sábado, 31 de dezembro de 2011

Bom Ano





2012-take it easy

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

La France


Afirmava Stendhal que "Paris é e será sempre o salão da Europa". Enganou-se redondamente. Os intelectuais franceses que durante uma época se julgaram os donos da batuta que dirigia a orquestra dos conceitos no mundo perderam o protagonismo. Sumiram-se num silêncio embaraçoso. Os únicos que ainda achei palpitantes foram os surrealistas. Sarte, uma fraude detestável, o nouveau roman uma pretenciosa xaropada. Nunca fui fã de Godart, da chamada nouvelle vague aprecio Truffaut e pouco mais.

Os piores do ano


1-Daniel Oliveira

2-Basílio Horta

3-Adriano Moreira

4-Pacheco Pereira

5-Alfredo Barroso

Não há pachorra


Este país não tem mesmo ponta por onde se lhe pegue. Estupidamente tendencioso, estupidamente ridículo. Ontem à noite houve na Sic Notícias um programa sobre a vaca fria da crise moderado pela sonsa da Ana Lourenço. Não é que a sua postura low profile me incomode, não aquece nem arrefece. Mas os intervenientes...francamente do piorio. Frei Bento Domingues, com um discurso tosco e sotaque de pároco minhoto, proferia máximas primárias do tipo taxista de esquerda. Em tom zangado, o que não fica bem a um religioso, sugeria que não vivemos em democracia. Maria Filomena Mónica constantemente interrompida pelo picareta falante do Ricardo Costa que fala de tudo como se tivesse conhecimento de causa, tentava num tom condescendente contrariar a casmurrice ignorante do frade. Entediada, mudei rapidamente para outro canal da concorrência onde se discutia as "contas à vida". Uma seca. As análises económicas de Pina Moura e Braga de Macedo funcionam como um soporífero. Zapping, zapping. Concentrei-me numa série de acção com agentes da CIA.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Um tédio


Este país é um assunto muito aborrecido...e até um tanto apalermado. A sua gente não se mostra capaz de valorizar a realidade por conta própria. Quando for grande vou pirar-me daqui. Não me identifico com a "cena" nacional.

Gang Gang Dance

Song Byeok





É um artista norte coreano, mas que conseguiu pisgar-se em 2002 para Seul depois de ter passado horrores nas prisões de um dos regimes mais odiosos do planeta. Das 30 pinturas que apresentou o ano passado numa exposição com o título de Forever Freedom, destaca-se a composição da cabeça do "querido líder" agora morto no corpo de Marilyn Monroe com o icónico vestido branco. Antes da fuga para a Coreia do Sul, Song Byeok trabalhava como pintor de posters propagandísticos do regime. As meninas de azul são bem divertidas.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Lisboa arty




A crise aguça a imaginação. Prefiro Lisboa assim com as instalações luminosas criadas por artistas, designers e arquitectos. Muito mais arty. Pelo menos não somos confrontados com as decorações natalícias pirosas. Parabéns a Pedro Sottomayor e a José Adrião pelas suas intervenções. Neste caso a Câmara Municipal portou-se bem. A influente revista Dezeen tece elogios ao visual da capital portuguesa.

Feminista


Não é uma instalação e também não se trata de uma provocação. Muito menos de um graffiti do manhoso Bansky. Então? A cabeça analítica de Jean Baudrillard complicaria isto até ao máximo, talvez até lhe chamasse simulacro. Claro que há uma mensagem. Ou, melhor, uma advertência: só tocam se eu deixar... muito simples.

Debbie Harry


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Brasil sobe


Segundo um estudo do britânico CEBR (Centro de Investigação Económica e Negócios), o Brasil já ultrapassou o Reino Unido no ranking das maiores economias. Ocupa agora a 6ª posição. Os Estados Unidos continuam a ser, e ainda bem, o number one. Seguidos da China, Japão, Alemanha e França. Prevê-se, no entanto, que os gauleses em 2020 desçam quatro lugares. Assistimos a uma deslocação da riqueza do Ocidente para Oriente. A subida da Rússia e da Índia também vai contribuir para alterar os gráficos. Não há dúvida de que os países produtores de alimentos e energias estão a crescer, embora o Brasil este ano se fique nos 3,5 por cento. Quanto à zona Euro as pespectivas não são nada animadoras, mas os Estados Unidos vão registar uma recuperação em 2012.

Noah Horowitz




Vale a pena ler este livro de Noah Horowitz que acaba de ser nomeado director do Armory Show Fair. Tem 34 anos e é um dos maiores especialistas em arte contemporânea. "A arte hoje define-se atravês da sua relação com o dinheiro. O mercado está muito saudável e Nova Iorque continua a ser o centro", garante.

Big Shots






Country Life


domingo, 25 de dezembro de 2011

Véspera de Natal


Gosto de tomar um copo ao final da tarde no bar do Hotel Bairro Alto. Sento-me na mesa "comunitária" de desenho triangular e observo o fluir do movimento na Praça Luís de Camões onde agora as árvores de luzinhas evocavam a quadra natalícia. Gosto de falar com o Rui, um bartender brasileiro que trabalha ali há uns anos. Depois vão aparecendo pessoas, umas conhecidas e outras não. Estabelece-se um convívio cosmopolita que me transporta para outras cidades, em especial Nova Iorque. Ontem, depois de quase duas horas de conversa com um publicitário e uma DJ trintona muito fixada na música world e com sonhos de atingir o sucesso em Istanbul, surgiu um engenheiro francês desgarrado que, por detestar essas coisas de natais em família, veio passar dois dias a Lisboa, lugar que desconhecia. Crise europeia, juventude formatada no estilo e na maneira de se comportar, promessas de nunca baixar os braços, ambientes artísticos, foram os assuntos dominantes antes da minha consoada. Só espero que o francês tenho conseguido jantar, andavam montes de estrangeiros desesperados nas ruas da Baixa à busca de um restaurante. Tudo fechado. É irracional, não é?

David Bowie



No Rochester Police Departement

Homem do ano


Eis um capitalista com o modesto desafio de ajudar a salvar o mundo. Há quem considere Nicolas Berggruen (Paris, 1961) um activista político. Enterrou 100 milhões de dólares num instituto thing thank que opera na Califórnia e na Europa, "um continente muito caótico". Filho de uma actriz alemã e de um coleccionador de arte, estudou nos melhores colégios suíços e formou-se em Finanças e Negócios Internacionais na Universidade de Nova Iorque. Fundou com Julio Santo Domingo o Alpha Investiment, uma hedge found, que lhe trouxe milhões. Presidente e fundador da Berggruen Holdings é um dos maiores accionistas da espanhola Prisa, empresa detentora do jornal El País que ajudou a salvar da ruína. Também teve uma participação na Media Capital, na qualidade de sócio de Pais do Amaral. Dono de uma excelente colecção de arte contemporânea, patrocina o Los Angeles County Museum, o MoMa de Nova Iorque e o Berlin Berggruen Museum, fundado pelo seu pai Heinz Berggruen que era um amigo íntimo de Picasso.
O seu círculo de pensadores inclui figuras como Felipe González, Tony Blair, Gerhard Schroder, Rodrigo Rato, Nouriel Roubini, Eric Schmidt, Josept Stiglitz e outros prémios Nobel da Economia que apresentam ideias para salvar a zona euro. Diz que a cultura pode ajudar os países a tornarem-se melhores. Defende uma combinação dos valores ocidentais no plano da liberdade individual com a "excelência e a harmonia" dos governos orientais como Singapura. Há um ano comprou a insolvente cadeia de lojas Karstadt por um euro. Injectou 70 milhões nesta centenária firma alemã e salvou 25.000 empregos. Agora concentrou-.se nos agricultores africanos que precisam de escoar os produtos num mercado centralizado.
Rico, giro e extravagante é um playboy à moda antiga. Namora com actrizes de cinema e modelos, dá festas fabulosas no hotel Chateau Marmont em Los Angeles onde vive durante metade do ano. Os restantes meses gira pelo mundo no seu avião privado. Nómada assumido, não possui casa nem carro. Já avisou que vai deixar os seus múltiplos bens para instituições de caridade. Devolve à sociedade o que dela recebeu.

The Kiss



Elvis Presley, 1956

Syd Barret


Vivienne Westwood



By Juergen Teller

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

George Tooker



The Subway, 1950 (colecção do Whitney Museum of New York)

Barbie Doll



The Birds by Alfred Hitchcock

Mulher do ano


Chegou a directora do Fundo Monetário Internacional, depois de ter sido a primeira mulher a dirigir um escritório de advogados e a ocupar o cargo de ministra em França. Sabemos que o mundo da finança global é dominado por homens. Christine Lagarde, cujas simpatias feministas são conhecidas, comentou com algum humor que talvez a crise fosse evitada se houvesse umas Lehman Sisters e que a evolução da Europa poderia ser diferente com as Founding Mothers. "O meu estilo é mais inclusivo, bato-me para colocar 30% de mulheres no management do FMI e nas administrações das empresas europeias. Demasiada testerona nas reuniões só prejudica as decisões. Elas tendem a ter uma visão mais holística da vida, porque durante anos sempre souberam conciliar o trabalho e a família", sublinha.

Romy Schneider (1969)


Francesco Mancorda


Este comissário de 37 anos, director da Feira de Arte Contemporânea de Turim, vai agora substituir Christopher Grunenberg na Tate Liverpool que esteve durante dez anos à frente da conceituada instituição britânica. Quanto a Francesco Mancorda vai viver uma nova aventura no território das artes plásticas.

John Chamberlain (1927-2011)


Morreu o artista John Chamberlain que revolucionou a escultura do século XX, introduzindo materiais como partes de automóveis, sacos de papel e plexiglas. Em Fevereiro de 2012, o Guggenheim Museum de Nova Iorque inaugura uma retrospectiva deste americano nascido em Rochester, no estado do Indiana. É representado pela Gagosian Gallery.

Pioneer Girl



By Alexander Rodchenko, 1930

Revolução da neve


Continuam os flashmobs no metro de Moscovo. São actos rápidos inseridos na chamada "revolução da neve", convocados atravês da Internet em que os participantes usam adesivos na boca como protesto contra as últimas eleições. É um jogo de gato e rato. Quando a polícia aparece, os insurgentes desaparecem. Está marcada e autorizada uma grande manifestação para amanhã.

Monica Vitti


Musa e actriz do realizador italiano Michelangelo Antonioni. Uma perturbada mulher no filme O Deserto Vermelho que mostrava a incomunicabilidade numa cidade industrial. A "insanely beautiful" Monica Vitti, como a qualificou um critico de cinema americano.

Grace Jones


No início dos dourados anos 80, Grace Jones lançou este single extraído do seu aclamado album Nightclubbing. A escultural jamaicana, companheira de Andy Warhol nas noites loucas do Studio 54, cantava "pull to the bumber baby/in your long black limousine.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Veronica Lake


Bob Dylan



Foto by Richard Avedon

Lamentável


Foi aprovado hoje na Assembleia da República um voto de pesar pela morte de Vaclav Havel, um símbolo da liberdade. Pois o PCP, que enviou um telegrama de condolências aos norte-coreanos da dinastia Kim Jong que, segundo a Human Rights Watch deixa "um legado massivo de atrocidades", teve o desplante de votar contra. Félix de Azúa no artigo Réquiem por un insubordinado diz: "...Durante sua juventud, pronto se convenció de que los partidos comunistas eram cómplices de una masacre fisico e moral comparable a la de qualquer fascismo". Referia-se a Christopher Hitchens. Quando ao PCP é como aquela fábula do escorpião e do sapo. Cumpre a sua natureza. Lamentável. Tenho com o partido uma longa relação afectiva que se vai quebrando. Apesar de vez em quando ainda lhes oferecer o meu voto. Isto não é coerência, é burrice. Afinal que significado tem para eles a democracia? Estou muito triste.

Pedro Gadanho


É uma boa notícia. Pedro Gadanho vai ocupar o cargo de curador de Arquitectura Contemporânea no prestigiado MoMa de Nova Iorque. Concorreu, sem grandes expectativas. Foi escolhido.

Atrevidote


Mais do que isso. Advinha-se que será uma desbunda. Morra gato, morra farto." Se o ano de 2012 vai ser pior, então há que recebê-lo com pompa e circunstância...Vai ser a maior festa de todos os tempos". As bandas doidivanas Ena Pá 2000 e Irmãos Catita convidam a "gastar os últimos cartuchos antes da ruína total". Vamos até ao Santiago Alquimista, o programa promete. Há bilhetes à venda na loja Contranatura, ao Chiado. Por 25 euros, com direito a espumante e passas, o divertimentoestá garantido.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Saénz-Santamaria


Ministra da presidência e porta-voz, Soraya Saénz-Santamaria é a segunda figura do governo de Mariano Rajoy que hoje tomou posse. Integra 10 homens e quatro mulheres o novo executivo de Espanha que tem pela frente uma dura luta contra o desemprego.

Santos Ofícios




Eis uma sugestão de presentes. Peças do autêntico artesanato português nos Santos Ofícios, na Rua da Madalena. Há uma infinidade de opções.

Louis Vuitton


Fotos by Steven Meisel

Michael Pitt

Fotografado por Hedi Slimane. Actor e músico da banda Pagoda, o americano Michael Pitt que já interpretou no cinema rebeldes e psicopatas (Funny Games de Michael Haneke) é um jovem com cara de bebé que segue os ensinamentos do Dalai Lama. Na fabulosa série televisiva Boardwalk Empire, passada em New Jersey na época da Lei Seca, é Jimmy Darmody.

Tapeçaria de Portalegre



Tapeçaria de Portalegre. Anjinhos em roda, cartão de Menez

Boas Festas


Anne Sinclair


Anne Sinclair foi eleita "mulher francesa do ano" pela revista Terrafemina. As associações e os blogues feministas insurgem-se contra "este anúncio grotesco, revelador das manipulações mediáticas quotidianas". Curiosamente, a sondagem mostra que a dedicada esposa de Dominique Strauss Kahn subiu ao primeiro lugar com os votos das mulheres na faixa etária entre os 50 e 60 anos e na maioria reformadas. Já os homens optaram por Christine Lagarde que figura na lista das escolhidas numa segunda posição. Há uma teia de interesses que passa por Veronique Mordi, fundadora da revista em causa e presidente da Womens`s Forum, que está ligada a diversas empresas internacionais. "Trata-se de uma mulher bem à direita, próxima da UMP e dos socialistas da tendência DSK". Os dois institutos de sondagens envolvidos têm como accionista Vincent Bolloré da Harri`s Interactive e Stéphane Fouks, dono da Euro RSCG que, na área do marketing e da publicidade, aconselha os grandes homens de negócios do planeta e gere a imagem do antigo presidente do FMI desde 2007.
Assiste-se, graças ao serviço de profissionais pagos a peso de oiro, a uma limpeza da imagem do casal. Anne Sinclair prepara-se para ocupar o cargo de directora da versão francesa do site americano Huffington Post que vai ser lançado pelo grupo do Le Monde. Contra a vontade de alguns jornalistas que evocam a falta de objectividade da senhora nas turbulências judiciais. Mas o banqueiro Mathieu Pigasse, financeiro do Le Monde e dos Inrocpts, não vê qualquer problema nessa contratação. Próximo de DSK era conselheiro do demitido governo socialista da Grécia cujo desempenho foi o que se sabe.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Kim Jong- il (1941-2011)



"...Nobody has engineered the apparatus of universal fiction more effectively, and catastrophically, than the Kim dynasty, which maintained control of a nation that still manufactures transistor radios built to receive only a single station. Where Mao and Stalin succumbed to the sheer scale of their undertakings, Kim Jong-il, and his father, Kim Il-sung, before him, addressed a more manageable canvas and “created one giant Potemkin village”..." (Evan Osnos in The New Yorker). Morreu o ditador norte-coreano Kim Jong-il. Sucede-lhe o filho Kim Jong-un, na monarquia comunista da Coreia do Norte o poder passa de pai para filho.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Mau café


O jornalista espanhol Paco Nadal, autor de um blogue de viagens inserido no El País, tem andado por terras portuguesas. Garante que só conhece dois países no mundo onde se toma um bom café. Trata-se de Portugal e Itália. O resto é "terra queimada". Pois, pois. Frequento desde há muitos anos uma tertúlia na Brasileira do Chiado onde o café não vale nada e custa um euro. Salva-se a companhia porque masoquista não sou de certeza.

Indignados


Só agora me apeteceu comentar isto. Deputados italianos mostram-se indignados com a baixa de salários. Segundo o jornal La Republica recebiam 11.704 euros mensais, enquanto a média europeia era de 5.339. Tinham ainda direito a uma pensão vitalícia ao fim de cinco anos de mandato. Depois não atribuam as culpas à senhora Merkel. Mentalidades como estas só ajudam a afundar a Europa.

Os albums 2011


1- The King of Limbs (Radiohead)
2-Demolished Thoughts (Thurston Moore)
3- Eye Contact (Gang Gang Dance)
4- Destroyer (Kaputt)
5-Let England Shake (PJ Harvey)
6-Bad As Me (Tom Waits)
7- Apocalypse (Bill Callaghan)
8- Bon Iver (Bon Iver)
9-Under Cover of Darkness (The Strokes)
10- We`re New Here (Gil Scott-Heron and Jamie XX)