sábado, 23 de março de 2024

Ataque terrorista em Moscovo


Há um mês no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, Victoria Nuland prometeu que a promessa à Ucrânia permitiria "acelerar a guerra assimétrica que tem sido mais eficaz" e que Putin iria de certeza "enfrentar algumas surpresas desagradáveis." Nuland deixou o cargo de Vice-Secretária de Estado 10 dias antes deste vídeo. Civis de Moscovo foram mortos num ataque terrorista (guerra assimétrica).
Victoria Nuland, a sub-secretária de Estado para Assuntos Políticos deixou o cargo. Não se sabe se foi por sua vontade ou por demissão. Alvo frequente de críticas por suas opiniões agressivas sobre a Rússia e as suas ações na Ucrânia. Figura chave do golpe de estado na Ucrânia em 2014, pertence a um grupo de falcões muito agressivos. É casada com Robert Kagan o fundador do Projeto neoconservador para o Novo Século Americano, membro sênior da Brookings Institution. Foi conselheiro de política externa de candidatos presidenciais republicanos dos EUA, bem como de administrações democratas através do Conselho de Política de Relações Exteriores. Ele tem uma coluna mensal sobre assuntos mundiais para o The Washington Post.

A estrela de Nuland pareceu começar a desaparecer quase imediatamente após a sua promoção ao cargo de Secretária de Estado Interina no verão passado, que ela assumiu temporariamente até fevereiro, mantendo o seu papel de Subsecretária de Assuntos Políticos. Larry Johnson, ex agente da CIA argumenta que o papel do subsecretário de Assuntos Políticos é mais poderoso, uma vez que a burocracia estrangeira do Departamento de Estado se reporta a ele. E também ressalta que não há outro trabalho para ela que seria melhor, mesmo que ela não tivesse dado brilho à aposentadoria em sua demissão.  Dá que pensar.  O ataque terrorista de Moscovo tem a cara do tio Sam. O ISIS trabalha com a CIA desde o tempo de Obama.

Sem comentários: