sexta-feira, 30 de abril de 2021
Another Round
quinta-feira, 29 de abril de 2021
Opiniões
Michael McCaffrey, crítico de cinema, opinion maker de esquerda, comenta os 100 dias do governo Biden:
"100 dias de negócios como de costume Biden: Conheça o novo chefe ... igual ao antigo chefe. Quer se trate de um tosco, um falso cowboy de colher de prata, um vigarista que organiza uma comunidade, um pomposo bufão da TV de realidade pomposa ou um guardião de Delaware com olhos mortos e farejador de cabelos no trono, o império americano vai implacavelmente continuar expelindo sua toxicidade para o globo. O último presidente irlandês católico-americano foi a Dallas e voltou e num saco de cadáver, mas Biden não sofrerá esse destino, já que ele é uma vergonhosa puta de Washington que escraviza a América corporativa e o complexo militar-industrial.
Micah Curtis
Se eu pudesse resumir os primeiros 100 dias da presidência de Biden numa palavra, seria desastrado. Dado que o Congresso está tão perto de um impasse, ele assumiu o cargo o mais próximo de um pato manco que você pode imaginar. Suas políticas têm sido simplesmente desfazer tudo o que Trump fez, mesmo que tenha prejudicado gravemente a economia. Sua maneira de lidar com a fronteira tem sido um pesadelo, e as gargalhadas de Kamala Harris como o Coringa não ajuda. O governo se sente hostil aos americanos, e até o cachorro de Biden é um idiota. Parece uma Casa Branca dirigida por pessoas que têm batatas no lugar do cérebro.
François Ruffin
O deputado rebelde François Ruffin do partido France Insubmisse não acredita no “crescimento verde” ou em pequenos gestos ecológicos individuais, mas defende o estabelecimento de cotas individuais para limitar as viagens aéreas. O cineasta e jornalsta é um dos poucos políticos franceses a abraçar totalmente os Yellow Jackets, vestindo com entusiasmo as roupas de segurança que eram a marca registrada do movimento e dedicando um documentário aos protestos. É um dos politicos que mais admiro e com que identifico politicamente.
François Ruffin: “Este homem, Macron, que decide sozinho, por toda a França, não é mais tolerável. Eu não o aguento mais" , disse numa entrevista ao jornal Le Monde em 7 de Abril onde defende "um horizonte igualitário e ecológico" e julga que o poder está demasiado concentrado nas mãos do Chefe do Estado.
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Dior
Nan Goldin
Nan Goldin, a lendária fotógrafa americana, docuO fotógrafo seminal retorna com uma grande exposição na Marian Goodman Gallery de Nova York, que incluirá trabalhos novos e históricosmenta sua vida desde os anos 1980, movida pela necessidade de registar toda a experiência sensorial de qualquer momento. As imagens de Goldin são, em suas próprias palavras , uma “invocação de cor, cheiro, som e presença física, a densidade da vida”. Como as próprias memórias, eles são crus e não encenados, cheios de emoção, floreios abstratos e detalhes confusos. Nan Goldin reaparece com uma grande exposição na Marian Goodman Gallery de Nova York, que inclui trabalhos novos e históricos
Bruno Pacheco
Saint Laurent
O glamour bagunçado e vanguardista de Peaches inspirou Saint Laurent AW21. Anthony Vaccarello, o ditector artistico d marca canalizou o estilo selvagem e eletro da música cult nesta temporada. Inspirando-se no icónica música Peaches e em seu estilo muito pessoal para a nova temporada, a coleção foi como um mergulho profundo na eclética mistura de moda de meados dos anos 2000. Collant colados ao estilo American Apparel eram dobrados em minissaias de cintura alta com acabamento de pele ou em camadas - sem qualquer outra coisa - sobre meias-calças semi-opacas. Calças quentes minúsculas de ouro e prata também apareceram pesadamente,
Suicidio de investidor
Charles de Vaulx, um renomado investidor e cofundador da International Value Advisors ", morreu repentinamente na tarde de segunda-feira, deixando o sector de gestão de ativos em estado de choque. Foi um suicídio, de acordo com o Departamento de Polícia de Nova York, que confirmou à imprensa que de Vaulx saltou do décimo andar de um arranha-céu de Manhattan para a morte. O suicídio ocorreu poucos dias depois de ele encerrar o processo de liquidação de sua firma de investimentos. Depois do colapso financeiro.
Uma fonte próxima de Vaulx disse ao New York Post que a sua morte foi como "uma tragédia de Shakespeare". O Post também relatou que de Vaulx teria ficado deprimido com os resgates na sua empresa, especialmente quando clientes antigos retiravam dinheiro.
terça-feira, 27 de abril de 2021
Jeff Koons na Pace
Jeff Koons, um dos artistas vivos mais caros do mundo, deixou duas grandes galerias que o representavam há muito tempo. Surpreendentemente, Koons agora será representado exclusivamente pela Pace Gallery , que possui espaços permanentes em Nova York, Hong Kong, Seul, Londres, Palo Alto e Genebra. Ele não aparecerá mais com David Zwirner ou Gagosian. O recorde do leilão de Koons, estabelecido pela venda da sua escultura do coelho de 1986 em 2019, é de US $ 91,1 milhões. Ele foi objeto de inúmeras pesquisas e retrospectivas, incluindo uma realizada no Whitney Museum em 2014, que viajou para o Centre Pompidou em Paris e o Guggenheim Bilbao.
"Jeff mudou a maneira comro vemos o mundo ao nosso redor e a maneira como entendemos nossa cultura e a nós mesmos”, disse Marc Glimcher, o CEO e presidente da Pace Gallery, num comunicado. “Ele percebeu uma mudança cultural décadas antes de qualquer um de nós saber que ela estava acontecendo, impulsionando a barreira do elitismo que cercava o mundo da arte.”
Koons estava com a Gagosian desde 2001 e com a David Zwirner desde 2013. O artista numa declaração: “Às vezes, profissionalmente na vida, podemos nos encontrar numa encruzilhada. Passando pelo último ano ou mais e tendo a oportunidade de refletir sobre o que eu gostaria de alcançar com o trabalho da minha vida para trazê-lo ao seu potencial máximo, decidi que uma mudança no ambiente em que o meu trabalho é visto e apoiado seria uma coisa positiva neste momento.
segunda-feira, 26 de abril de 2021
Johnny Rotten
Peter Thiel
Peter Thiel faz uma aposta de $ 10 milhões de dólares num dos seus sócios mais chegados na corrida para o Senado do Arizona. O bilionário da tecnologia está gastando para impulsionar Blake Masters, o COO de sua empresa e presidente da sua fundação.Thiel, co-fundador do PayPal, está financiando o Saving Arizona PAC, um super PAC pró-Masters recém-formado, de acordo com uma pessoa familiarizada com o investimento.
Thiel está emergindo como um dos maiores doadores do ciclo eleitoral de 2022, gastando pesadamente para apoiar associados próximos que buscam cargos. Recentemente, ele pagou um cheque de US $ 10 milhões a um autor de apoio do super PAC, JD Vance, que deve concorrer a uma vaga no Senado de Ohio. Thiel já tinha fornecido apoio financeiro para Narya, uma empresa de capital de risco co-fundada por Vance.A lista de candidatos potenciais também inclui o procurador-geral do estado, Mark Brnovich, o executivo da empresa de energia Jim Lamon e o deputado Andy Biggs. O Anti-Tax Club for Growth sinalizou que provavelmente apoiará Biggs, o presidente do conservador House Freedom Caucus e um defensor declarado do ex-presidente Donald Trump, caso ele entre na disputa.
sábado, 24 de abril de 2021
sexta-feira, 23 de abril de 2021
Danger?
O Comitê Consultivo em Práticas de Imunização - a agência que aconselha o FDA e o CDC sobre vacinas e decidirá o destino do jab COVID-19 da Johnson & Johnson - deve se reunir hoje para decidir se recomenda a suspensão do J&J ser levantado ou deixado no lugar por enquanto.
Enquanto as autoridades de saúde pública insistem que os benefícios sociais da vacina superam os efeitos colaterais potencialmente mortais (mas extremamente raros) como coágulos sanguíneos cerebrais, a injeção de J&J permaneceu suspensa por mais de uma semana, apesar das garantias do Dr. Anthony Fauci de que a suspensão seria retirado em alguns dias. De qualquer forma, os suprimentos do J&J jab secaram pouco antes de a parada começar, graças a um acidente de fábrica em Baltimore que estragou 15 milhões de doses.
De acordo com o WSJ , uma questão significativa que o ACIP pode considerar na sexta-feira é como o risco de coágulos entre os que recebem a injeção de J&J se compara ao risco de coágulos que vêm com COVID-19. A coagulação do sangue por todo o corpo é uma complicação das formas graves de doença. Cerca de 15% a 20% dos pacientes com Covid-19 que são admitidos em unidades de terapia intensiva desenvolvem coágulos sanguíneos. Uma recomendação para suspender a pausa pode levar o FDA e o CDC a colocar a vacina de volta em circulação já neste fim de semana, porque milhões de doses já foram distribuídas aos locais de vacinação.
O levantamento da pausa pode vir acompanhado de restrições que limitem o uso da vacina para idosos, além de possíveis alertas sobre o potencial risco de coágulo. A reunião do ACIP está agendada para começar às 1100ET, com uma votação potencial por volta das 1700ET. Será a segunda reunião de emergência do ACIP em 10 dias para discutir a vacina J&J. O comitê, que assessora o CDC, se reuniu em 14 de abril, um dia após a suspensão do uso da vacina de J&J. Mas o comitê, reunido online, adiou a votação de uma recomendação porque os membros queriam mais informações sobre os riscos e benefícios da vacina.
Depois que os reguladores da UE destacaram uma possível ligação entre a vacina J&J (e AstraZeneca-Oxford) e coágulos sanguíneos raros, a J&J prometeu atualizar suas informações de embalagem para incluir um aviso sobre possíveis coágulos. Os países nórdicos continuam desconfiados dos jabs de vetores de adenovírus (que incluem não apenas AstraZeneca e J&J, mas o Sputnik V da Rússia) e, na sexta-feira, a agência de saúde pública da Suécia decidiu não recomendar o uso do jab de J&J para pacientes com menos de 65 anos.
quinta-feira, 22 de abril de 2021
O poder corrompe
"Enquanto esperava por uma entrega de comida em sua casa em Los Angeles em 8 de abril, Ryan Wentz, um activista anti-guerra e produtor do programa viral online Soapbox, ouviu dois homens chamando seu nome de seu portão de entrada. Quando ele se aproximou, percebeu que não eram motoristas de entrega, mas policiais exibindo distintivos da Patrulha Rodoviária da Califórnia. Os policiais informaram a Wentz que haviam recebido uma ligação da Polícia do Capitólio, a agência federal de aplicação da lei encarregada de proteger o Congresso dos Estados Unidos, sobre um tweet que ele enviou que supostamente ameaçava a congressista Alexandria Ocasio-Cortez. Embora o escritório da AOC negue ter informado falsamente a Polícia do Capitólio sobre uma ameaça online de Wentz, a congressista democrata pediu no passado a seus apoiadores que denunciassem as críticas aos censores das redes sociais.(The Grayzone- Max Blumenthal)
quarta-feira, 21 de abril de 2021
Design Miami
A Design Miami nomeou o especialista em design contemporâneo Wava Carpenter como director curatorial com início imediato para liderar a expansão da plataforma digital da feira e o evento ao vivo programado para dezembro. Ela substitui Aric Chen após sua nomeação como diretor geral e artístico do Het Nieuwe Instituut em Roterdão. Este não é a primeira ligação de Carpenter com a feira de design: ela anteriormente dirigiu programação, design e comissões de 2006 a 2010 e recentemente atuou como consultora curatorial. Como cofundador da Anava Projects, uma agência que apoia o design for good, Carpenter colaborou com a Design Miami em iniciativas voltadas para o propósito, como Architects for Beirut, uma venda online de desenhos arquitetónicos e obras de arte que arrecadou dinheiro para o Beirut Urban Lab após a devastadora explosão de agosto de 2020 na cidade. “Retornar ao Design Miami parece um feliz retorno ao lar”, disse Carpenter num comunicado.
Luc Tuymans
David Zwirner anunciou uma exposição de Luc Tuymans com o título de Monkey Business. É uma apresentação de novos trabalhos em papel e uma animação do artista belga em exibição no The Upper Room da galeria em Londres até 22 de Maio. Segue-se uma apresentação homónima de trabalhos recentes sobre David Zwirner Online, organizada por ocasião do FIAC 2021.
Criadas durante a pandemia - principalmente durante os primeiros dias, quando grande parte do mundo estava sob estritas ordens de quarentena e Tuymans não conseguiu, por um período, aceder ao seu estúdio. Essas obras exploram o vasto estoque de imagens que o artista coletou no passado décadas. Enquanto alguns fazem referência a pinturas anteriores, outros apresentam ideias de composições a serem realizadas posteriormente, enquanto outros ainda são mais soltos, permitindo ao artista experimentar a técnica.
"Tuymans é conhecido por seu estilo distinto de pintura, que demonstra o poder das imagens de comunicar e reter simultaneamente. Surgido na década de 1980, Tuymans foi o pioneiro de uma abordagem decididamente não narrativa para a pintura figurativa, explorando como a informação pode ser colocada em camadas e incorporada em certas cenas e significantes. Com base em imagens pré-existentes selecionadas de uma variedade de fontes, seus trabalhos são reproduzidos em uma paleta silenciosa que sugere uma lembrança borrada ou uma memória esmaecida. Sua aparência quieta e contida, no entanto, desmente uma complexidade moral subjacente. Eles se envolvem igualmente com questões de história e sua representação, assim como com assuntos cotidianos".
Salman Toor
O artista Salman Toor atingiu um preço significativo no leilão da Sotheby's de Hong Kong. A primeira exposição individual de Toor num museu, 'How Will I Know' foi encerrada no Whitney Museum of American Art em 4 de abril. Salman Toor é um pintor contemporâneo nascido no Paquistão, residente em Nova Iorque que combina técnicas académicas, referências da história da arte, cultura pop americana e do sul da Ásia e um estilo figurativo tipo esboço para criar narrativas emocionalmente intensificadas com base em experiências vividas.
Filantropia de elite
"A filantropia de elite dos dias modernos tem o mesmo propósito que na época dos barões ladrões: reforçar o poder dos ricos. Raramente é um “puro presente” motivado unicamente pelo altruísmo; em vez disso, representa um meio de converter fundos excedentes em valiosas formas alternativas de capital. . . . Nessa análise, as elites são atraídas para a filantropia não apenas como um meio virtuoso de “retribuir” à sociedade, como tantas vezes se afirma, mas também como uma fonte incontestável dos capitais complementares necessários para funcionar efectivamente no campo do poder.
Na verdade, visite qualquer hospital, museu ou universidade hoje e você inevitavelmente encontrará nomes de patronos ultra-ricos estampados em algum lugar proeminente para que todos possam ver. Escale isso às alturas de comando de grande caridade e você finalmente encontrará figuras como Bill Gates - que misteriosamente aumentou sua riqueza em cerca de 60 por cento numa década e meia depois de se comprometer a doar tudo. A doação de Gates pode não ter exigido muita generosidade de sua parte, mas certamente rendeu grandes retornos para sua reputação pública e, ao que parece, para seus próprios resultados financeiros. A filantropia de elite, longe de ser apenas uma solução inadequada para problemas sociais, em última análise, trabalha para entrincheirá-los e perpetuá-los - oferecendo a um pequeno punhado de elites um veículo útil para a compra da virtude e do poder brando que vem com ela, às custas de os muitos". (Luke Savage-Jacobin)
McConaughey na política
Uma nova pesquisa mostra que o ator Matthew McConaughey, que mencionou um potencial salto para a política, tem muito mais apoio no seu estado para concorrer a governador do que o republicano eleito actualmente.
Segundo uma pesquisa divulgada no domingo pelo The Dallas Morning News e pela Universidade do Texas em Tyler, 45% dos eleitores texanos registrados não se importariam com o cara mais conhecido por dizer "tudo bem, tudo bem, tudo bem" como seu próximo governador. O governador republicano Greg Abbott, por outro lado, recebeu apenas 33% de apoio na pesquisa. Dividido por linhas partidárias, fica mais claro que a popularidade de McConaughey na tela - provavelmente também entrevistas recentes que tocam em assuntos culturais como o politicamente correcto - ofusca qualquer 'experiência' que Abbott ou outros trazem para o trabalho.
Entre os republicanos, 56% disseram que apoiariam uma corrida de McConaughey para liderar o estado da Estrela Solitária, enquanto apenas 30% apoiaram Abbott. O pouco que se sabe sobre McConaughey politicamente atraiu-lhe principalmente a ira da esquerda, já que ele tinha como alvo os dois partidos políticos e chamou os liberais "condescendentes" de Hollywood em conversas recentes. Sua aversão ao PC combinada com o seu relacionamento com pessoas como Jordan Peterson já inspirou ondas de guerreiros da justiça social a alertar o residente de Austin para verificar seu "privilégio branco" enquanto tentam amarrá-lo ao máximo versão extrema dos conservadores pintada pela grande media.
McConaughey não é a única celebridade que mencionou a política como uma consideração séria na era pós-Trump. A ex-apoiadora do Trump, o trans Caitlyn Jenner, está supostamente procurando desafiar o governador Gavin Newsom na Califórnia, e outros mencionaram interesses em representar seus estados de origem, como Kid Rock (Michigan), que também apoiava Trump.
terça-feira, 20 de abril de 2021
Dia Chelsea
O novo espaço do Dia Chelsea foi reaberto após uma reforma de dois anos pelo Architecture Research Office com encomendas inaugurais da artista Lucy Raven. Era um dos museus preferidos. Pequeno, aconchegante e com uma programação boa. O novo Dia Chelsea continua a história da instituição de reaproveitamento e revitalização de edifícios existentes.
O Dia Chelsea mantém o carácter do bairro original de Chelsea, de que faz parte desde os anos 1980. A galeria não só oferece uma quantidade substancial de espaço de exposição no nível da rua, mas também tem a capacidade de hospedar apresentações públicas e programas educacionais (que irá conduzir pessoalmente e online). Há ainda o retorno da célebre Dia Bookstore à cidade de Nova Iorque.
O Dia Chelsea reabre com duas novas encomendas em grande escala da artista americana Lucy Raven. Compostos por um filme Ready Mix (2021) e uma instalação da série Casters (2021), os dois projetos abordam a formação e representação de paisagens e espaços cívicos, especificamente do oeste americano, e usam a abstração como meio de dar-lhes uma nova perspectiva.
“Também temos uma abordagem arquitetônica distinta, na medida em que tomamos uma decisão consciente com a Dia Chelsea de preservar as qualidades únicas desses edifícios industriais e não de construir de novo”, acrescenta ela. 'Nossos arquitectos, ARO, adoptaram uma abordagem' leve 'para os edifícios, mantendo a luz natural nas galerias de um andar das claraboias, bem como respeitando o vernáculo do bairro.'
Sam McKinniss
A galeria Almine Rech de Londres apresenta uma exposição individual de novas pinturas do artista americano Sam McKinniss. Intitulada Country Western, esta é o segunda exposiçao individual do artista com Almine Rech, após Neverland, apresentada em Bruxelas em 2019. Mais conhecido por pintar temas de celebridades, McKinniss agora volta a sua atenção para o mundo estrelado da música country popular, o gênero derivado do rural americano, incluindo discurso vernáculo de cidade pequena, moda, paisagem e formas musicais. A exposição apresentará novos retratos dos cantores Lyle Lovett, Dolly Parton, Shania Twain, Tammy Wynette e outros. Country Western não apenas destacará os esforços contínuos do artista como retratista habilidoso, mas também como um colorista talentoso.
Aparentemente, o personagem de Idris Elba no drama policial 'Luther' não é “negro o suficiente para ser real” pelos padrões do chefe de diversidade da BBC. De acordo com a Sra. Wayland, os chefes da TV devem garantir que os personagens negros sejam apoiados por um ambiente e cultura que sejam " absolutamente reflexivos " do seu histórico (porque) " depois que você começou a falar sobre a segunda série, você estava tipo 'ok, na verdade ele não tem nenhum amigo negro, ele não come nenhuma comida caribenha, isso não parece autêntico. ' ”Diz Elba: " A BBC e a diversidade: antes de julgar quem é 'negro o suficiente para ser real', precisa primeiro ter vivido na sua pele"
China censura
domingo, 18 de abril de 2021
Alan Vega
Do álbum Mutator, póstumo,que vai ser lançado a 23 de Abril. Alan Vega, fundador da banda Suicide, morreu em 2016.
NBP revivalismo
Manifestantes tomaram as ruas em todo o país em torno do julgamento de Chauvin, bem como a morte de Adam Toledo, de 13 anos, que foi baleado por um policial branco de Chicago menos de um segundo depois que o jovem deixou cair uma arma. Na sexta-feira à noite, eclodiram confrontos entre os manifestantes do Black Lives Matter e a polícia - após o que Waters saiu e encorajou os seguidores a permanecer nas ruas .
Kid Kudi
O rapper Kid Kudi usou no SNL um vestido floral que, segundo revelou,. também fará parte de uma futura colaboração com a Off-White. Embora os detalhes mais subtis em torno da coleção permaneçam esparsos, marca o último flirt contínuo de Virgil Abloh com o mundo da música - no mês passado, 21 Savage foi revelado como o rosto da cápsula Spring da Louis Vuitton . As referências a Kurt Cobain - que cometeu suicídio na mesma semana em 1994 - não passaram despercebidas . Os fãs reconheceram o visual Off-White como uma homenagem aos vestidos florais de Cobain, usados em shows do Nirvana , premiações e (talvez o mais famoso ) em uma capa de David Sims para a rvista The Face em 1993.
sábado, 17 de abril de 2021
Fauci racional
O maior especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse na quinta-feira à Reuters que o facto de ambas as vacinas, AstraZeneca e Johnson & Johnson se basearem em adenovírus modificados é “uma pista bastante óbvia” de que os casos podem estar relacionados com isso.
Casa de artista
Já foi a casa e o estúdio de Anselm Kiefer e, mais tarde, de Julian Schnabel , este loft situado no Gramercy Park, em Nova Iorque, no valor de quase US $ 10 milhões está de volta ao mercado. Em 1977, de acordo com as listagens da Sotheby's Realty International, o armazém do início do século 20 foi adaptado em lofts de trabalho vivo pelos artistas como Gordon Matta-Clark e Les Levine. Convertido novamente numa residência de três quartos e três casas de banho com a assinatura da premiada empresa Architecture Research Office, este espaço ocupa dois andares do edifício Gramercy House. A cozinha, separada do resto dos espaços públicos, é completa com um piso de mármore xadrez preto e branco e paredes traseiras projetadas pelo próprio Julian Schnabel.
Dubuffet e Tunji Jones
O leilão da Phillips de arte século 20 e arte contemporânea em Londres noite rendeu um total de £ 20,1 milhões, ou £ 24,8 milhões com prêmio ($ 34,2 milhões), Dos 33 lotes em oferta (algumas obras, incluindo o lote de cobertura da venda de Tamara de Lempicka, foram retiradas). O resultado deste ano é 17 por cento maior do que o total alcançado durante a venda equivalente do ano passado em fevereiro de 2020, que arrecadou £ 21,4 milhões ($ 29,5 milhões) em 40 lotes.
Com a implementação da vacina em andamento nos Estados Unidos e no Reino Unido, há um certo optimismo quanto à abertura das empresas. Numa colectiva de imprensa pós-venda, o CEO da Phillips, Ed Dolman, manteve a esperança de um retorno aos leilões presenciais que podem repetir parte do drama que falta nas versões transmitidas ao vivo. “É um negócio muito diferente quando você está sentado em num estúdio de TV com os lances sendo transmitidos ao leiloeiro”, disse Dolman. “Francamente, acho que todos ansiamos por aquele momento em que nossos clientes possam retornar às nossas salas de leilão e licitar pessoalmente.”
Como é típico das vendas da Phillips, o leilão de ontem ofereceu uma mistura de novos talentos da moda ao lado de artistas ocidentais do pós-guerra. Os preços aqui eram geralmente mais baixos do que os normalmente vistos nesta série. Embora a venda tenha quebrado apenas um recorde, para Tunji Adeniyi-Jones, obras de artistas como Toyin Ojih Odutola e Lina Iris Viktor também atraíram uma atenção significativa entre os licitantes.
Entre os principais lotes destacou-se Jean Dubuffet com a obra La féconde journée (1976), em grande que foi exibido na retrospectiva do artista de 2001 no Centro Pompidou, em Paris. Atingiu £ 3,6 milhões ($ 6 milhões com prêmio), contra uma estimativa de £ 1,5 milhões– £ 2 milhões ($ 2 milhões– $ 2,8 milhões), indo para um licitante por telefone .
Namio Harakawa
Mais um livro de homenagem ao artista japonês Namio Harukawa morreu em 2020 com 72 anos, deixando para trás uma obra extraordinária que explorava o seu amor pela dominação feminina. Obcecado por cenas de asfixia erótica, em que mulheres voluptuosas se deleitam com os prazeres de sentar-se no rosto e transformar homens diminutos em móveis humanos, Harukawa se estabeleceu como um dos artistas fetichistas mais conhecidos do Japão nas décadas de 1960 e 70.
Ana Catarina Fragoso
Até 14 de Maio, a galeria Sá da Costa apresenta uma exposição com o título de Duna da artista Ana Catarina Cardoso.