domingo, 31 de julho de 2022

quarta-feira, 27 de julho de 2022

terça-feira, 26 de julho de 2022

Provocações?


 A Rússia declarou pela primeira vez que um dos seus objetivos de guerra finais era a mudança de regime na Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse no domingo que Moscovo ajudará o povo ucraniano a "se livrar do regime" em Kiev. No início do verão, os militares russos concentraram seus objetivos no campo de batalha em "libertar" o Donbas, mas este último comentário de Lavrov sobre a remoção do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky representa o objetivo de guerra mais expansivo até agora."Estamos determinados a ajudar o povo do leste da Ucrânia a se libertar do fardo deste regime absolutamente inaceitável", disse Lavrov na reunião com funcionários da Liga Árabe no Egipto.

Festival de Veneza

Em 31 de Agosto inaugura o 79º Festival de Cinema de Veneza que tem a atriz Julianne Moore como presidente do júri. O festival abre com o filme White Noise do realizador americano Noah Baumbach, baseado num romance de Don DeLillo e protagonizado por Adam Driver e Greta Gerwig, concorrerá ao prestigiado Leão de Ouro. "O resultado é um filme que examina nossas obsessões, dúvidas e medos capturados na década de 1980, mas com referências muito claras à realidade contemporânea”, acrescentou Alberto Barbera, o diretor do Festival.

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Weeknd


 

A imagem

Vivienne Westwood, 82 anos. Irreverente, anti-convencional, activista. A eterna punk.
 

domingo, 24 de julho de 2022

Revoltas?

 A Ministra das Relações Exteriores da Alemanha adverte sobre 'revoltas populares' se o país ficar sem gás. È muito possível. O governo da Alemanha reconheceu que, se a turbina reparada do gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte) não for recebida, o país poderá enfrentar consequências políticas internas devastadoras, como afirmou a ministra Annalena Baerbock, em entrevista à RND.
 

O haraquiri da União Europeia


 

sábado, 23 de julho de 2022

Brad Pitt



 Brad Pitt
apresentou-se na red carpet da ante-estreia do seu novo filme Bullet Train  em Berlim com um look que provocou uma enorme controvérsia nas redes sociais. Vestido com um conjunto, saia e casaco de linho castanho, botas de motard e blusa salmão, estava como sempre lindíssimo.  Adorei.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Revistas






 

Press


A Pressconfiança dos americanos em duas facetas da media noticiosa - jornais e noticiários de televisão - caiu para os pontos mais baixos de todos os tempos. Apenas 16% dos adultos norte-americanos agora dizem que têm "muito" ou "bastante" confiança nos jornais e 11% nos noticiários da televisão.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Macron avisa


 Apesar de afirmar que “a França tem pouca dependência do gás russo”, o presidente Macron anunciou no discurso de comemoração do Dia da Bastilha que a iluminação pública seria desligada à noite para economizar energia. Afirmando que “o verão, o início do outono será muito difícil” para os franceses devido à guerra na Ucrânia, o presidente disse que um corte total do gás russo parecia muito provável. Os cidadãos franceses devem empenhar-se na “sobriedade” energética e se prepararem para preços ainda mais altos dos alimentos, já que Macron anunciou que a iluminação pública será desligada à noite em alguns lugares.

Lunáticos da NATO


Mick Wallace é um membro do Parlamento Europeu que representa a República da Irlanda, conhecido por seu cabelo branco, vestindo camisetas e por atacar os lunáticos belicistas no ocidente que procuram exercer domínio militar sobre o resto do globo. Mais recentemente, Wallace destruiu os líderes da UE que afirmam que a NATO é uma aliança puramente defensiva quando, como ele observa, todas as evidências sugerem que o único propósito da NATO é promover uma agenda imperialista militarista em todo o mundo. Jimmy Dore e o produtor do programa Malcolm Fleschner discutem as frequentes farpas do feroz irlandês dirigidas aos sedentos de guerra nos EUA e na Europa. 

Wallace é membro do Parlamento Europeu da Irlanda para o círculo eleitoral do Sul desde julho de 2019 e é membro do Independents 4 Change – um partido político irlandês de esquerda fundado em 2014.

Balenciaga


 Celebridades na runway de Balenciaga. Desfilaram a cantora Dua Lipa, a atriz Nicole Kidman e a estrela do reality show Kim Kardashian ao lado da modelo profissional Bella Hadid e Naomi Campbell

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Derrota de Macron



O presidente francês Emmanuel Macron sofreu um revés humilhante no parlamento depois que seu esquema de passaporte de vacina foi derrotado. O governo minoritário de Macron queria estender a política segundo a qual qualquer pessoa que entra na França deve mostrar prova de vacinação ou um teste Covid negativo. No entanto, o Rally Nacional (RN) populista de direita, o La France Insoumise (LFI) e os Republicanos de direita (LR) se uniram para votar contra a política. O governo de Macron perdeu a votação por uma margem de 219 votos a 195. “A derrota do projeto foi recebida com aplausos selvagens e aplausos de legisladores da oposição, em imagens que foram amplamente divulgadas nas medias sociais”, relata o Telegraph.  O Ministro da Saúde francês tinha admitido que os passaportes de vacinas são uma forma “disfarçada” de vacinas obrigatórias, apesar de o presidente Macron alegar que os mandatos de vacinas “não serão obrigatórios”. No primeiro dia em que o novo programa estava em vigor, a polícia em Paris estava visivelmente patrulhando bares e cafés exigindo que os clientes mostrassem provas de que tinham o jab.

Biden e o Irão

 

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse em entrevista na quarta-feira que estaria disposto a entrar em guerra com o Irão para impedir que o país obtenha uma arma nuclear , uma posição que atraiu a condenação de grupos de defesa e analistas de política externa que questionaram a moral, estratégia e bases legais para tal postura.

Tweet

Vijay Prashad

@vijayprashad

The imperialist @POTUS, willing to rush war with Iran rather than pursue diplomacy. The war lust of these dangerous men.

A imagem

Peaches, a artista radical do electroclash que cativou os ouvintes em 2002 com o seu primeiro álbum Teaches of Peaches que incluía chocantes temas líricos de sexualidade queer, romance de gênero e feminismo convicto.

Schiaparelli: a surrealista



 Schiaparelli: Alta-Costura,  Outono/Inverno 2022. A Semana de Moda de Alta-Costura arrancou com o regresso da Schiaparelli aos desfiles presenciais, dois anos após ter apresentado as suas coleções em formato digital. E foi um momento triunfal, daqueles que têm grande chance de entrar na história. Daniel Roseberry , o jovem estilista americano da marca, não dá ponto sem nó e a cada coleção eleva o seu próprio pulso criativo, desta vez deixou as proporções desmedidas por silhuetas mais delineadas e justas ao corpo, com um paleta de cores que se restringiu ao preto, dourado e branco. 

Visionária, inovadora, ousada e surrealista, a estilista italiana radicada em Paris é muito mais do que apenas a rival de Coco Chanel. Em 1916, com o marido, mudou-se para Nova Iorque. No navio que os levou para os Estados Unidos, Elsa ficou amiga de Gabrièle Picabia, esposa do pintor dadaísta Francis Picabia, que a apresentou a artistas importantes como como Man Ray  e Marcel Duchamp. Em 1922, já divorciada, voltou para a Europa. Fixada em Paris, durante o dia ela trabalhava num antiquário, e à noite, frequentava os mesmos bares e restaurantes que reuniam artistas e boêmios. Ela tinha 32 anos, e foi só aí, que ela e a moda se encontraram. Ela foi ao ateliê de Paul Poiret, grande estilista da época, acompanhar uma amiga. Já que estava lá, experimentou alguns vestidos. Poiret ficou encantado com o estilo peculiar de Elsa, e sugeriu que ela levasse emprestadas algumas peças, quando quisesse. Foi aí que conheceu de perto a alta-costura, o que a levou a começar a desenhar roupas.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Paula Rego

 

Revistas





 

Os Johnsons


 Boris e Carrie Johnsons divertiram-se  imenso em Downing Street. A ilustração é do português André Carrilho. Ilustra um artigo muito divertido publicado na americana Harper`s Magazine. Os Johnsons gastaram uma fortuna no papel e noutras extravagâncias quando decoraram a residência oficial. Reformaram o famoso número 11 com o dinheiro dos contribuintes.

Balenciaga Couture


Elon Musk prefere DeSantis

 
Elon Musk
sobre uma possível candidatura de Trump diz: "Eu não odeio o homem, mas está na altura de pendurar o chapéu e remar para o por do sol. Mas numa possível corrida pelo DeSantis 2024, Musk repetiu os seus comentários anteriores de que se inclinaria a apoiar o governador da Flórida.“ Se DeSantis concorrer contra Biden em 2024, então vencerá facilmente – ele nem precisa fazer campanha .” disse o bilionário. Os comentários de Musk na segunda-feira continuam uma série de declarações políticas de alto nível que o bilionário fez em 2022, que incluíam descrever o Partido Democrata como o partido de “ divisão e ódio ” e se identificar como parte de uma “onda vermelha massiva em 2022”. revelando seu voto na candidata republicana Mayra Flores (R-Texas).

Cinga Samson

O artista Cinga Samson da África do Sul  diz que "não quer criar obras que alimentem as fantasias ocidentais sobre o que é a África.” Algumas das peças mais recentes de Cinga, pinturas em grande formato de homens e mulheres negros reunidos como se participassem numa cerimônia. Brincam com noções do sobrenatural ao mesmo tempo que subvertem retratos estereotipados da espiritualidade africana.  Este artista de 35 anos é representado a nível global pela galeria White Cube de Londres.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

O último império


"O que explica a resposta hiper-ideológica da América à crise na Ucrânia? Menos de um ano antes de Vladimir Putin lançar sua invasão, Washington havia encerrado duas décadas de péssimas guerras de mudança de regime, travadas em nome de plantar “liberdade” no solo inóspito daquela região. Havia, ou parecia haver, um amplo consenso de que o moralismo liberal na política externa estava desacreditado: ele havia desestabilizado faixas inteiras do Oriente Médio e do Norte da África e atolado a América e seus aliados nas inimizades sangrentas e intrincadas da região – e para que fim ?~

No entanto, agora, alguns meses depois, os Estados Unidos e seus aliados da NATO estão mais uma vez num caminho de escalada, entregando biliões de dólares em armamentos sofisticados para Kyiv, enviando agentes secretos para ajudar os ucranianos e montando massivos (se até agora inúteis) sanções econômicas contra a Rússia. Esta é uma guerra por procuração contra Moscovo em que a vitória ocidental ou ucraniana é uma fantasia absoluta . E, no entanto, Washington, ao que parece, está preparado para lutar contra o Kremlin até o último ucraniano. E tudo isso foi feito, mais uma vez, para vencer, como o presidente Biden twittou , “Uma grande batalha pela liberdade. Uma batalha entre democracia e autocracia. Entre liberdade e repressão.

Ao persistir dessa maneira, o bloco ocidental liderado pelos EUA, o último império ideológico do mundo, garantirá sua própria morte, e o canto do cisne dará lugar a uma elegia autocomposta". ( Dr. Arta Moeini. Director de The Institute for Peace & Diplomacy)

quarta-feira, 6 de julho de 2022

López Obrador

O presidente Andrés Manuel López Obrador disse na segunda-feira que se Julian Assange for condenado nos Estados Unidos pelo caso WikiLeaks, uma campanha deve ser lançada para desmantelar a Estátua da Liberdade em Nova Iorque porque esse país teria perdido a sua identidade. Em entrevista coletiva do Palácio Nacional, o presidente do México afirmou que uma condenação contra o jornalista significaria a perda do simbolismo que a efígie representa e considerou que a media deveria convocar uma grande concentração para exigir o perdão do ativista.

domingo, 3 de julho de 2022

Rick Owens


 

Jeffrey Sachs


A Covid-19 não veio da natureza, mas foi uma liberação acidental "da biotecnologia de laboratório dos EUA", afirmou o economista e autor de renome mundial Jeffrey Sachs.“ Portanto, é um erro, na minha opinião, da biotecnologia, não um acidente de um transbordamento natural”, reiterou. O acadêmico observou que, embora “não saibamos com certeza” se esse é o caso, há “evidências suficientes” apontando para isso, que “devem ser investigadas”. Sachs lamentou que esta versão, no entanto, “não esteja sendo investigada, nem nos Estados Unidos, nem em nenhum lugar”. E esconderam e calaram-se que nem ratos.

Max Mara




 "Começou com uma pintura : uma mulher sentada numa cadeira, pernas cruzadas, captada de perfil. Duas outras estão sentados aos seus pés, uma olhando para fora, segurando o olhar do espectador. Eu parei quando me deparei com isso", diz o diretor criativo da Max Mara sobre o trabalho de Nikias Skapinakis. O estilista Ian Griffiths regressou ao local da descoberta: a Coleção Calouste Gulbenkian em Lisboa que acolheu a sua coleção Resort 2023 nos jardins do complexo modernista da fundação. Pesquisas posteriores revelaram os sujeitos do retrato: a pianista Maria João Pires, a romancista Fernanda Botelho e, mais marcante para a designer, Natália Correia, intelectual e activista nascida nos Açores em 1923. 

Celine


 

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Branko


 

China e Rússia


 Em mais um exemplo da aliança cada vez mais estreita entre a Rússia e a China, a Marinha chinesa e a Frota do Pacífico da Rússia estão se envolvendo em operações de jogos de guerra, em conjunto ao redor do Japão, de acordo com o Ministério da Defesa japonês. Relatos de exercícios militares coordenados não foram oficialmente reconhecidos pela Rússia ou pela China, embora o Japão continue publicando atualizações regulares sobre os movimentos dos navios. Os exercícios navais foram aparentemente focados em torno das ilhas de Miyako e Okinawa, que abrigam 50.000 forças dos EUA, bem como um corredor de 70 milhas de largura entre a ilha de Yonaguni e Taiwan. Embora não seja inédito, a cooperação militar no Pacífico entre a Rússia e a China cresceu em frequência, com exercícios navais aumentando no mês passado. O Japão classifica esses movimentos de “demonstração de força”.

Revistas




Givenchy


 Para a primavera-verão 2023, o diretor criativo da marca Matthew Willliams identifica as roupas e acessórios arquetípicos que compõem um guarda-roupa autêntico e os amplifica através das possibilidades artesanais e tecnológicas do artesanato parisiense. Refletindo uma abordagem geracional dos códigos de vestimenta da história, os sintomas subculturais surgem numa expressão livre e fluida de roupas comunitárias inspiradas nos homens – artistas, músicos, designers – que orbitam Williams em sua vida pessoal e na sua prática na Givenchy. Alkaline, o artista de dancehall e reggae nascido na Jamaica, distinguido por seu visual radical e lentes de contacto escuras, pontua e influencia o show. num estudo de desconstrução através de lentes de alta costura.