segunda-feira, 31 de outubro de 2022
A carta retirada
Diplomacia
domingo, 30 de outubro de 2022
Corbyn por Lula
sábado, 29 de outubro de 2022
Jamie Raskin
O congressista democrata Jamie Raskin emitiu um comunicado dizendo que a ajuda militar contínua à Ucrânia é essencial porque a Rússia é má com gays e transgéneros. E no seu imbecil comunicado qualificou Vladimir Putin de “imperialista” e “colonizador, demonizando o pais.” E criticou as democratas progressistas que enviaram uma carta a Joe Biden pedindo negociações que depois recuaram.
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
França zangada
Na França Protestos ao vivo. Milhares de pessoas saíram às ruas na França, exigindo salários mais altos para igualar a inflação crescente. O aumento do custo de vida provocou protestos em massa. Os manifestantes exigiram salários mais altos dos grandes lucros das empresas de energia que viram os preços altos do petróleo e do gás com a intensificação da guerra da Rússia na Ucrânia, resultando em uma crise de energia. 30% dos postos de gasolina da França estão com escassez, sendo Paris e o norte da França os mais afetados. Algumas vozes exigem que Macron se afaste da NATO. Complicado?
Paul Mason
Parabéns ao Folio e ao Expresso que vai publicar uma entrevista com esse filho da puta pidesco e vendido.
No fio da navalha
quarta-feira, 26 de outubro de 2022
Os psicopatas
O governo Biden está considerando abrir uma revisão de segurança nacional dos empreendimentos comerciais de Elon Musk, o que poderia ver a compra do Twitter pelo plutocrata bloqueada pela Casa Branca, em parte porque Musk é percebido como tendo uma “postura cada vez mais amigável à Rússia”.
Segundo a Bloomberg: "Os funcionários do governo Biden estão discutindo se os EUA devem submeter alguns dos empreendimentos de Elon Musk a análises de segurança nacional, incluindo o acordo para o Twitter Inc. e a rede de satélites Starlink da SpaceX, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. Autoridades dos EUA ficaram desconfortáveis com a recente ameaça de Musk de parar de fornecer o serviço de satélite Starlink para a Ucrânia - ele disse que lhe custou US $ 80 milhões até agora - e o que eles veem a sua postura cada vez mais amigável à Rússia após uma série de tweets que delinearam propostas de paz favorável ao presidente Vladimir Putin. Eles também estão preocupados com seus planos de comprar o Twitter com um grupo de investidores estrangeiros.”
Os lobos
".. Essa guerra nunca deveria ter acontecido. Os EUA estavam bem cientes de que estavam provocando a Rússia. Mas estava bêbado de seu próprio poder, especialmente porque emergiu como a única superpotência mundial no final da Guerra Fria e, além disso, havia biliões em lucros a serem obtidos com a venda de armas a novos membros da NATO". (Chris Hedge, prémio Pulitzer do jornalismo)
terça-feira, 25 de outubro de 2022
Ai Weiwei e os tigres
A organização de conservação WWF anunciou esta semana uma colaboração com artistas que visa apoiar os tigres selvagens. Alguns grandes nomes estão participando do projeto Tomorrow's Tigers 2022, incluindo Francesco Clemente, Kiki Smith , Raqib Shaw , Anish Kapoor e Ai Weiwei . O tapete quadrado exclusivo de Ai Weiwei retrata o tigre numa posição ambígua. Pendurado na parede, pode estar no meio do ataque, mas deitado no chão com a barriga exposta, poderia facilmente estar jogando.
"Por muitos anos tenho pesquisado e documentado ativamente a relação humano-animal, por isso é um tema com o qual estou familiarizado", disse Ai. Também tenho um interesse de longo prazo em tapetes tibetanos e o motivo de tigres neles há muito tempo. É por isso que aceitei o convite do WWF sem hesitar', disse Ai Weiwei numa entrevista ao Financial Times.
Gustavo Petro
O presidente de esquerda da Colômbia, Gustavo Petro, irritou aos poderosos americanos ao criticar a guerra às drogas liderada pelos EUA do pódio da Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque. Ele também condenou a guerra por procuração NATO-Rússia na Ucrânia, que levantou sérias questões sobre a posição da Colômbia como único parceiro latino-americano da NATO. Durante uma visita a Urabá Antioquia, perto da fronteira norte da Colômbia com o Panamá, ele se voltou para a política económica dos EUA: "Uma crise econômica está, sem dúvida, se formando. Os Estados Unidos estão praticamente arruinando economias ao redor do mundo. A economia alemã já foi destruída pela guerra [na vizinha Ucrânia]. Os russos, ucranianos e europeus, em primeiro lugar, desencadearam uma guerra em seu próprio continente, que é uma guerra por gás, por energia. E como resultado dessa guerra a economia europeia está afundando.
Enquanto Gustavo Petro culpa o FED pela queda do peso, a maior parte da grande imprensa colombiana atribui grande parte da culpa ao governo de Petro, em particular sua insistência em aumentar os impostos sobre grandes empresas e indivíduos de alta renda. E eles são capazes de respaldar suas alegações citando as perceções “especializadas” de grandes bancos americanos como o JP Morgan Chase. A “tempestade perfeita” está sendo exacerbada por uma enorme pilha de fundos de hedge apostando contra o peso colombiano. Como relata a Bloomberg , muitos deles são do Brasil. O presidente de Colômbia disse em voz alta que os Estados Unidos estão a arruinar as economias em redor do mundo.
Acabar com a guerra
Numa rutura com o governo do presidente em vésperas das eleições de meio de mandato, 30 democratas da Câmara dos representantes enviaram uma carta a Joe Biden pedindo que ele se envolvesse em conversas diretas com o presidente russo Vladimir Putin para acabar com a guerra na Ucrânia. Além das conversações bilaterais, os signatários da carta, iniciada pela congressista Pramila Jayapal, presidente do Progressive Caucus, instam a Casa Branca a apoiar um cessar-fogo mútuo e esforços diplomáticos para evitar uma guerra prolongada que ameace mais sofrimento humano e inflação global em espiral, bem como uma guerra nuclear por intenção ou erro de cálculo. Dos signatários distinguem-se as democratas mais esquerdistas como Alexandra Ocasio- Cortez, Rashid Tlaib e Ilhan Omar.
sábado, 22 de outubro de 2022
Park Chan-Wook
Peter Schjeldahl (1942-2022)
Faleceu Peter Schjeldahl, o critico americano de arte da revista New Yorker. Tinha 80 anos e sucumbiu a um cancro de pulmão. Colaborou com várias revistas, mas eu descobriu-o no mítico jornal independente Village Voice. Ainda passou por Paris mas " descobriu que estava na cidade errada".
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Viva a França
Para o sindicalista e anticapitalista Philippe Poutou, a demonstração do dia é apenas um palco. "Quando a revolta começar a emergir do solo, não devemos deixar de ir e ir até o fim", assegurou na manif do NUPES. "O movimento social está levantando a cabeça", saudou o porta-voz do Novo Partido Anticapitalista, antes de pedir a requisição do grupo TotalEnergies. "Para nós é a greve geral. É o bloqueio da economia", decretou também. Mélenchon congratulou-se com o sucesso da manif, engrossada com a forte presença dos Coletes Amarelos, ontem em Paris. Sandrine Rousseau, deputada dos Verdes, que também participou n marcha foi interpelada por um colete amarelo que bem audível a qualificou de "revolucionária de sofá". Outra figura que se distinguiu na manif foi Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura.
Democratas à rasca
As suas esperanças em relação ao aborto provaram ser exageradas, já que apenas 5% dos prováveis eleitores dizem que o aborto é sua principal preocupação , de acordo com a última pesquisa do New York Times /Siena College. Em vez disso, uma pluralidade aponta para a economia e a inflação, e uma maioria acha que os republicanos estão melhor equipados para enfrentar estas questões
Uma pesquisa da Harvard/Harris divulgada na segunda-feira descobriu que 53% dos eleitores dizem que são mais propensos a votar num republicano , em comparação com 47% que são a favor dos democratas. Apenas 40% dos americanos aprovam o desempenho do presidente Biden , de acordo com a última pesquisa Reuters /Ipsos.
Irão os democratas perder no Oeste? Titula a revista Nation.
Opiniões perigosas
Outro bilionário americano foi atacado por sugerir uma proposta de paz para a Guerra da Ucrânia. Trata-se de Bill Ackman. Depois de Elon Musk ter sido brevemente colocado na lista de mortes dos Myrotvorets da Ucrânia devido à sua proposta de paz e sugestões de que ele pararia de fornecer à Ucrânia a internet Starlink (mais tarde mudou de opinião).
Bill Ackman
@BillAckman
"Yesterday, I suggested that a reasonable peace settlement might be a return to the borders as of 2/24, a Marshall Plan to rebuild UKR, and UKR’s decision to not join NATO. Then the knives came out. I was accused of being an appeaser and worse. I ask: is UKR better off in a
Bill Ackman
@BillAckman
·18 de outubro
"Não sou de forma alguma um especialista. Só me entristece ver morte e destruição sem data de término aparente ou oportunidade de resolução. O que significa vencer para a Ucrania? Se a guerra não for resolvida por um acordo negociado, como ela pode acabar?
quarta-feira, 19 de outubro de 2022
Do Ocidente para Oriente
Grandes volumes de metal estão sendo retirados de cofres em centros financeiros como Nova Iorque e indo para o leste para atender à demanda no mercado de ouro de Xangai ou no Grande Bazar de Istambul...
terça-feira, 18 de outubro de 2022
De novo Haiti
O governo Biden elaborou uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) autorizando o envio de tropas estrangeiras ao Haiti, de acordo com um artigo do Miami Herald. A resolução é a primeira confirmação oficial de que os EUA estão preparando mais uma invasão à nação caribenha, que sofre há mais de um século com as recorrentes e sangrentas intervenções militares do imperialismo americano e seus aliados.
Posição de força
Alguns democratas, incluindo o senador Chris Murphy (D-Conn.), disseram que os Estados Unidos deveriam enviar sistemas de mísseis destinados à Arábia Saudita para a Ucrânia - como uma retaliação pelo corte de petróleo. O presidente Joe Biden também disse a um repórter este mês que os sauditas enfrentariam punição, embora não tenha dito como.
Roubo em Billionaires Row
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
Biden, o falcão
Biden ameaça a Arábia Saudita depois da OPEP cortar a produção. Disse que ia consultar o Congresso para decidirem sobre "as consequências a retirar de tal atitude". Quem se mete com império leva.
quinta-feira, 13 de outubro de 2022
López Obrador
Um dos dirigentes mais interessantes da esquerda na América Latina. André Manuel López Obrador (AMLO). Solarizou-se com Julian Assange, tendo mesmo escrito uma carta ao presidente Biden propondo conceder asilo ao fundador da Wikileaks para impedir a sua prisão nos Estados Unidos. Critica os USA quando tem de criticar. Já havia repreendido a retórica e as manobras anti-imigrantes do governador Abbott – incluindo os planos de usar a Guarda Nacional do Texas e outras agências para enviar imigrantes aos portos de entrada – como “imorais”.
quarta-feira, 12 de outubro de 2022
Tulsi Gabbard
Tulsi Gabbard, ex congressista dos Estados Unidas decidiu sair do Partido Democrata."Não posso mais permanecer no Partido Democrata de hoje, que agora está sob o controle total de uma cabala elitista de belicistas impulsionados por um despertar cobarde, que nos divide racializando todos os problemas e alimentando o racismo anti-branco...
Gabbard foi eleita pela primeira vez para a legislatura de seu estado natal do Havaí em 2002 como democrata, aos 21 anos. Em 2012, Gabbard se tornou a primeira hindu e uma das duas primeiras mulheres veteranas de combate eleitas para o Congresso. Ela começou a construir um perfil nacional durante a eleição de 2016, quando renunciou ao cargo de vice-presidente do Comitê Nacional Democrata para endossar o senador Bernie Sanders para presidente. Ela anunciou sua própria corrida presidencial na CNN em janeiro de 2019, dizendo: "Há uma questão principal que é central para o resto, e essa é a questão da guerra e da paz". Ela desistiu da corrida em março de 2020 e endossou o presidente Biden.
Kiki Smith
segunda-feira, 10 de outubro de 2022
Atentado terrorista
"Na sexta-feira, forças especiais ucranianas organizaram um atentado suicida na ponte de Kerch, que liga a Crimeia ao continente russo, matando três pessoas e derrubando metade de um vão da ponte. As forças especiais ucranianas imediatamente admitiram ter realizado o ataque ao New York Times . Autoridades ucranianas elogiaram o ataque terrorista e até emitiram um selo comemorativo minutos após o atentado.
Ex-funcionários dos EUA elogiaram o atentado suicida terrorista, com Alexander Vindman, ex-diretor de Assuntos Europeus do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, twittando: “Eu tenho sonhado com este momento” acima de uma foto da ponte em chamas.
Numa expressão do cinismo consumado que permeia todos os aspectos da reportagem dos EUA sobre a guerra na Ucrânia, a media dos EUA agiu como se o júri estivesse decidindo quem executou o ataque. Essas publicações escreveram que alegar que Putin “culpou” os militares ucranianos e “alegou” que o atentado suicida contra civis e infraestrutura civil foi um “ataque terrorista”, como se isso não fosse auto-evidente. Completamente excluído de qualquer conta no New York Times , Washington Post , Wall Diário de rua foi o fato de que altos funcionários dos EUA não apenas autorizaram publicamente, mas um ex-funcionário dos EUA encorajou publicamente o ataque a ocorrer..." (André Damon)
Putin avisa
"Se as tentativas de realizar ataques terroristas continuarem, a resposta da Rússia será severa e no nível das ameaças que enfrenta. Ninguém deve ter dúvidas", alertou Putin . Ele ameaçou que mais poderia seguir: "Se as tentativas de cometer atos terroristas em nosso território continuarem, as respostas da Rússia serão duras e sua escala corresponderá ao nível de ameaça à Rússia ", acrescentou, numa reunião de seu Conselho de Segurança. . "Ninguém deve ter dúvidas."
O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, disse que este é apenas o começo da resposta. E sublinhou: Acabou o primeiro episódio. Haverá outros ... Expressarei minha posição pessoal... O Estado ucraniano em sua atual configuração com o regime político nazista representará uma ameaça constante, direta e clara à Rússia. Portanto, em Além de proteger nosso povo e proteger as fronteiras do país, o objetivo de nossas ações futuras deve ser um desmantelamento completo do regime político da Ucrânia ", escreveu Medvedev no canalTelegram.
Medvedev. classificou o ataque à ponte da Crimeia como um ato terrorista e de sabotagem cometido pelo "regime criminoso de Kiev". Segundo ele, a resposta da Rússia a este ataque só pode ser a destruição direta de terroristas.Putin avisa