sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Protesto de Christo

Depois de investir 15 milhões de dólares do seu próprio dinheiro e trabalhar durante mais duas décadas para realizar uma obra de land art monumental que transformaria completamente o rio Arkansas no Colorado, o artista conceptual Christo anunciou que se vai afastar o projecto. É um maneira e protestar contra o actual presidente americano. O artista búlgaro disse que ficou chocado quando Trump foi eleito. "A decisão fala por si mesma. Eu vim de um país comunista. Uso o meu dinheiro, o meu trabalho e os meus planos porque gosto de ser totalmente livre. Agora, o governo federal é o nosso patrão. O estado possui a terra e eu não quero fazer um projecto que beneficie este senhorio", declarou. O projecto envolve a cobertura temporária de tecido prateado ao longo de quase 5 quilómetros do rio Arkansas. Os residentes do Colorado, por acreditarem que a obra iria colocar em risco os animais selvagens no estado, processaram o artista. Mas o tribunal federal decidiu a favor de Christo, embora ainda espere o veredicto de um último julgamento que será resposta aos vários recursos.

Sem comentários: