sábado, 17 de abril de 2021

Dubuffet e Tunji Jones


 O leilão da Phillips de arte século 20 e arte contemporânea em Londres noite rendeu um total de £ 20,1 milhões, ou £ 24,8 milhões com prêmio ($ 34,2 milhões), Dos 33 lotes em oferta (algumas obras, incluindo o lote de cobertura da venda de Tamara de Lempicka, foram retiradas). O resultado deste ano é 17 por cento maior do que o total alcançado durante a venda equivalente do ano passado em fevereiro de 2020, que arrecadou £ 21,4 milhões ($ 29,5 milhões) em 40 lotes. 

Com a implementação da vacina em andamento nos Estados Unidos e no Reino Unido, há um certo optimismo quanto à abertura das empresas. Numa colectiva de imprensa pós-venda, o CEO da Phillips, Ed Dolman, manteve a esperança de um retorno aos leilões presenciais que podem repetir parte do drama que falta nas versões transmitidas ao vivo. “É um negócio muito diferente quando você está sentado em num estúdio de TV com os lances sendo transmitidos ao leiloeiro”, disse Dolman. “Francamente, acho que todos ansiamos por aquele momento em que nossos clientes possam retornar às nossas salas de leilão e licitar pessoalmente.”

Como é típico das vendas da Phillips, o leilão de ontem  ofereceu uma mistura de novos talentos da moda ao lado de artistas ocidentais do pós-guerra. Os preços aqui eram geralmente mais baixos do que os normalmente vistos nesta série. Embora a venda tenha quebrado apenas um recorde, para Tunji Adeniyi-Jones, obras de artistas como Toyin Ojih Odutola e Lina Iris Viktor também atraíram uma atenção significativa entre os licitantes.

Entre os principais lotes destacou-se Jean Dubuffet com a obra La féconde journée (1976),   em grande que foi exibido na retrospectiva do artista de 2001 no Centro Pompidou, em Paris. Atingiu £ 3,6 milhões ($ 6 milhões com prêmio), contra uma estimativa de £ 1,5 milhões– £ 2 milhões ($ 2 milhões– $ 2,8 milhões), indo para um licitante por telefone .

Sem comentários: