segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Gangnam Style


Ai Weiwei

Os dirigentes comunistas chineses depois de perseguirem e aprisionarem Ai Weiwei tentam agora comprá-lo oferecendo-lhe altos cargos e honrarias. Ele deu-lhes a resposta adequada.

Bom ano


domingo, 30 de dezembro de 2012

Crise

Foi um ano de tumultos, indignações, manifestações e gritarias mas também do crescimento de uma arte outsider. Não se expandiu só a crise, houve o despontar de ideias criativas e uma maior aproximação entre as pessoas. Espero que o ano de 2013 traga maior serenidade e que a inteligência prevaleça sobre as ideologias. Todas.

Conversa com David Graeber


David Graeber

A minha figura do ano é David Graeber, o anti-líder do movimento Occupy Wall Street. Este americano de 50 anos, doutorado em antropologia económica, ensina na Yale University e na Goldsmiths University of London. Esteve por detrás dos activistas que ocuparam o Zuccotti Park de Nova Iorque. Anarquista, contrário a qualquer espécie de hierarquia, não reconhece a legitimidade das estruturas de poder. Também não aprecia os discursos. "Encontro a palavra protesto problemática. Soa a algo que já se perdeu. Faz parte de um jogo assumido pelas partes mas cada uma delas permanece em posições fixas", afirmou. Cresceu numa cooperativa de Chelsea em Nova Iorque, num ambiente de classe trabalhadora (aquilo a que o meu amigo Victor Silva Tavares chama aristocracia operária) amante de livros. Os seus pais, admiradores de George Orwell estiveram na Catalunha durante a Guerra Civil de Espanha. Anti-estatista, anti-político e anti-económico, David Graeber escreveu o livro Debt: the first 5000 years que é uma obra provocadora contra o dinheiro.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Neon

O artista afro-americano Glenn Ligon, nascido no Bronx, apresenta até 19 de Janeiro na Luhring Augustine Gallery de Nova Iorque uma exposição com o título de Neon. No seu trabalho conceptual, claramente inspirado em Bruce Nauman, utiliza palavras de escritores que admira como Gertrude Stein, Jean Genet ou Zora Neale Hurston.

Pasolini

O departamento de filmes do Museum of Modern Art (MoMa) de Nova Iorque inaugurou uma retrospectiva de Pasolini que, segundo o comissário Jytte Jensen, as novas gerações deveriam ver. ´"É um autor essencial", disse num texto onde fala do controverso estilo visual e da temática do cineasta italiano". Centrada numa conjugação do sagrado e do profano.

Magical Terrorism

Magical Terrorism título da exposição da artista romena Andra Ursuta que explora assuntos como a emigração, a discriminação dos ciganos, as relações comerciais e sentimentais. Cresceu durante o odioso regime de Ceausescu e emigrou com os pais para os Estados Unidos antes do começo da Guerra Fria.

Kosovo na Bienal de Veneza

Pela primeira vez o Kosovo vai ter um pavilhão na 55ª edição da Bienal de Veneza 2013. O eleito para representar este país é Petrit Halilaj (1986) que estudou e residiu na Alemanha. "The places I`am looking for are utopian places, they are bording and  I`dont know to make them real", afirmou o jovem artista emergente que explora as memórias da sua infância real e da guerra.

Decadência europeia

A China está em vias de ultrapassar a Europa na industria espacial e tecnologia informática. No plano económico nem vale a pena falar. Não avançou nadinha no plano económico e perde os mercados mundiais. Já não impõe as suas regras, limitando-se a ditar directivas como o crucifixo na Polónia, corridas de toiros na Andaluzia, chocolates e queijos Camembert em França e etc. Tudo coisas que não interessam nada. Deixem-se da treta da Europa política e construam sim uma verdadeira Europa comum economica.

Saga Strauss-Kahn

Um dos maiores escândalos do ano. Mas a saga Strauss-Kahn, um político conceituado que quase chegou a ser presidente da França, ainda não terminou. Depois de arrumar o caso do Sofitel com o desembolso de uma avultada quantia de dinheioro, tem ainda pela frente o episódio do proxenetismo do hotel Carlton de Lille onde estão envolvidas seis prostitutas. "I dare you to distinguish between a prostitute and a nake society woman", afirmou o advogado do homem que dirigiu o FMI. Sim, este comentário bem francês de Henri Leclerc é uma delícia.

Voltem, por favor

A taxa de 75 por cento aplicada aos ricos, uma invenção do senhor Hollande, foi rejeitada pelo Conselho Constitucional de França. Afinal o actor Depardieu parece ter bastante peso.

Entradas catitas

Boa disposição e humor. Esqueçam a crise neste reveillon divertido e irreverente com os Irmãos Catitas sempre a abrir. Música, passas, copos, striptease bombástico ...tudo isto por cinco euros.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Hemingway e os gatos

Os 44 gatos, descendentes do célebre Ambrose, que vivem no Ernest Hemingway Home and Museum  em Kay West, na Florida, parecem estar ameaçados. Precisam de cuidados e prejudicam o turismo, segundo um juiz estadual. O escritor, que viveu ali durante alguns anos, adorava os seus companheiros felinos e até escreveu um conto intitulado "Cat in the rain".

Schwarzkopf (1934-2012)

Morreu o general americano Norman Schwarzkopf que comandou as forças da operação militar denominada Desert Storm contra Saddam Hussein em 1991 no Kuwait.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Frank Ocean


Retrocesso feminista

Camille Paglia escreveu um excelente artigo no Reporter Hollywood onde afirma que Katy Perry e Taylor Swift representam aquelas girly-girl dos anos 50, a era do pre-feminismo onde pontificavam as loiras tontas como Doris Day, Sandra Dee ou Debbie Reynolds. Hollywood com as suas estrelas insípidas também tem contribuído para o retrocesso do feminismo. "Como é possível que performers tão desinteressantes tenham acumulado monumentais fortunas?", pergunta a polémica intelectual americana numa crítica feroz à actual indústria do entretimento onde o falso sexy se tornou rotina. O contraponto destas raparigas brancas, saídas de lares confortavelmente burgueses, são as cantoras negras que acossadas pelo sexismo dos rappers urbanos se tornaram mais fortes e desafiantes.  

Pensar nisto


David Lindwall

Nasceu em 1982 numa povoação da Suécia, rodeada de bosques e apenas com doze casas. David Lindwall mudou-se para Londres à procura de uma oportunidade. Sem saber nada de moda, vestido com jeans Acne e t-shirt Sid and Nancy, apresentou-se num casting da marca Dior Homme. Foi escolhido por Hedi Selimane que o achou diferente das dezenas de aspirantes a modelos. Instalado em Brooklyn, garante que Nova Iorque tem uma atmosfera única no mundo. Ali "ajudam-se as pessoas a desenvolverem as suas potencialidades". Actualmente tornou-se designer e escritor. O futebolista David Beckham já lhe comprou algumas peças de roupa.

East River

Nos dias cinzentos com o céu de Manhattan tingido de chumbo é quando o rio nos transmite uma sensação de melancolia feliz.  

Un destin français

Vemos nesta fotografia Louis Aragon no Segundo Congresso dos Escritores Soviéticos. Recentemente Pierre Junquin, antigo deputado do Partido Comunista Francês donde foi excluído em 1987 devido às suas ideias reformadoras, publicou uma volumosa biografia do escritor que dedicou apaixonados poemas à sua mulher Elsa Triolet. Começou por ser um dandy anarquista, depois passou do surrealismo ao estalinismo mais empedernido. "Se for preciso aplicar-me uma etiqueta, diria que sou thoreziano", afirmou quando admitiu a sua admiração por Maurice Thorez, secretário-geral do PCF. Segundo Junkin, actualmente com 82 anos, o notável poeta Aragon confessou preferir Estaline a Proust.

Suicidas

Um funcionário da polícia francesa matou-se com a sua arma de serviço na manhã do dia 24 de Dezembro. Tinha apenas 38 anos. É o quarto polícia a suicidar-se no espaço de uma semana. Uma mulher polícia com 42 anos e dois filhos também pôs termo à vida no local de trabalho. Houve ainda um brigadeiro do DOPC que cometeu suicídio no parque estacionamento do seu quartel e um outro que se matou no vestiário do comissariado de Avignon. Que se passa?  

Nicolas Doze


By Roger Ballen


terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Os meus dez


1-Miguel Gomes (cineasta)
2- Kalaf Angelo (músico Buraka Som Sistema)
3-Pedro Gadanho (arquitecto)
4-Herder Maiato (cientista)
5-Julião Sarmento (artista plástico)
6- Armando Cabral (modelo internacional)
7- Paulo Morais (chefe de cozinha asiática)
8-Rui Ramos (historiador)
9- Medina Carreira (fiscalista)
10-Vítor Silva Tavares (editor)
Nesta época de listas, balanços e etc...escolhi estes portugueses porque são, na minha opinião, competentes nas suas áreas. Nem políticos, nem escritores, nem jornalistas, nem idiotas instituicionais. Zero. Bola preta.

Momento Depardieu

Continua o "momento" Depardieu. As opiniões dividem-se. Algumas celebridades e fãs populares solidarizam-se com o actor que virou as costas à douce France. Mas também já assistimos ao  "momento" Ingmar Bergman que chegou a ser preso por evasão fiscal numa época em que a Suécia taxava em grande. Mais tarde emendou a mão e fez as reformas necessárias. Entretanto o cineasta, que até sofreu um colapso nervoso, pirou-se para a Alemanha. Um exílio que durou oito anos. Quanto tempo durará o do actor francês? Talvez seja bastante mais breve.

Conversa da treta

John Maynard Keynes tem fãs importantíssimos como Artur Baptista da Silva, João Pinto Castro e Nicolau Santos. Injectar dinheiro no público. Nada disso. No privado. Estado obeso versus crescimento económico. Gorduras ou, no sentido oposto, magreza na linha das crianças do Biafra. Já passou mais o dogma do socialismo científico. Em voga os neoliberais. Capitalismo de estado também está a dar sobretudo na China. Comentadores patéticos ou patetas, tanto faz. Cito o anarquista americano Lysander Spooner (1808-1887) que comentou: "O estado porta-se como um assaltante de estrada, só que este não nos rouba argumentando que é para nosso bem". Cada vez sinto-me mais individualista. É mau?

Adam Levine

O vocalista e cantor da banda pop-rock Maroon 5 está quase nu. Mãos femininas tapam-lhe a zona pélvica.

Lee and Tarantino

Spike Lee, num alarde de politicamente correcto, criticou o filme Django Unchained que se recusa a ver. "É um desrespeito pelos meus antepassados. Eram escravos roubados a África e a escravatura não pode ser transformada num western sparghetti de Sergio Leone". Não simpatizo com a cabeça de Lee que leva tudo muito a sério. Tarantino respondeu que "nenhuma palavra de social criticismo contribuiu para alguma coisa no mundo".

Armas USA

As de armas nos Estados Unidos, depois da matança de Newtown atingiram um nível de vendas sem precedentes, sobretudo nas zonas rurais. O presidente Barack Obama pediu ao congressos medidas rápidas para travar esse fenómeno e as pessoas temem uma próxima interdição. Há 300 sociedades de fabricantes de armas e munições que partilham um mercado que gera 7 mil milhões de dólares cada ano. A Florida é o estado onde há mais pessoas armadas.

Harry, o soldado

O príncipe Harry matou um chefe talibã e tornou-se um verdadeiro herói. Aconteceu quando o seu helicóptero Apache patrulhava uma zona do Afeganistão. Chamado por rádio a entrar em acção disparou alguns mísseis Hellfire que acertaram no alvo. Se já estava na mira dos radicais islâmicos, agora terá de redobrar os cuidados.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Payboy Magazine

Na edição de Janeiro/Fevereiro da Playboy Magazine, que traz na capa Paz de la Huerta, inclui trabalhos de Tracey Emin, Cindy Sherman, Richard Prince ou de Will Cotton que é o autor deste nu em tons de rosa. A revista americana, com a tradição histórica de publicar contos de escritores famosos como Vladimir Nabokov, Ian Fleming, Norman Mailer entre muitos outros, conta agora com o contributo de artistas plásticos contemporâneos.

Iberia Air Lines

"...A Las 13 rutas más deficitarias hacen perder a Iberia 100 millones por año, un dato casi positivo para Goldman Sachs, que confía en que la reestructuración de la red provea a la compañía de “ganancias de rentabilidad fáciles”. El objetivo inicial de la aerolínea es recortar un 15% el número de rutas en 2013. En realidad, Iberia ya ha anunciado que a partir del 1 de abril dejará de volar a La Habana y Santo Domingo; para ir a San Juan de Puerto Rico habrá que ir vía Miami..." (El País)
A Iberia Air Lines está quase à beira da falência. As low costs deram uma forte machadada nas chamadas companhias de bandeira.

Mourinho em apuros

Dá-me vontade de rir a sanha contra José Mourinho tanto dos espanhóis como de certos portugueses que se congratulam manhosamente com o insucesso dos seus conterrâneos que até certa altura eram colocados nos píncaros. O treinador português declarou guerra ao balneário do Real Madrid, dizem os jornais. Entrou, talvez por factores psicológicos, na fase de somar derrotas e passou de bestial a besta. Ganhador no Porto, Londres e Milão nunca teve problemas com os jogadores. Só agora em Espanha é que o ambiente se tornou de cortar à faca. Na minha opinião, o dissimulado Iker Casillas, liderando alguns jogadores, tem tentado fazer a vida negra ao treinador soprando notícias para a imprensa. O guarda-redes espanhol não suporta que sejam dois portugueses, um treinador e um jogador, quem tem maior visibilidade na equipa. O special one não é de ferro...é natural que tudo lhe corra mal. Está no sítio errado e Cristiano Ronaldo também.  

Exército francês

Os soldados franceses podem entrar em pé de guerra se não receberem os salários até ao final do mês. Faltam 204 milhões de euros para o estado satisfazer esse compromisso. Há uma versão que atribui o atraso a um problema informático (pois, tá bem!) mas o mais provável é que estejam sem cheta.

Desmomobilia

É a maior loja-galeria de design da Europa. Fica em Chiasso, na Suíça, e propõe peças clássicas e contemporâneas. Gosto deste Vanity Toilette da autoria do designer italiano Luigi Massoni que, quando arrumado no seu próprio corpo, ocupa pouco espaço.  

Casais do rock

Descubram as diferenças. Estas imagens foram captadas algures na West Village de Nova Iorque. Mas eu prefiro, sem dúvida, o ar descontraído de Bob Dylan de braço dado com a namorada. Já o estilo de Joe Strummer e da mulher, apesar da sua suposta rebeldia punk, me parece demasiado convencional. Um casal de britânicos bem compostinhos.

Liborgate

É o escândalo do século com o envolvimento de 350.000 milhões de dólares de produtos financeiros.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Ben Afleck

O actor e director Ben Afleck que amanhã vai ser entrevistado no programa Face The Nation da CBS considera a hipótese de se candidatar ao lugar de John Kerry no Senado. Fez o Argo, um filme bastante interessante, e agora parece querer investir na política.