domingo, 28 de novembro de 2021
Imagem
É uma pintura da jovem artista plástica Teresa Murta que tem uma exposição na galeria Nave, em Lisboa.
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Obama: a fraude
O magnata da Amazon Jeff Bezos ofereceu US $ 100 milhões para a Fundação Obama, que financiará com seus programas de liderança global e será instalada num edifício luxuoso em Chicago que tem o nome de um líder dos direitos civis. A fundação, liderada pelo ex-presidente Barack Obama e sua esposa Michele disse ontem que o presente de Bezos é a maior contribuição individual que receberam até agora. A única restrição é que a praça no Centro Presidencial Obama, atualmente em construção em Chicago, tenha o nome do falecido congressista John Lewis, um activista dos direitos civis.
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Matthew McConaughey
Os texanos querem que a estrela de Hollywood, Matthew McConaughey, concorra a governador e preferem-no a Greg Abbott ou ao candidato democrata Beto O'Rourke, segundo uma sondagem da Universidade do Texas e do Dallas Morning News. A ideia foi apoiada por 40% dos entrevistados, enquanto apenas 33% disseram não querer McConaughey na corrida. Posto especificamente contra o governador Abbott, ele teria o apoio de 43% dos eleitores contra 35% do titular. Os republicanos ainda preferem manter o atual chefe de estado republicano, mas os democratas e independentes preferem McConaughey do que Abbott ou qualquer outro. Numa disputa entre McConaughey-O'Rourke, os entrevistados preferiram o primeiro, na ordem de 49% contra 27%. Os democratas ainda chamam O'Rourke de candidato preferível, mas os independentes e os republicanos apóiam McConaughey de maneira esmagadora.
domingo, 21 de novembro de 2021
A estupidez instituída
O conselho escolar de Toronto excluíu Nadia Murad nos livros oferecidos a mulheres na capital por um clube do livro. O livro desta mulher iraquiana, vítima de abuso sexual e escravidão por terroristas do Daesh, correria o risco, segundo a instituição, de alimentar a islamofobia. Uma decisão “moralizante e infantilizante”, como explica o sociólogo de Quebec Joseph-Yvon Thiérault. O livro oferecido aos estudantes, escrito por Nadia Murad, uma iraquiana yazidi ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, poderia alimentar o ódio aos muçulmanos.
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Mick Rock (1948-2021)
Morreu o lendário fotógrafo do mundo rock dos anos 70. Vivia em Staten Island, na cidade de Nova Iorque com a sua esposa e filha. Nenhuma causa da morte foi anunciada ainda. Mick Rock morava em Staten Island, na cidade de Nova Iorque, com a sua esposa e filha. Nenhuma causa de morte foi anunciada ainda. Num tributo, Johnny Marr qualificou-o de "poeta visionário".
Tinha 72 anos. Nascido em Londres em 1948, Rock pegou numa câmara pela primeira vez durante uma viagem de ácido quando era estudante na Universidade de Cambridge (onde estudou línguas medievais e modernas). Foi filmando a cena musical local que conheceu Barrett, e o irmão mais novo de Mick Jagger. Em 1972, o fotógrafo cruzou-se com o então músico cult David Bowie num concerto em Birmingham durante a turnê Ziggy Stardust.. A partir daí, Bowie apresentou-o a Lou Reed e Iggy Pop, o que o levou a fazer amizade com Andy Warhol e outros figuras de Nova Iorque.
sexta-feira, 12 de novembro de 2021
Ye e Putin
O desconcertante rapper Ye, anteriormente conhecido como Kanye West, deu outra entrevista bizarra, Falou sobre escravidão, saúde mental e por que se considera um “jovem Putin” da cultura.
Sentando-se com o podcast 'Drink Champs' da Revolt TV ontem, Kanye West a atacou indústria fonográfica por contratar rappers para promover a violência na música ( "uma forma de escravidão moderna" ), e estranhamente, comparou-se ao presidente russo Vladimir Putin. Eu sou como o jovem Putin”, disse, sob aplausos e risos dos seus entrevistadores. “Eu costumava dizer que era o jovem Vladimir até perceber que era o Vladimir. Você sabe o momento em que eu percebi que era? Quando percebi que cultura é um óleo, cultura é uma energia. E eu sou o rei da cultura nos últimos 20 e nos próximos 2.000 anos. ”
Eu considero Ye genial. E se pirou de vez? Ou talvez goste de gozar com os jornalistas. E o que pensa Putin destas declarações?
segunda-feira, 8 de novembro de 2021
Biden em queda
O índice de aprovação do presidente americano Joe Biden caiu para menos de 38%, de acordo com uma nova pesquisa do USA Today e da Suffolk University, que também revela que a maioria dos americanos entrevistados não quer que ele concorra à presidência novamente. Ainda menos americanos aprovam o vice-presidente Kamala Harris. Apenas 27,8% dos entrevistados acreditam que Harris fez um bom trabalho, com consideráveis 21% indecisos, de acordo com a pesquisa divulgada no domingo.
Entre os eleitores independentes, 44% disseram que Biden teve pior desempenho como presidente do que esperavam, e impressionantes 64% dos americanos - incluindo 28% dos democratas - disseram que não querem que Biden se candidate à presidência novamente. A pesquisa mostra que os americanos se opõem ainda mais a Biden concorrer à presidência novamente do que em relação ao ex-presidente Donald Trump; 58% dos eleitores, incluindo 24% dos republicanos, opõem-se a Trump para concorrer a outro mandato.
O controlo de Bagran
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que a China começará a usar a Base Aérea de Bagram no Afeganistão. As tropas americanas deixaram a base este ano como parte de sua retirada completa do país.“Teríamos mantido Bagram porque fica próximo à China”, disse Trump à Fox News. “E fica a uma hora de distância de suas instalações nucleares, e nós desistimos disso também.”
sábado, 6 de novembro de 2021
Hurvin Anderson
Uma pintura de grande escala do artista Hurvin Anderson atingiu um novo recorde artístico em Londres. “Audition” (1998) foi vendidoa por mais de $ 10 milhões na Christie's em 15 de outubro. 1.000.000-1.500.000 libras esterlinas). O resultado recorde é quase três vezes o anterior de Anderson estabelecido em 2017 e se destaca como uma das obras mais caras vendidas em leilão por um artista negro vivo. Apenas quatro outros obtiveram preços mais altos. Trata-se de um vasto panorama cinematográfico visto de um ponto de vista elevado e oferece uma representação de uma piscina pública,
Noah Davis
Dezassseis pinturas de Noah Davis (1983-2015) estão em exibição na galeria David Zwirner, em Londres. Datada de 2007 a 2015, a seleção das imagens que Davis produziu durante a sua breve carreira. “As suas pinturas figurativas e abstractas, realistas e oníricas tratam da escuridão e da história da pintura ocidental, extraídas de fotografias e da vida. São exuberantes e tristes.. E tendem para o arrebatamento ”, escreveu a curadora Helen Molesworth ”. A mostra individual marca a primeira apresentação da obra do artista no Reino Unido.
Jordan Casteel
A artista americana Jordan Casteel, cujos retratos capturam observações detalhadas de seus temas recorrentes- principalmente jovens negros, seus alunos e residentes da comunidade culturalmente do Harlem. Ela agora é representada conjuntamente por Casey Kaplan em Nova Iorque e Massimo de Carlo, que tem galerias em Londres e Hong Kong. A primeira exposição individual de Casteel num museu em Nova Iorque aconteceu recentemente no New Museum. “Within Reach, New Museum” (19 de fevereiro a 3 de janeiro de 2021) apresentou cerca de 40 pinturas que abrangem a sua carreira, que datam de 2013. Nascida em Denver, Colorado, Casteel vive e trabalha na cidade de Nova Iorque. Ela recebeu um MFA da Yale University (2014) e foi uma artista residente no Studio Museum in Harlem (2015-16).
A Vogue americana apresentou não uma, mas duas pinturas de artistas negros. Kerry James Marshall e Jordan Casteel que foram contratados para produzir imagens de capa para a edição de setembro de 2020. Os artistas receberam considerável liberdade criativa e criaram dois retratos inspirados na moda muito diferentes que reflectem as suas práticas individuais. Casteel e Marshall foram convidados a manter o conceito de esperança em mente quando imaginaram os seus retratos. Ficava a critério deles retratar uma pessoa real ou imaginária. Havia um requisito rígido: o assunto tinha que usar um vestido de um dos quatro estilistas selecionados pela Vogue. A primeira imagem da capa da Vogue é de Jordan Casteel.
Abaixo de cão
"O conselheiro especial John Durham indiciou o analista do Brookings Institute Igor Danchenko, mais conhecido como a fonte primária de Christopher Steele, o ex-espião que compilou o agora infame "Steele Dossier" em nome da campanha presidencial de Hillary Clinton em 2016. O caso teve implicações para figuras de alto escalão, mas a acusação é mais imediatamente devastadora para a reputação de muitas personalidades famosas da mídia que divulgaram a história de Steele. Quase todas parecem horríveis hoje, mas a resposta de Rachel Maddow, da MSNBC, foi algo além. Qualquer que seja a categoria abaixo de “jornalista desgraçada”, ela entrou com gosto com a performance da noite anterior....Muitas das acusações referem-se a declarações falsas que Danchenko supostamente fez ao FBI a respeito de suas interações com o "PR Executive-1", descrito como um "indivíduo residente nos Estados Unidos ... que foi um participante de longa data na política do Partido Democrata e, na época, um executivo numa empresa de relações públicas dos EUA. ” O repórter do New York Times Charlie Savage recebeu a confirmação do advogado de um homem chamado Charles Dolan de que Dolan é, de facto, o executivo..." (Matt Taibbi- TK News)