer...ou perder.

Cinto BB Simon

Estilo Andres Serrano

Andres Serrano

Teve até ontem uma exposição na galeria Ivan Lambert em Nova Iorque com o sugestivo título de Shit. Não se considera uma fashion victim mas não dispensa as botas de Johnny Varvatos e os cintos de BB Simon. Usa T-shirts Blackpool Bombers e também aprecia Alexander McQueen.

Fashion moments

Podem-se adquirir no Soho, em Nova Iorque, estes acessórios. Sugerimos à Joana Vasconcelos que invente umas peças deste género alusivas ao José Sócrates e à Manuela Ferreira Leite quando forem a votos.

domingo, 19 de outubro de 2008

Calçar Prada

Tentei encontrar um pingo de sensualidade nestas sandálias voadoras de inspiração surrealista. Nada de nada. Desafiam a estética dos pés e custam uma fortuna. Surpreendentes e arrojadas. Apenas divertidas.

Desvio

Kenny Schachter Rove inaugura a 4 de Novembro, em Londres, uma exposição onde participam Graham Gillmore, Brendan Cass, Richard Woods, Peter Harvey, Maria Pergay, Arik Levy, Muir Vidley e Tom Dixon. Tom Dixon, o designer.

Sonnabend Gallery NYC

Zaha Hadid curated by Kenny Schachter

Freegans

Junto à porta do Balducci's, brigadas de freegans dedicam-se a vasculhar o lixo onde encontram alimentos ainda em condições de serem consumidos. Coisas de primeiríssima qualidade que a famosa delicatessen de Manhattan deita fora. Contra o consumismo e o disperdício, estes activistas organizam semanalmente os trash tour na cidade que é a meca do consumo. Até costumam organizar jantares gourmets com base nos seus achados. Nada mau, nos tempos de crise pode-se perder tudo menos o apetite.

sábado, 18 de outubro de 2008

Regresso da renda


Charlize Theron num vestido de renda guipure preta, modelo da Miuccia Prada. A neta mais nova de Mario Prada assumiu os negócios da família em 1978, relançando a grife italiana que estava em baixa. Esta criadora de tendências, ex militante comunista, tem uma enorme fortuna. Agora resuscitou a renda. Não uma renda qualquer, trata-se de renda artesanal feita na Suiça. Um luxo quase de alta-costura que marca a diferença.

Transsexual Icon


Amanda Lepore, uma das musas novaiorquinas do universo gay, fotografada pela portuguesa Helena Cristina Henriques.

Russian team


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Poluição

Palavras para quê?

Museum of art and design

Nova Iorque conta com mais um museu. Abriu em Setembro e tem a assinatura do arquitecto Brad Cloepfil (Allied Works Architecture).

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

My name is Bond

Daniel Craig, vestido pelo estilista Tom Ford, volta a ser um James Bond implacável e elegantíssimo. "Quantum of Solace" é um filme clássico onde a vingança se serve fria. Estreia a 7 de Novembro.

Na India profunda

Would you like to comment?

Nem mais nem menos

"Espero ansiosamente pelos doutos comentários dos detractores de Scolari que aplaudiram a contratação do mister Queirós, a começar no inesgotável e preponderante Rui Santos. Mas também de alguns adeptos mais ferrenhos do FCP na blogosfera, que diabolizaram o brasileiro, só porque ele não convocou um guarda-redes da Invicta. Hoje, mais uma vez se notou a diferença entre a selecção nacional comandada por um treinador vencedor e este que agora vemos, a arrastar-se com moleza, enquanto ouve os berros de um eterno adjunto. Pode parecer maldade, mas nem Cristiano Ronaldo se salva. Contratem o Sir Alex Ferguson, se fazem favor, que o mister precisa de apoio"

Paulo Pinto Mascarenhas (in Atlântico)

O oposto da retórica tuga

...que saudades desta malta bem disposta e despretenciosa.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Wooster Collective

Uma versão street art dos quatro magníficos. Cada um no seu género tentam seduzir os novaiorquinos.

Freeze Art Fair

Londres acolhe alguns dos mais excitantes projectos da arte contemporânea. Entre 16 e 19 de Outubro decorre no Regent`s Park a Freeze Art Fair que inclui cerca de 150 galerias de vários cantos do mundo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ModaLisboa

Vai na 31ª edição e continua asilada ou exilada em Cascais. Por enquanto. É óbvio que algumas das tendências apostam num revivalismo "filtrado", o que já se arrasta há um certo tempo. Temporada atrás de temporada, surgem homenagens expressas ou camufladas aos anos 60 e 80. Nostalgia ou carência inventiva? Surgem as fusões como na gastronomia. As analogias um tanto forçadas, diga-se de passagem, entre arte e moda. Nada de cores intensamente quentes nem de desenhos complicados. Tudo o mais sereno possível. Cortes clean, silhuetas equilibradas, sem malabarismos. Flutuam as transparências de um Dino Alves bastante mais contido nas encenações. Bem esgalhada a roupa da Alexandra Moura que foi buscar inspiração ao artista plástico Vostell. Sobreposições, colagens, misturas impossíveis de materiais. Dentro do seu estilo arty, Lidija Kolovrat mostra sinais de diferença no plano conceptual ao convocar a simbologia do escaravelho. No desfile da Ana Salazar intitulado Black is not always back, o negro foi quase banido da paleta desta criadora, dando um ar da sua graça e classe nos coletes que combinam com a versatilidade do branco. Roupa sofisticada e incontestavelmente moderna. É ainda de salientar o estilo clássico e austero de Pedro Pedro.

Algo interessante

Xana Guerra, a DJ residente

Algo interessante

Não sei quem são, mas gostei do estilo.

Reencontros

Paulo Macedo

Reencontros

Maria João Sopa

Reencontros


Ana Mesquita

Reencontros

Miguel Flor, um criador incontornável que faz falta nas passerelles