quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Yoko Ono


John Currin

Gosto muito das pinturas de John Currin, um artista americano que produz pouco. Não concordo nada como este comentário: "when he was good". Ele continua a ser bom.

Jay McInerney

Desde que publicou Bright Nights, Big City em 1984, o escritor Jay MacInerney ficou associado a Nova Iorque onde ainda vive. A sua relação com a cidade mudou. "Quando cheguei aqui senti que não só tinha encontrado a minha voz como os temas que me interessava explorar. Hoje tudo evoluiu para pior. Dantes era uma cidade à beira do abismo, quase que foi à falência em 1977. Assistiu-se a uma debandada da classe média para os subúrbios, houve uma epidemia de heroína e o crime atingiu taxas elevadíssimas. Agora é uma metrópole mais segura e próspera. Mas sinto falta daquela energia, da sensação de que tudo pode acontecer. As rendas das casas subiram imenso e as empresas e as pessoas mais criativas fixaram-se em Brooklyn. No meu bairro, o outrora literário Greenwich Village, vivem actualmente banqueiros de investimentos e celebridades do cinema e do jornalismo", afirmou numa entrevista.
Jay MacInerney, um dos autores do movimento "dirty realism", tem uma coluna no Wall Street Journal sobre vinho e publicou recentemente o livro The Juice que é uma compilação desses textos.

Narizes elitistas

Uma família pobre, acompanhada por um filho de 12 anos, foi expulsa do Museu D`Orsay em Paris quando estava tranquilamente a admirar os quadros de Van Gohg. Os outros visitantes chamaram um funcionário e disseram que se sentiam incomodados com o cheiro. Uma ONG já se manifestou contra este acto discriminatório.

Liberdade individual


Canibalismo

Na Coreia do Norte um homem que comeu os dois filhos foi executado. O governo tenta esconder a realidade da fome que, segundo algumas fontes, já matou 10 mil pessoas nas províncias do sul e do norte da região de Hwanghae onde existe um mercado de carne humana.

Tensão superficial

Não é uma provocação. É uma mensagem ou simplesmente um registo deixado numa parede do East Village. Eu diria que se pretende transmitir um sentimento de não pertença à manada...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Perigosos

O doutor David Healy que é professor de psiquiatria na Universidade de Cardiff no Reino Unido denunciou, numa entrevista, as campanhas das farmacêuticas que fazem milhares de dólares no comércio de medicamentos responsáveis maiores pelos massacres escolares nos Estados Unidos. Está provado que podem tornar os jovens agressivos e hostis. Nos últimos dez anos aumentou em 4000% o número de adolescentes diagnosticados como hiper-activos, maníaco-depressivos ou bipolares. Isto, em todo o mundo.

Os merdosos

O presidente da câmara de Lyon, um socialista convicto, teve um intempestivo desabafo. Não quer ver nem pintado nenhum ministro do governo "merdoso" de François Hollande na sua zona de acção. Já agora, António José Seguro também podia se impor e reagir da mesma forma contra o grupo de socráticos que lhe infernizam a vida.

Lisbon Ground

Até 24 de Fevereiro pode ser vista no Centro Cultural de Belém, Garagem Sul, a exposição Lisbon Ground que representou Portugal na Bienal de Veneza. As obras assinadas por alguns dos mais conceituados arquitectos nacionais reflectem 24 anos de intervenções na cidade de Lisboa. Quanto ao projecto foi desenvolvido e comissariado por Inês Lobo.

Fora de série

Sherwyn Sarabi, nascido no Reino Unido, tem três anos mas não é uma criança como as outras. Faz parte das 200 pessoas mais inteligentes do mundo. Possui um QI elevadíssimo e possui uma cultura geral incrível. Acaba de integrar a comunidade Mensa, o que é uma boa notícia. Mas a má notícia é que vai ser recuperado e formatado pelo sistema para gerar dinheiro.

Uggly Models

Em Londres abriu uma agência especializada em pessoas feias. Trata-se da Uggly Models Agency que propõe manequins com um aspecto insólito. E parece que estar a ter muito sucesso.

Guido Daniele

São imagens fantásticas do artista italiano Guido Daniele (1950) que nos deixam com vontade de comunicar com estes animais. Usa o método do body painting nas suas séries intituladas Handimals que vem desenvolvendo desde o ano de 2000.

As mesmas queixas

A França tem 40 ministros, o dobro dos ministros da Alemanha que só tem 20. Ministros que não servem para nada, segundo algumas vozes críticas. O imobiliário sobe a preços demenciais e foram descobertas fraudes no sistema da segurança social que pode estar em perigo. (Agora Vox)

Não há crescimento

Olivier Delamarche analisa as principais tendências económicas e financeiras. Diz que as soluções apresentadas em particular da monetarização das dívidas soberanas não poderão nem relançar o crescimento nem fazer baixar o desemprego e as falências totais ou parciais de certos estados.

domingo, 27 de janeiro de 2013

sábado, 26 de janeiro de 2013

Jimmy Choo


Crianças fumadoras?

Não, as crianças não estão a fumar cigarros reais. Trata-se de uma encenação fotográfica de Frieke Janssens que está na VII Gallery em Brooklyn, um espaço normalmente especializado nas imagens de foto-jornalismo captadas em zonas de conflitos. A exposição resume-se a retratos ficcionais com uma estética vintage.

Cindy: Early Works

Apesar de ter só dois anos, o Museu Gucci de Florença adquiriu já o estatuto de meca da arte contemporânea. Apresenta agora uma exposição dos primeiros trabalhos de Cindy Sherman, maioria deles vindos da colecção do magnata francês François Pinault.  A mostra que integra a curta-metragem Dollhouse e as séries fotográficas Murder Mistery e Bus Riders, revela a obsessão da artista americana com o género e a identidade.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Instant House

Eis a casa instantânea criada por Vito Acconci em 1980 a partir de quatro painéis de madeira com a bandeira americana no interior e a russa no exterior. A sua ideia de não comunicação durante a guerra fria.  

Livro cinéfilo

O designer Todd Oldham, que desenhou a linha de merchandising para o Sundance Film Festival, criou também um livro com letras do alfabeto de A a Z que correspondem a filmes significativos e aos cineastas participantes. Vemos o Q alusivo a Quentin Tarantino que estreou Reservoir Dogs em 1992 naquele festival.

Competição de bigodes


Pin-up

Num calendário alemão a temática são os automóveis vintage e a pin-up é masculina. Delicioso o detalhe do patinho.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Street Art

Lance Amstrong a correr numa parede do Lower East Side de Nova Iorque. Não sei o que pensar desta história do doping. Mas aquilo dá mesmo para ser um super campeão? O cineasta Bradley Cooper já anunciou que está interessado em fazer um filme sobre o ciclista que ganhou seis vezes a Volta à França.

Diário de Frida Khalo


Cortes de cabelo

Um site americano de moda inclui Cristiano Ronaldo entre os 10 cortes de cabelo mais cool de 2012. Na lista surgem também os actores Chris Hemsworth, Alexander Skarsgard e Robert Pattinson. E ainda os desportistas Tom Hardy e o brasileiro Neymar.

Estagnação

Garante o economista Tim Morgan, num artigo na City A.M, que o Ocidente está na confluência de quatro desenvolvimentos extremamente perigosos. Individual e colectivamente começou já a reverter mais que dois séculos de expansão económica. Fala da criação da pior bolha financeira da história, o chamado crédito de super-ciclo. Desde 1980 que se regista uma mudança incessante do consumo imediato o que resultou numa acumulação de dívidas sem precedentes. Garante que o crash de 2008  não se deve aos desmandos praticados por uma pequena minoria. É o desfecho de um processo de 30 anos. Aponta depois as quatro tendências que mataram o crescimento... Políticas erradas, público perdulário, crença na eventual riqueza trazida pela globalização e a maquilhagem das estatísticas.

Amigos?

Segundo o jornal satírico Le Canard Enchaîné, o moderado Qatar foi acusado de financiar os radicais islâmicos do Azawad no Mali. Afinal são ou não amigos dos franceses? Estes príncipes do Médio Oriente são mesmo feios.

Horta Osório

O Lloyds Bank, actualmente sob a direcção do português Horta Osório, anunciou a supressão de 940 empregos. Desde 2009 que se têm vindo a verificar cortes nos postos de trabalho, afectando os sectores operacionais, os seguros, os depósitos, a área da saúde e as divisões internacionais. Em 2001, houve uma intervenção estatal no grupo, de que resultou a cota de 41 por cento detida pelos contribuintes. O sindicato britânico Unite já manifestou a sua "cólera".

Donna Summer


O estilo de Frida

Na Casa Azul de Frida Khalo, na cidade do México que está transformada em museu, encontram-se expostos roupas e adereços da artista mexicana que tinha um estilo ecléctico e muito próprio. Um estilo que inspirou criadores de moda como Jean Paul Gaultier, Rei Kawakubo ou Ricardo Tisci. Combinava cores vibrantes e texturas grossas, exotismo e tradicionalismo dos nativos. Das 143 pinturas que fez, 55 são auto-retratos. "Pinto-me muitas vezes porque sou o assunto que conheço melhor", disse.

Hedi Slimane

A modelo australiana Abby Lwee Kerhaw fotografada em Nova Iorque por Hedi Slimane para a Vogue China.

Iggy Pop


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Roy Strong

Sir Roy Strong, o antigo director do Victoria and Albert Museum e da National Portrait Gallery criticou duramente os museus e as galerias britânicas que "estão obcecadas com o politicamente correcto". Diz ainda que as exposições são ditadas pela glamour e o dinheiro. No seu entender o financiamento público destas instituições está minando o seu sentido de aventura e iconoclastia. Isto veio a propósito da retrospectiva de David Bowie que lhe parece despropositada e fora do contexto da arte.