sábado, 30 de abril de 2011

Souvenir de Londres




David Lopes Ramos (1948-2011)


Era um encanto de pessoa. Ainda há uns meses atrás trocámos umas impressões sobre restaurantes junto à porta de entrada do jornal Publico onde eu aguardava a saída do José António Cerejo. O David, amigo de londa data, esteve ali a fazer-me companhia e até me deu umas dicas gastronómicas muito interessantes. O seu funeral foi hoje ao fim da manhã.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

William Kentridge


Man With Trumpet (2010)
Até 14 de Maio, a Galeria Lia Rumma de Milão apresenta uma exposição do artista sul-africano William Kentridge que, apesar de ter uma obra multifacetada é mais conhecido pelos seus filmes de animação.

Madonna




Nos tempos do filme "Desesperadamente Procurando Susana", realizado pela nova-iorquina Susan Seidelman, e em 2010 com a filha Lourdes numa cerimónia da entrega dos Globos de Ouro. O vestido da yuppie junkie é indescritível. Desculpe lá João Lopes, mas a Madonna sempre foi uma mulher pirosérrima.

Diane Arbus


Identical Twins (1962) é uma das fotografias incluidas na exposição People and Other Singularities que a Gagosian Gallery de Los Angeles apresenta até 27 de Maio. Diane Arbus captou a memória colectiva dos Estados Unidos.

Glenn Ligon









America. Assim se intitula a exposição que está no Whitney Museum of American Art até 4 de Junho. A retrospectiva das obras de Glenn Ligon inclui uma centena de pinturas, desenhos, esculturas, fotografias e ainda baixos-relevos em néon que ilustram um percurso iniciado na década de 80. Nascido no Bronx, este artista explora temas relacionados com a raça, o desejo e a identidade. We`re black and strong... O Presidente Barack Obama comprou-lhe uma peça desta série onde afirma o orgulho da sua negritude.

Tio Pepe





Empoleirado no telhado de um antigo hotel o anúncio luminoso resistia galhardamente. Sempre que visitava Madrid sentia-me satisfeita por ver que a emblemática imagem continuava no seu lugar. Agora a Puerta Del Sol parece mais vulgar e descaracterizada. O Tio Pepe foi retirado dali para ser restaurado. Mas dizem que vai voltar a reinar no coração da capital espanhola. Um brinde ao famoso cavalheiro do Jerez com o seu chapéu de aba direita e a sua guitarra flamenca. Bem "saleroso".

Homem tranquilo





As crónicas de António Sousa Homem, um homem dotado de uma melancólica serenidade, são sempre uma delícia. Estive na apresentação do livro Um Promontório em Moledo, mas não gostei da apresentação. Pedro Lomba foi enfadonho e repetitivo. A irritante barbie Joana Amaral Dias tentou ser original. Tentou. O Francisco José Viegas falou pouco, mantendo-se na sombra. Quanto ao autor, como já se esperava, não apareceu. Vive no Minho e a idade avançada pede-lhe sossego. Desolado, sem paciência para as modernices da vida urbana, prefere ficar retido num mundo que ele sabe já não existir. A história move-se muito depressa. Talvez demais.

Sofia Areal


Hoje, pelas 22 horas. Sofia Areal apresenta pintura e desenho na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Dez anos de trabalho, sem alarde. Vamos ver. É uma produção dos Artistas Unidos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Blank City

Cidade Vazia


Mal posso esperar para ver este documentário da francesa Celine Danhier sobre a efervescência artística na downtown de Manhattan nos finais da década de 70 e início dos anos 80 que trouxeram o culto do artista interessado na fama e no dinheiro. Blank City retrata a criatividade dos desprendidos movimentos musicais e cinematográficos, sempre numa lógica de transgressão, que surgiram numa zona dominada pelo crime e os traficantes de droga. Agora tudo mudou. A cidade tornou-se demasiado clean para o meu gosto. O filme já fez o tour dos festivais e deve estar a estrear nos Estados Unidos.

Arte explicada


Escolas inglesas



Os piolhos e as lêndeas voltaram a atacar os cabelos das crianças inglesas. Pais desesperados pedem o regresso das nit nurses, as enfermeiras que visitavam as escolas na década de 70 para inspeccionar a presença desses indesejáveis parasitas que se propagam por contágio.

Lorna Simpson




Lorna Simpson: Gathered é uma exposição de fotografias, vídeos e filmes que está no Brooklyn Museum até 21 de Agosto. Gosto imenso do trabalho desta artista afro-americana que explora questões relacionadas com a identidade feminina.

Ai Weiwei





Não se sabe exactamente o que aconteceu ao artista plástico Ai Weiwei, há até quem tema o pior. Piratas informáticos, ligados ao regime autoritário chinês, deitaram abaixo a petição das 90 mil assinaturas que corria na Internet exigindo a libertação do activista dos direitos humanos, preso desde o dia 3 de Abril. Nesta iniciativa estão envolvidos os principais museus de Nova Iorque, Londres e Berlim.

Sousa Homem



Amanhã vai ser lançado na Livraria Bertrand do Chiado, o livro do reaccionário minhoto António Sousa Homem. Os apresentadores de Um Promontório em Moledo são Joana Amaral Dias e Pedro Lomba. Íntimo do autor, unha e carne, o Francisco José Viegas também participa.

25 de Abril


"A liberdade de expressão define-se hoje como o direito de comprar o jornal e de ligar a televisão. Curioso uso das palavras, porque este não é o direito de nos exprimirmos, mas de lermos ou vermos o que outros exprimem. Os jornalistas debitam as suas sentenças, entrevistam, seleccionam e cortam as declarações dos entrevistados, e de vez em quando alguns figurões são convidados para espaços de «opinião..." (João Bernardo). Já passaram 37 anos desde que o retrato de Salazar foi retirado da parede. A conversa fiada dos comentadores e as perguntas idiotas dos jornalistas caça-políticos em qualquer contexto já não se aguenta. Retirem-se, por favor.

domingo, 24 de abril de 2011

Isa Leshko








A fotógrafa americana Isa Leshko é a autora da impressionante série Elderly Animals. Capta variadíssimos animais domésticos em poses espantosas. Este cavalo desconfiado parece querer dizer-nos qualquer coisa. Talvez uma advertência. O cão e a galinha transmitem tristeza.

David Linch



David Linch é mais conhecido como cineasta, mas também se dedica às artes plásticas. Até 28 de Maio apresenta New Paintings and Sculpture na William Griffin Gallery em Santa Mónica.

sábado, 23 de abril de 2011

Honey-Badu

Muffin Man

Frank Zappa


O estrambótico Frank Zappa algures em Nova Iorque (1967) retratado pelo fotógrafo e cineasta Jerry Schatzberg.

Greed




Seis artistas internacionais integram o ciclo de exposições e La Conservera-Centro de Arte Contemporáneo de Murcia que se prolonga até 15 de Maio. Destaco o italiano Francesco Vezzoli com a peça Greed onde repete a lógica e a estética de Marcel Duchamp que criou em 1921 Belle Haleine: Eau de Voilette, utilizando um frasco de perfume Rigaut e a etiqueta alterada. Um anúncio de 60 segundos, dirigido por Roman Polanski, acompanha a apresentação da fragrância de Vezolli.

Katy Grannan




Até 14 de Maio, a fotógrafa americana Katy Grannan (1969) apresenta as séries The Believers e The Boulevard no espaço alternativo Salon 94, em Manhattan. São retratos de figuras um tanto insólitas. O crítico de arte Jerry Saltz considera-a assim uma espécie de Charles Bukowski da fotografia, uma "poeta dos perdedores".

Noruega


Segundo os últimos dados fornecidos pela ONU, a Noruega continua a ser o melhor país para se viver. O quinto exportador mundial de petróleo tem estabilidade política e soube enfrentrar a crise económica graças a uma boa gestão. O desemprego, que maravilha, não ultrapassa os 3%. Jens Stoltenberg, o Primeiro-Ministro deste invejado paraíso nórdico, surge no top 20 dos homens mais elegantes da revista Madame Fígaro.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Tim Hetherington

O fotógrafo britânico Tim Hetherington foi morto na Líbia, num ataque de morteiro das tropas do ditador Kadafi aos rebeldes de Misrata. Tinha 41 anos e estava nomeado para o Óscar com o documentário Restrepo sobre um pelotão de soldados americano no Afeganistão. Mais quatro fotógrafos ficaram feridos, alguns deles em estado grave.

Art Fair


Entre 26 e 29 de Maio decorre a SWAB -Feira de Arte de Barcelona que este ano reúne 5o galerias, vindas de 15 países. Pedro Serrenho (Lisboa) e Nuno Centeno (Porto) vão participar neste evento ainda a tentar projectar-se a nível internacional.

Art Farm

Art Farm é um dos últimos projectos do polémico artista Wim Delvoye. Nascido na Bélgica em 1965 viveu em Nova Iorque durante a década de 90. As galerias mostram-se relutantes em expor as suas obras que são demasiado radicais, portanto difíceis de engolir pelo mercado. Actualmente comprou uma quinta na China onde se dedica a fazer tatuagens a porcos com o logotipo da marca francesa Vouitton, ultrapassando assim as fronteiras da legalidade. Conceptual, há quem o compare ao italiano Piero Manzoni.

Contraste

One Day And Back Then by Xaviera Simmons

No Porto


Hoje, seis e meia da tarde. Aconselho os portuenses e visitantes a irem até à FNAC em Santa Catarina onde o encenador Ricardo Pais vai apresentar Contra a Literatice e Afins de João Gonçalves. Um homem que não prescinde do direito à indignação.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Elegantes

Ron Arad

Mark Ronson

A revista francesa Madame Fígaro elegeu os 20 homens mais elegantes segundo os seus critérios, alguns deles bastante discutíveis. A lista dos eleitos, encabeçada pelo actor Colin Firth, inclui figuras como o governante espanhol Rodríguez Zapatero (um straight man), o estilista Tom Ford, o cineasta Baz Luhrmann, o músico Mark Ronson, o ex-modelo e actor Alexander Skarsgard, o designer Ron Arad, o jornalista Tyler Brulé (Monocle) e outros nomes da política, do espectáculo e dos negócios.

Jennifer Egan

A escritora americana Jennifer Egan (1962), que vive em Brooklyn, ganhou o Pulitzer Prize com o livro A Visit From The Goon Squad que é sobre "crescer e envelhecer na era digital". No fundo sobre o tempo.

Nómada

Activista política e feminista, Ayaan Hirsi Ali cursou Ciências Políticas na Holanda onde chegou a ser deputada mas foi obrigada a renunciar ao cargo devido às ameaças de morte dos fundamentalistas islâmicos. Sentiu na pele as desumanas regras impostas às mulheres pela religião. Fugiu com 22 anos da Somália onde nasceu, depois de sofrer a experiência traumática da ablação do clitóris. Actualmente vive nos Estados Unidos, rodeada de seguranças. Sobre a burka que considera um controlo da sexualidade, "não basta eliminá-la das ruas europeias". Não resolve nada, trata-se de um gesto simbólico. "Os países ocidentais têm de ser menos ambíguos na aplicação das suas políticas. O multiculturalismo, tal como se entende hoje, é um fracasso", garantiu numa entrevista. Publicou o livro Nomad que é a sua biografia.

domingo, 17 de abril de 2011

Tribeca Film Festival

Em dez anos é a primeira vez que falho o Tribeca Film Festival. Desloco-me sempre a Nova Iorque nesta altura, mas agora a crise económica não me permite tais extravagâncias. Inaugura dia 20 com o documentário The Union de Cameron Crow sobre a gravação do último album de Elton John em que colabora Leon Russsel. Dos 107 realizadores participantes, 27 são mulheres. Retratos de rebeldes e outsiders dominam os filmes em competição neste festival. Destaco Bombay Beach da israelita Alma Har`el onde há uma sequência de dança com música de Beirut (Zack Condon) e Bob Dylan. E ainda Black Butterflies, fita dirigida por Paula Van der Oest que narra a vida da poetisa Ingrid Jonker, conhecida como a Sylvia Plath da África do Sul.

Sem sombra de pecado


Museu Guggenheim

O Museu Guggenheim de Bilbao apresenta até 11 de Setembro uma exposição que reúne obras de mais de 30 artistas internacionais, vindas da valiosa colecção do magnata grego D. Daskalopoulos. Em destaque nas fotos as peças de Kiki Smith e Robert Cober centradas no corpo feminino .