quinta-feira, 30 de novembro de 2023
Kissinger, amigo da China
Para muitos militantes de esquerda, Kissinger foi um criminoso. Ao serviço dos Estados Unidos. Mas o que é Biden, Clinton ou Nixon? Só que Kissinger era mais inteligente. "As contribuições de Kissinger como Secretário de Estado incluem o apoio a Israel durante a Guerra Árabe-Israelense de 1973, as chamadas missões diplomáticas de intermediação em todo o Oriente Médio, o estabelecimento de relações com a China e a política de distensão com a antiga União Soviética", afirma o órgão de informação russo Sputnik.
terça-feira, 28 de novembro de 2023
Mudança geracional
A maioria dos adultos americanos não estaria disposta a servir nas forças armadas se os EUA entrassem numa grande guerra, revelaram sondagens recentes, enquanto a confiança do público nas forças armadas parece estar a diminuir. Em 2023, o Exército e a Força Aérea ficaram aquém dos respetivos objetivos em cerca de 10.000 recrutas, enquanto a Marinha ficou aquém dos respetivos objetivos em cerca de 6.000. Desde 1987, o número de pessoal em serviço ativo caiu 39 por cento. Especialistas dizem que tais deficiências são preocupantes num cenário global cada vez mais volátil, com a liderança americana insegura. De acordo com a Newsweek, especialistas dizem que há uma combinação complexa de fatores que contribuem para as questões de recrutamento militar, incluindo a adaptação de suas mensagens para uma geração-alvo mais jovem, mais absorta em tecnologia moderna e histórias de suposto marketing "acordado" prejudicando o recrutamento, bem como um impacto econômico.
Marisol
Em exibição no Museu de Belas Artes de Montreal, até 24 de Janeiro encontra-se uma retrospectiva da artista Marisol que é um dos ícones enigmáticos da arte pop. Marisol nasceu em Paris, filha de pais venezuelanos, e passou a juventude entre Caracas, Nova Iorque e Los Angeles. Frequentou a École des Beaux-Arts de Paris antes de se estabelecer em Nova Iorque no início dos anos 1950, estudando com Hans Hofmann e desenvolvendo o seu interesse pela escultura. Os seus primeiros trabalhos são fortemente influenciados pela pintura expressionista abstrata e pela arte pré-colombiana que ela descobriu em exposições nas viagens ao México. As suas impressionantes figuras totêmicas em tamanho real consistem em montagens de mídia mista que combinam madeira com desenho, pintura e objetos encontrados num estilo satírico. Muitos deles retratam o papel da mulher na sociedade.
Luis Vidal
Nasceu em Barcelona em 1970. É um dos artistas espanhóis com maior projeção internacional. Já expôs na Alemanha, Dinamarca, Canadá, Brasil e EUA. A sua obra, situada entre o compromisso social e as configurações artísticas mais inovadoras, gira em torno de questões socialmente controversas.
Projetos como “Umbilical Meninos” (2001) marcaram uma trajetória pessoal pouco convencional. Luis Vidal transita com desenvoltura pelos campos da escultura, instalação, gravura em couro e desenho; também faz circular o seu trabalho nos mais prestigiados museus e galerias internacionais. No entanto, o seu trabalho não se afastou dessa irritante qualidade subversiva, trilhando o seu próprio caminho sem ficar preso nas engrenagens da elite de colecionadores ou críticos de arte. Vidal é dotado de uma perspectiva mais global sobre a dura realidade que nos rodeia. A vida – em toda a sua violência interior, corrupção e luta sem fim entre o bem e o mal – é canalizada nas suas instalações não como um formalismo consagrado e provocativo, mas como uma experiência emocional em construção, que é, portanto, capaz de ser contemplada pelo espectador. com o necessário distanciamento crític
domingo, 26 de novembro de 2023
Shirin Neshat
Os filmes de Shirin Neshat visualmente atraentes exploram a cultura do Islão, especialmente a condição das mulheres naquele mundo, onde elas têm mais poder do que muitas vezes se supõe. Ao questionar a política sexual, Neshat revela algo da condição coletiva, dos seus rituais, conflitos e emoções. Em Passage , um grupo de homens carrega um corpo envolto, num pano branco por uma praia. Distante um grupo de mulheres vestidas com xadores pretos cava uma cova com as mãos, enquanto uma criança organiza um círculo de pedras. Estas cenas mínimas e enigmáticas, com uma banda sonora assustadora de Philip Glass, foram filmadas na cidade costeira marroquina de Essaouira. O local onde Neshat trabalhou antes tem características semelhantes à paisagem. Mas a geografia é quase secundária em relação ao filme. Inspirado no conflito israelo-palestiniano, especificamente nas imagens televisivas de corpos erguidos durante os cortejos fúnebres, Passage pode ser o filme mais oportuno e comovente de Neshat até agora.
"A arte não é apenas estética. Não é uma ideia abstrata afastada da realidade da vida quotidiana como a guerra e a violência". Digo eu: temos de escolher um lado. Shirin Neshat ganhou o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 1999.
sábado, 25 de novembro de 2023
sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Free Palestine
Ao vivo na cidade de Nova Iorque. As pessoas manifestam-se pela Palestina durante o evento 'Shut it Down' da Black Friday. Eles pedem um cessar-fogo contínuo e uma Palestina Livre. A partir do Washington Square Park, onde convergem os manifestantes e depois marcharão para demonstrar que não pode haver comércio ou negócios como de costume enquanto o genocídio ocorre. Contestam as mentiras da media corporativa.
quinta-feira, 23 de novembro de 2023
quarta-feira, 22 de novembro de 2023
David Ignatius
"David Ignatius, colunista de segurança nacional do Washington Post , tem sido um apologista do Pentágono e da Agência Central de Inteligência nas últimas décadas. No passado, ele defendeu o programa de assassinatos políticos da CIA, bem como o seu programa de tortura e abusos. Ele nunca condenou o treino de esquadrões da morte pela CIA na América Central e nunca deplorou o programa Phoenix durante a Guerra do Vietname, quando a CIA conduziu uma campanha paramilitar de interrogatórios, tortura e assassinato que teve como alvo muitas vítimas inocentes. Agora, ele tem um novo cliente – as Forças de Defesa de Israel – e as FDI não poderiam ter um estenógrafo melhor do que David Ignatius. .. Admite que está a olhar para a Guerra de Gaza “em grande parte através dos olhos israelitas” e, como resultado, credita às FDI a tentativa de “separar o Hamas da população civil, um preceito clássico da guerra de contrainsurgência”. Mas Israel não está a travar uma guerra de contra-insurgência; está a travar uma terrível guerra de contravalores e de contraforças que está a aniquilar a população civil e as infraestruturas". (Melvin A. Goodman, ex analista da CIA é pesquisador sênior do Centro de Política Internacional e professor de governo na Universidade Johns Hopkins.)
terça-feira, 21 de novembro de 2023
O poeta Mosab Toha
O poeta palestino Mosab Abu Toha, sequestrado no fim de semana pelas forças israelenses enquanto tentava entrar no Egito com a sua família, foi libertado. Notícias de David Remnick e Diana Buttu sugerem que Abu Toha foi espancado e interrogado, juntamente com outras 200 pessoas, e depois libertado pelas FDI. Ele agora está recebendo tratamento médico e encontra-se com a sua família. O seu poema, “What Is Home?” está traduzido em 21 idiomas. Em 29 de outubro de 2023, Abu Toha postou um vídeo no Instagram da casa de sua família, agora destruída e reduzida a escombros, em Beit Lahiya, no norte de Gaza. “Aquela costumava ser minha casa”, diz ele, olhando por cima do ombro. “Não há nada, não há nada ali. Nem os meus livros. Nem as minhas heranças. Nem a cozinha. Nada.
Rosalia, o estilo
Arundhati Roy
A escritora indiana internacionalmente aclamada Arundhati Roy, vencedora do Prémio Booker de Ficção pelo seu romance O Deus das Pequenas Coisas (1997), emitiu uma declaração fortemente formulada condenando o ataque homicida israelita à população de Gaza. A situação atual de Roy está ligada aos furiosos ataques em curso aos direitos democráticos em todos os países capitalistas. Ela transmitiu a sua mensagem sobre Gaza ao Festival de Literatura de Munique por vídeo, no dia 16 de Novembro. Enfrenta atualmente acusações sinistras e apresentadas pelo governo de ultra-direita do BJP na Índia por observações que fez em 2010 em relação à autodeterminação da Caxemira.
A ativista dos direitos humanos fez um discurso fortíssimo em solidariedade com o povo de Gaza e aos milhões de pessoas ao redor do mundo que se manifestam por uma cessar-fogo. Também aludiu á repressão draconiana do governo alemão e ao financiamento contínuo da ocupação pelos EUA e outros países, afirmando que “Se permitirmos que este massacre descarado continue… algo na nossa moral será alterado para sempre”.
Indonésia com a Palestina
Pictures for Palestine
Lançado no início desta semana, Pictures for Palestine reuniu um grupo internacional de 150 artistas que estão a vender as suas gravuras por 100 libras cada para ajudar na crise humanitária em Gaza.A venda está a angariar fundos para a Assistência Médica aos Palestinos (MAP) – uma instituição de caridade que antecede o ataque inicial para aqueles que viviam sob ocupação e que foi a primeira a chegar ao terreno quando o ataque militar começou. Continua a ser uma das poucas organizações que ainda funcionam, distribuindo suprimentos médicos, ajuda e alimentos dentro de Gaza à medida que a situação humanitária piora. Há fotos de Cindy Sherman, Carlijn Jacobs, Jet Swan, Ben Thomas e Jamie Hawkesworth, a de muitos outros.
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
Concerto de Shibuya
O compositor e pianista japonês Keiichiro Shibuya apresentou a sua colaboração com o mundo da tecnologia – um andróide que canta e é dotado de inteligência artificial- num magnifico concerto no Festival de Cinema de Lisboa.
domingo, 19 de novembro de 2023
Demissão no Times
Anne Boyer, editora de poesia da New York Times Magazine , que publica um poema por semana, anunciou a sua demissão na quarta-feira em oposição ao genocídio em Gaza. Embora não tenha sido declarado diretamente, isso foi inquestionavelmente entendido como uma crítica contundente à política editorial do New York Times e da New York Times Magazine. Como observou um comentador, a declaração “tem como alvo direto a linguagem usada pelo seu (agora antigo) empregador na cobertura da guerra em Gaza”.
Na sua carta de renuncia, Anne Boyer afirma: "A guerra do Estado israelita apoiada pelos EUA contra o povo de Gaza”, continuou ela, “não é uma guerra para ninguém. Não há segurança nele ou fora dele, nem para Israel, nem para os Estados Unidos ou a Europa, e especialmente não para os muitos povos judeus caluniados por aqueles que afirmam falsamente lutar em seus nomes. O seu único lucro é o lucro mortal dos interesses petrolíferos e dos fabricantes de armas...Não posso escrever poesia no tom 'razoável' de quem pretende nos acostumar a esse sofrimento descabido. Chega de eufemismos macabros. Chega de paisagens infernais higienizadas verbalmente. Chega de mentiras belicistas."
sábado, 18 de novembro de 2023
March for Gaza
Começou há minutos o protesto em Brooklyn contra o genocídio em Gaza. Entretanto continuam os ataques a bases dos Estados Unidos no Médio Oriente.
Tadao Ando
O pavilhão com paredes de concreto de Tadao Ando nos Queen Victoria Gardens de Melbourne foi aberto ao público. Ele permanecerá em exibição até 28 de março de 2024. A criação do arquiteto japonês vencedor do prêmio Pritzker é a décima encomenda do MPavillion e seu primeiro projeto na Austrália. O pavilhão é composto por uma cobertura revestida de alumínio de 14,4 metros que repousa sobre uma coluna central de três metros de altura. Um santuário fechado é formado por dois quadrados deslocados preenchidos até a metade por um espelho d'água. Janelas de fenda horizontais abrem o espaço para o exterior.
sexta-feira, 17 de novembro de 2023
Revolta do deep state
Parte do deep state revoltaram-se contra Biden, de acordo com o Wall Street Journal. As notícias dizem que nada menos que 500 nomeados e funcionários de 40 agências, incluindo o Conselho de Segurança Nacional e o Departamento de Justiça, enviaram a Biden uma carta exigindo que ele pedisse um cessar-fogo e uma “desescalada entre Israel e Hamas: “Os americanos não querem que os militares dos EUA sejam arrastados para outra guerra dispendiosa e sem sentido no Médio Oriente.” Os signatários são corajosamente anônimos.
Será uma boa ideia?
O Presidente Biden, que se autodenomina um “sionista” e um sólido apoiante de Israel, mas que enfrenta uma campanha de reeleição cada vez mais difícil em menos de um ano, começa a questionar-se se o seu apoio a uma longa e sangrenta guerra israelita e a ocupação de Gaza, para não mencionar a ocupação contínua e cada vez mais violenta da Cisjordânia pelas FDI e a expansão contínua de colonos violentos que se apropriam de terras naquela região, é uma excelente ideia.
quinta-feira, 16 de novembro de 2023
Demissões na Documenta
É a vida
terça-feira, 14 de novembro de 2023
A magnifica russófila
The Smile
Wall of Eyes é o novo álbum do trio The Smile (Thom Yorke e Jonny Greenwood do Radiohead mais o baterista Tom Skinn) que será lançado em janeiro. Terá um vídeo dirigido pelo cineasta Paul Thomas Anderson.
domingo, 12 de novembro de 2023
Jill Stein
Como a Internet descobriu recentemente, Jill Stein vai-se candidatar às presidenciais dos Estados Unidos 2024. Esta mulher de 73 anos, médica dbiliciste profissão, e que na juventude foi vocalista de uma banda folk-rock alternativo, vai candidatar-se pelo Partido Verde. Tendo como pano de fundo a guerra por procuração na Ucrânia e o apoio de cheque em branco à destruição implacável de Gaza por Israel, Stein irá certamente conquistar pelo menos alguns eleitores progressistas indignados com a administração do belicista Biden .
Acabou
"Depois de meses de pesadas perdas numa contra-ofensiva contra a Rússia, em grande parte estagnada, a tensão entre os principais líderes da Ucrânia revelou-se de forma estranha nos o o heroi dias — o que levou o Presidente Volodymyr Zelensky a apelar ao fim das lutas políticas internas.
O apelo de Zelensky para acabar com qualquer luta interna veio depois que ele se envolveu na sua rara disputa pública com o comandante das forças armadas da Ucrânia, general Valery Zaluzhny, sobre se a guerra atingiu um “impasse” ao estilo da Primeira Guerra Mundial – como Zaluzhny afirmou em um recente entrevista com o Economist". (Washinghton Post). Os jornais americanos do sistema já estão a destruir o mito do herói Zelensky.
sábado, 11 de novembro de 2023
Nicole Eisennan
Palestina Bienal de Veneza
Eles apresentarão uma exposição com o título provisório Anchor in the Landscape, que faz referência a fotografias de oliveiras palestinas tiradas por Broomberg e Rafael Gonzalez. “Desde 1967, um total de 800.000 oliveiras palestinianas (muitas das quais com mais de 1.000 anos) foram destruídas pelas autoridades e colonos israelitas”, escreve a organização.
quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Rashida Tlaib
segunda-feira, 6 de novembro de 2023
Elon Musk
Elon Musk deixou a sua marca nos carros, no espaço sideral, nas redes sociais e agora está migrando para a IA . O CEO da X revelou planos para sua empresa de IA, xAI, em Julho, com documentos judiciais registrando a corporação. Em uma postagem no X, ele anunciou oficialmente a empresa, descrevendo-a como uma IA que “entende a realidade”. Agora Musk voltou ao X para escrever que o xAI foi lançado no sábado, 4 de novembro, para um “grupo seleto”, presumivelmente, testadores beta.