quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fusões impossíveis


Janine Antoni

Expõe na galeria Luhring Augustine, em nova Iorque. Detalhe da peça Conduit que inclui uma escultura com patine de urina.

Donald Fisher

Em 1969 fundou com a mulher, Doris, a marca de roupa Gap. Donald Fisher morreu no passado dia 27, depois de uma longa batalha contra o cancro. Tinha 81 anos. A sua colecção de arte contemporânea, uma das maiores dos Estados Unidos, vai ficar alojada com carácter de permanência no San Francisco Museum of Modern Art.

Teias

A vida de certos insectos normalmente suscitam-nos suposições que remetem para um certo fascínio. Já as teias das aranhas mafiosas que crescem nos cantos mais obscuros e sujos da sociedade provocam inquietação e repulsa.

Ana Telhado

Na galeria Módulo, a partir de 17 de Outubro, uma exposição de fotografias de Ana Telhado. A preto e branco, reunião na floresta africana.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Robert Knoke

Este artista alemão de 38 anos tem um trabalho muito curioso. Com base em fotografias cria retratos de pessoas conhecidas, usando canetas de feltro e marcadores de graffiti. Patti Smith, Bret Easton Ellis e Rick Owens foram algumas das figuras retratadas.

Roman Polanski

Foi detido no aeroporto internacional de Zurique e pode ser extraditado para os Estados Unidos onde violou uma miúda de 13 anos. Foi condenado. Conseguiu fugir para a Europa onde vive há cerca de 30 anos. Samantha Geiner, a vítima, já retirou a queixa mas a justiça americana não desistiu do caso. Li recentemente uma entrevista de Polanski na revista Interview onde o cineasta cita um provérbio russo: "you will never fuck all women of the world, but you should try". É pesado e muito ao estilo do intelectual que ostenta poses libertinas, acabando por prejudicar os outros. Mas há outras parte bem mais interessantes na entrevista. A propósito de um encontro promovido por Henri Langlois relatou: "...it reminded me of certain moments of the Stalinist period in Polland, and Godard immediately attacked me. He was a fervent Trotskyist at that time that was probably the period when being Trotskyist was fashionable". Já agora, uma coisinha. Aprecio os filmes de Polanski e, desculpem lá o sacrilégio, detesto o cinema de Godard.

Artistas-modelos

No catálogo J.Crew de Outubro surgem sete artistas plásticos que foram fotografados nos seus estúdios. Vestidos com peças deste criador americano, apresentam-se descontraídos. Ryan Mcginess (na foto), Bill Sullivan, Vito Acconci, Julien Smith são alguns dos modelos eleitos.

Qual delas?


Vic Muniz

Na sua casa-estúdio de Brooklyn, ao lado de uma obra em que reproduziu uma fotografia sua com brinquedos de plástico.

Par de Jarras

Pedro Silva Pereira é um clone de José Sócrates. Para pior, porque o original consegue ter um discurso mais articulado. Cinzento, inexpressivo, soporífero, foi completamente terraplanado por Pacheco Pereira. Ontem, num frente-a-frente televisivo. Vamos ter de aturar figurinhas destas.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Não falo

Não falo, pronto. Algures, esta imagem captada num desfile de moda quer dizer alguma coisa. Certamente não será sobre a crise, todas as crises que nos rondam, ou a urgência de mudança.

É para comer

Um prato tão sedutor da autoria do chefe Manuel que com as suas ousadias estéticas e culinárias trouxe ao restaurante Maratona, nas Caldas da Rainha, aquela clientela dos olhos também comem.

Neville Brody


Foi uma estrela do design gráfico nos anos oitenta. Neville Brody fez as revistas Face e Arena que marcaram a modernidade nessa época dourada. Hoje, entre outras coisas, desenha a Fuse onde continua a insistir naquela histórias das fontes. Já não lhe acho piada, o tempo é realmente implacável.

Moda Lisboa-Estoril


Conflitos estéticos


Macieiras

As maçãs que cobrem o chão do pomar são como as palavras ditas a mais e que só servem para confundir. Acabarão por ficar podres, servindo de comida aos pássaros ou de adubo à terra.

Diospiros

Ainda não estão feitos, as bocas ficam grossas se lhes trincarem os corpos ainda de cor indecisa . Mas os seus vultos verdes em carreiras dulcificam o olhar.

Outono


Jack Pierson



Chamou-lhes Self Portraits. Nesta série de 2003 usou modelos para documentar a sua vida, contrariando assim a ideia que define os auto-retratos. Gosto muito do trabalho de Jack Pierson (1960) que a partir de 8 de Outubro tem uma exposição na galeria Cheim & Read, em Nova Iorque. Desta vez reune um conjunto de esculturas com o título de Abstracts.

O engano

Uma urna eleitoral ralmente urna e realmente eleitoral é uma morada do cadáver-exquisito...( Mário Cesariny de Vasconcelos). O coelho rosa da cenoura é uma brincadeira de Jeff Koons. A mentira pressupõe uma verdade prévia. Mas não falemos mais disso.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pedro Amaral


Parece que os maoistas se extinguiram ou então andam muito bem camuflados atrás de uma capa modernista.

Martin Eder



Este artista alemão (1968) expõe na galeria Houser & Wisth, em Londres. O seu estilo é assim uma mistura de incursões à história de arte com elementos kitsch.
.

Gerhard Ritchter

Para que serve a imaginação? Não precisamos que as palavras sejam fluentes, normalmente a verborreia complica e não esclarece nada.

André Cepeda

Riverside, Dalla City-Illinois 2008
O português André Cepeda expõe na Galeria Adhoc, em Vigo, um conjunto de fotografias da série River. Em simultâneo apresenta ainda um livro e um disco de vinil.

sábado, 19 de setembro de 2009

Madrid Fashion Week

PPeça da estilista basca Amaya Arzuaga (1970) que apresentou a sua colecção na Passerelle Cibeles.

Pois não

No dia 27 de Setembro vão ver a surpresa...ou talvez não. Aproveitei a boleia de William Eggleston, um fotógrafo e artista genial.

Walter Pfeiffer


The Journal Cover

É um projecto muito interessante que envolve uma revista digital e uma galeria de arte, esta em Williamsburg. Volto ao assunto para explicar melhor.

Teatro Plástico

Apresenta em estreia a 3 de Outubro no Teatro Helena Sá e Costa um espectáculo baseado na peça O Marinheiro de Fernando Pessoa. No Porto, nada de enganos.

Contaminações


Apreciador de charutos


Converse-custom


Re-Searcher

By Josefa

by Hugo

Jamie Baldridge

Até 31 de Outubro na galeria Camara Escura, em Madrid, está uma exposição de Jamie Baldridge com o título de Dystopie que é a "utopia perversa", na linha do 1984 de George Orwell e de outros autores com uma visão negativa das sociedades. Este fotógrafo americano, nascido em 1984, é uma das sensações do mundo artística graças ao seu estilo invulgar onde uma dose de humor negro.

Adriana Lima


Jack Pierson


Spa Hotel Ritz




Funcho


Quase noite


quinta-feira, 17 de setembro de 2009

United Bamboo

Voltaram depois de uma época de apagamento. Na Fashion Week NY apresentaram uma colecção com padrões criados pelo ilustrador Pier Fichefeux.

Um novo disco

Contra. Gostei do título deste novo disco dos Vampire Weekend. Contra o conformismo. Contra os controladores. Contra a arrogância. Contra o fanatismo. Contra as almas bem pensantes que contribum para tornar o mundo ainda mais violento.

Rad Hourani





Nasceu na Jordânia e actualmente vive em Paris. Apresentou a suas colecções, masculina e feminina, na Fashion Week New York. No meio da uniformidade de estilos, Rad Hourani destaca-se pela diferença. Adoro as roupas deste criador.