quarta-feira, 31 de maio de 2023
Lendo Marx
"A remoção da Rússia e da China como obstáculos à hegemonia global dos EUA, pela força das armas, tem sido a preocupação central do Partido Democrata desde o governo Obama...Para evitar que a classe dominante mergulhe o mundo numa terceira guerra mundial, que seria um holocausto nuclear, e destrua todas as conquistas sociais conquistadas pela classe trabalhadora ao longo de um século de luta, os trabalhadores dos EUA devem se unir com seus companheiros de trabalho internacionalmente em uma luta social e política contra o sistema capitalista e pelo socialismo". (World Socialist)
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Podemos colapsa
"Foi uma repreensão humilhante ao governo do PSOE-Podemos, que defendeu políticas de ultradireita durante seus três anos de mandato. Defendendo a guerra da NATO contra a Rússia na Ucrânia, cortou pensões e salários, perseguiu uma política de lucros sobre vidas na pandemia de COVID-19 e aumentou massivamente o orçamento militar e resgates para grandes bancos e corporações. Também atacou ferozmente motoristas de caminhão e metalúrgicos em greve. O resultado foi um colapso .
A característica mais marcante das eleições foi a completa desintegração do voto no Podemos e seus vários aliados regionais e cisões. O Podemos perdeu todos os seus vereadores em Madrid, Valência, Zaragoza, Tenerife, Burgos, Valladolid, Vigo e Corunha. Em Barcelona, a presidente da camara apoiada pelo Podemos, Ada Colau, perdeu o cargo após oito anos.
No nível regional, o Podemos perdeu 10 legisladores regionais na região de Madrid e oito no parlamento valenciano, os dois mais importantes em jogo. O Más Madrid, uma divisão do Podemos com forte presença em Madrid, também entrou em colapso. Perdeu sete vereadores na cidade de Madrid, caindo para 12. Na região de Madrid, embora tenha conquistado quatro legisladores regionais, ganhando com as derrotas do Podemos, sua votação na verdade caiu cerca de 100.000 votos". (Alexandre Lopez, movimento trotskista)
Simone Leigh
Simone Leigh, no Instituto de Arte Contemporânea de Boston, 2023. As suas esculturas altamente refinadas e elegantes que aparentemente contam histórias construídas conscientemente, bem como histórias não intencionais. Contêm narrativas incorporadas construídas sobre imagens tribais subsaarianas, a tradição da arte popular de vasos de cerâmica, bem como fontes coloniais e literárias. Quase todas as mulheres de Simone Leigh, que ganhou o leão de oiro na 59ª são de alguma forma deformadas ou mutiladas - membros são cortados, corpos são truncados, cabeças decapitadas. E sem género.
"
Os tolos
"... A verdade é que Bakhmut foi uma catástrofe e todo mundo sabe disso... as pessoas sabem que os ucranianos não podem vencer e agora estamos agindo desesperadamente a cada passo. Mandem F-16 para eles, mandem o que tivermos; Verdade nada disso vai fazer diferença ... O risco real agora é que os tolos em Washington falem sobre intervenção direta ..." (Coronel McGregor).
Andy Warhol
A Fundação Brant, no East Village de Nova Iorque, apresenta até 30 de Junho a exposição Thirty Are Better Than One (Trinta é melhor do que um) que reúne 100 obras de Andy Warhol. Abrange toda a carreira do artista, desde os seus primeiros desenhos até às polaroids, serigrafias e etc. O trabalho que dá o nome à exposição retrata 30 imagens reduzidas e serigrafadas da icónica Mona Lisa do pintor Da Vinci.
domingo, 28 de maio de 2023
O passado está lá
"Alemanha testemunhou cenas na quarta-feira que normalmente são vistas apenas em ditaduras militares e regimes fascistas. Unidades policiais fortemente armadas agiram em todo o país contra o grupo de protesto contra a mudança climática “Last Generation”, invadindo as casas de membros importantes. Além disso, o site do grupo foi bloqueado e as contas dos membros congeladas. Essas ações devem ser tomadas como um aviso pelos trabalhadores de todos os países. À medida que as classes dominantes capitalistas intensificam seus planos de guerra, elas trabalham sistematicamente para anular os direitos democráticos fundamentais e criar a base para o governo do estado policial. Segundo as autoridades, foram realizadas batidas em um total de 15 prédios localizados em sete estados federais. As ações relembraram o período mais sombrio da história alemã. Protestos pacíficos, desobediência civil, greves e, em última análise, qualquer forma de oposição devem ser intimidados e criminalizados". (World Socialist)
Um Kennedy
O desafiante mais notável de Biden é Robert F. Kennedy Jr. Embora o herdeiro da marca mais formidável da política democrata não consiga a indicação, ele está chamando a atenção dos críticos de Biden tanto à esquerda quanto à direita. Muitos baby-boomers idolatravam o pai do candidato, Robert F. Kennedy Sr. , que foi assassinado enquanto buscava a indicação presidencial democrata em 1968. E muitas pessoas têm um apego à família Kennedy, ancorado na admiração por John F. Kennedy e Ted Kennedy tanto quanto para Bobby.
Dentro de seu próprio partido, 60% dos eleitores democratas e com tendência democrata dizem apoiar Biden , 20% são a favor do ativista e advogado Robert F. Kennedy Jr. e 8% da democrata Marianne Williamson. Outros 8% dizem que apoiariam numa “outra pessoa” não identificada. E 44% dos democratas e “inclinados” “considerariam ” apoiar Kennedy se soubessem mais sobre ele.
Desastre Biden
Depois de uma pesquisa da Associated Press/NORC em abril que indicou que apenas 26% dos democratas querem que Joe Biden concorra a um segundo mandato como presidente, uma pesquisa recente da CNN conduzida pelo SSRS agora mostra que 66% de todos os americanos (não apenas republicanos) acreditam que mais quatro anos de Biden podem levar ao 'desastre'. Mesmo a CNN não pode mais descartar as "notícias horríveis". Além de outras coisas óbvias sobre o comportamento de Biden, há um sentimento de mal-estar que é multiplicado pelas crescentes tensões entre a NATO e a Rússia. Com armas nucleares envolvidas, pode ser válido exigir que Biden finalmente faça um teste cognitivo. Os democratas têm razão em estar preocupados.
Aretha Franklin
Aretha Franklin canta I Say a Litle Player com música de grande compositor e pianista Burt Bacharach.
sábado, 27 de maio de 2023
Zoltan Pozsar
sexta-feira, 26 de maio de 2023
Hostil aos chineses
Ron DeSantis anunciou a sua candidatura à presidência dos Estados Unidos na quarta-feira. Especialistas chineses afirmaram que o político republicano tem visões igualmente hostis e extremas em relação à China, assim como Donald Trump, mas provavelmente atua como uma "opção de backup" para o Partido Republicano caso Trump não possa concorrer às eleições do próximo ano devido aos seus problemas legais. Não acredito.
Boa pergunta
"Quando a fumaça finalmente se dissipar, o desastre do presidente Biden na Ucrânia cairá – junto com o Afeganistão e o Iraque – como um dos maiores desastres de política externa da história dos EUA . Centenas de milhares foram mortos em ambos os lados a serviço do antigo desejo dos neoconservadores americanos de “mudança de regime” na Rússia. E não vamos esquecer os US$ 100 bilhões autorizados pelo Congresso para financiar o “Projeto Ucrânia” dos neoconservadores.
Com o controle russo estabelecido na cidade estratégica de Bakhmut no fim de semana, o projeto neocon da Ucrânia – como todos os projetos de política externa neocon antes dele – parece estar progredindo rapidamente em direção ao fracasso. Mas isso não impedirá o governo Biden de tentar extorquir mais dinheiro de uma América que já está à beira do colapso econômico. E não vamos esquecer a batalha sobre o “limite da dívida” em andamento em DC. Os gastos domésticos perdulários do governo Biden são um campo de batalha para os legisladores republicanos, no entanto, quando se trata de gastos intermináveis no Projeto Ucrânia, com algumas exceções, os dois partidos estão em sintonia. Pelo menos quando se olha para a liderança do Partido Republicano". ( Ron Paul)
quinta-feira, 25 de maio de 2023
Tina Turner (1939-2023)
Cancros modernos
Alemanha em recessão
A Alemanha já está em recessão. O nervosismo aumenta com o teto da dívida dos EUA sem acordo, à medida que a Fitch diz que coloca em negativo a dívida dos Estados Unidos. O confronto está permeando o ânimo dos mercados que olham para o ouro e a liquidez. A inflação persistente ajudou a empurrar a Alemanha para a recessão nos primeiros três meses do ano, mostra uma atualização dos dados de crescimento. A maior economia da Europa também foi gravemente afetada quando o fornecimento de gás russo secou após a invasão da Ucrânia, disseram analistas. A economia contraiu 0,3% entre janeiro e março, informou o escritório de estatísticas.
quarta-feira, 24 de maio de 2023
Kenneth Anger (1927-2023)
Kenneth Anger , um cineasta experimental e de culto, morreu hoje aos 96 anos. Tinha seguidores leais dos seus trabalhos que incidiam no lado sombrio da cultura pop. A influência de Anger é vasta, com cineastas e artistas de várias gerações que apreciavam as suas sinistras representações de violência e homoerotismo. Em 1956, lançou Hollywood Babylon , um livro que transbordava de intrigas sobre membros da elite de Los Angeles. As histórias que ele conta são difíceis de verificar. O cineasta Damien Chazelle disse que leu o livro quando fez o filme Babylon em 2022 , um épico de 3 horas de duração que também toma liberdades deliberadas com o registro histórico de Hollywood.
terça-feira, 23 de maio de 2023
Biden, o instigador
Orban da Hungria dirige-se a um fórum no Catar, dizendo que a paz só pode ser alcançada por meio da diplomacia. "Pobres ucranianos não podem vencer a Rússia. A guerra só pode ser interrompida se os russos puderem fazer um acordo com os EUA. Na Europa, não estamos felizes com isso, mas é a única saída.” A Hungria, que é membro da UE e da NATO, tem desempenhado um certo equilíbrio desde o inicio da guerra. Budapeste se recusou a romper relações com Moscovo e se opôs ao alargamento da NATO. Como a Turquia, a Hungria ainda não ratificou a participação da Suécia na aliança militar e Orban expôs preocupações específicas sobre as esperanças da Ucrânia na NATO.A Hungria está em uma posição única, já que a Ucrânia não está longe. "Temos minorias étnicas vivendo na Ucrânia e elas fazem parte da guerra. São recrutados, são soldados do exército ucraniano e morrem. Portanto, perdemos vidas – vidas húngaras – também”, disse ele, referindo-se aos húngaros étnicos na Ucrânia.
Givenchy
A marca francesa Givenchy nomeou a modelo, personalidade de TV e atriz Nanao como sua nova embaixadora no Japão. As vendas neste país cresceram imenso nos últimos anos.
Bob Thompson
Solange Pessoa
Propaganda com rabo de fora
"...O pequenino problema com a guerra na Ucrânia e o crescente olhar dos EUA para a China não está indo muito bem, na medida em que a propaganda começou a desaparecer muito rapidamente no Sul Global e está perdendo sua potência no Ocidente. É difícil manter a pretensão de uma grande vitória inevitável da Ucrânia com a Ucrânia perdendo Bakhmut, depois que Zelensky fez dela a peça central de seu festival de amor no Congresso em dezembro passado. Ah, mas a Ucrânia ainda tenta negar que está perdida, como fez com Mariupol e Soledar até bem depois do fato. Ou que tal a Ucrânia disparar 30 mísseis Patriot em cerca de dois minutos, o que representa até 10% da produção anual total para todos os países, num esforço mal sucedido para parar um míssil hipersônico Kinzhal? Ou o comandante-em-chefe General Zaluzhny, geralmente altamente visível, desaparecido em ação por semanas, e a Ucrânia legitimando rumores sobre ele ter sido gravemente ferido num ataque de míssil russo, apresentando imagens antigas dele como atuais?" (- Yves Smith-Naked Capitalism).
segunda-feira, 22 de maio de 2023
É isso
"O modelo neo-liberal está destruindo a inovação na ciência. Nas últimas décadas, os cientistas têm feito cada vez menos avanços inovadores. A culpa é do modelo acadêmico cada vez mais competitivo e baseado em métricas, que desencoraja a criatividade e a tomada de riscos." (SIMON GRASSMANN-Jacobin)
domingo, 21 de maio de 2023
Aviso
O The New York Times publicou um anúncio de página inteira assinado por 15 especialistas em segurança nacional dos EUA sobre a guerra na Ucrânia. O título era “Os Estados Unidos deveriam ser uma força para a paz no mundo” e foi elaborado pela Eisenhower Media Network. Embora condene a invasão da Rússia, a declaração fornece um relato mais objetivo da crise na Ucrânia do que o governo dos EUA ou o The New York Times apresentou ao público anteriormente, incluindo o papel desastroso dos EUA na expansão da NATO, os avisos ignorados pelos sucessivos governos dos EUA e as crescentes tensões que acabaram levando à guerra.
Os especialistas que assinaram a declaração do The New York Times lembraram que, em 1997, 50 altos especialistas em política externa dos EUA alertaram o presidente Bill Clinton que a expansão da NATO era um “erro político de proporções históricas” e que, infelizmente, Clinton optou por ignorar o alerta. Biden, que agora está perseguindo seu próprio erro político de proporções históricas ao prolongar esta guerra, faria bem em seguir o conselho dos especialistas em política de hoje, ajudando a forjar um acordo diplomático e tornando os Estados Unidos uma força para a paz no mundo.
Vender, Vender
sábado, 20 de maio de 2023
Ron Desantis
sexta-feira, 19 de maio de 2023
quinta-feira, 18 de maio de 2023
AMLO
Elon Musk adverte
"Tentar separar a China do resto da economia mundial seria como tentar separar gêmeos siameses. Acho que quase ninguém percebe que a economia chinesa e o resto da economia global são como gêmeos siameses. Seria como tentar separar gêmeos siameses, essa é a gravidade da situação", disse Elon Musk na terça-feira, quando questionado sobre as tensões entre a China e os Estados Unidos. As tensões entre a China e os EUA devem preocupar a todos. O mundo deve levar a sério a posição da China em relação à reintegração com Taiwan. Não é preciso "ler nas entrelinhas" sobre sua posição e o potencial de conflito armado", acrescentou.
terça-feira, 16 de maio de 2023
Kennedy, já
"Ser um Kennedy nos anos 60 e 70 era como ser uma estrela de cinema. Eu também sugeriria que é um fato empírico que uma legislação muito mais significativa de muito mais benefício para os pobres e trabalhadores foi aprovada no Congresso dos EUA na década de 1970 e mesmo na década de 1980 do que jamais foi proposta, e muito menos transformada em lei. Um instrumento de oligarcas bilionários e suas burocracias sem fins lucrativos e do estado de segurança americano, o Partido Democrata provou ser capaz de oferecer benefícios tangíveis a dezenas de milhões de americanos comuns nos lugares onde viviam - quer isso significasse paróquias urbanas. Era uma vez, o Partido Democrata pretendia melhorar a vida das pessoas comuns, trabalhando por meio das instituições que eles construíram e valorizavam, em vez de submetê-los a palestras tediosas sobre o pensamento correto e o uso do governo como um instrumento para punir qualquer um que disse as palavras erradas da maneira errada. A mensagem do partido era que todos poderiam encontrar um lugar acolhedor sob seu teto e ter suas crenças fundamentais honradas e respeitadas. O trabalho da família Kennedy era espalhar alguns punhados de pó mágico sobre todo o evento. Foi um trabalho que a família levou a sério por décadas. Todo mundo sabe com a história terminou. JFK e RFK foram assassinados.
Hoje, há dezenas de Kennedys com diplomas da Ivy League, alguns dos quais tiveram carreiras perfeitamente aceitáveis e até louváveis nos escalões intermediários das burocracias governamentais, corporativas e sem fins lucrativos americanas. À medida que o legado da família se desvanecia, a tocha foi retomada por outros. Bill Clinton se apresentou como um vacilante sucessor caipira dos Kennedys, inspirado por seu encontro juvenil com JFK para buscar uma vida de serviço público, enquanto vendia a classe trabalhadora americana aos deuses globalistas. Barack Obama comprou uma enorme mansão em Martha's Vineyard, mas, fora isso, demonstrou pouco interesse pelos Kennedys e seus mitos. O chi político de Obama veio de seu domínio frio da política de raça e império e do seu desdém pelos trabalhadores americanos pobres, que ele redefiniu como brancos amargos que se agarravam à religião e às armas.
Portanto, é fácil dar as boas-vindas à notícia de que Robert F. Kennedy Jr., herdeiro da dinastia política que espalhou pó de fada no Partido Democrata do século 20, está concorrendo à presidência. A colisão que ele está prestes a causar entre o mundo do pensamento de grupo oficial e o mundo da fala normal - onde a maioria dos americanos avalia o que pode ser melhor para si e para seus filhos - só pode ser boa para a democracia americana e para a língua americana". (David Samuels)
segunda-feira, 15 de maio de 2023
Cheira a CIA
O Washington Post divulgou um novo relatório que foi imediatamente recebido com incredulidade e intenso ceticismo entre muitos, dada a enormidade das reivindicações, alegando que o chefe do grupo Wagner da Rússia, Yevgeny Prigozhin, ofereceu aos ucranianos informações sobre as posições das tropas russas. Embora a intensificação da disputa entre Wagner e a cadeia de comando regular esteja à vista há muito tempo e provavelmente tenha sido um tanto embaraçoso para o Ministério da Defesa e o Kremlin, a reportagem do Washington Post está descrevendo uma traição total. O Post é um dos jornais americanos mais visíveis do mundo, Prigozhin foi forçado a abordá-lo. De acordo com suas palavras traduzidas pelo Moscow Times/AFP : Isso é risível. Claro que eles vão despejar o máximo de merda que puderem sobre mim", disse ele.
Outro cenário pode ser que a própria inteligência dos EUA saiba que este é o momento ideal para semear mais suspeitas, confusão e divisão nas fileiras militares russas num momento em que o destino de Bakhmut está em jogo. Ao alimentar os meios de comunicação dos EUA com tais alegações centradas em Prigozhin, a inteligência dos EUA pode facilmente aumentar o drama e a pressão entre o ministério da defesa russo e Wagner. O Kremlin, na sua coletiva de imprensa diária disse que sua opinião inicial é que "parece falso" quando questionado sobre o relatório do Washington Post.
Enzo Cucchi.
A moda chafurda
Uma critica contundente ao espetáculo pretensiosamente vanguardista mas realmente pífio. E à insuportável pseudo-criatividade da moda que se tornou um exercício ridículo. "Nesta fase, o Met Gala é puramente um fiasco porque a moda está em crise, ou seja, não existe. Alguns culpam o que a Balenciaga de Demna Gvasalia fez alguns anos atrás, ou talvez tenhamos que agradecer ao legado de Kanye West. De qualquer forma, a indústria da moda está se tornando cada vez mais niilista, insípida e estúpida. Está girando na lama, ao contrário do mundo da arte, onde vejo progressão, mudança, experimentação e alegria. Desde a pandemia, vi pelo menos cinco movimentos sólidos na arte. Um grande movimento político dentro da comunidade negra solidificou a arte negra no cânone ocidental da arte. Eu vi a arte asiático-americana entrar no mainstream e começar a ser reconhecida como parte do cânone da arte ocidental. A figuração entrou em peso. A abstração retrocedeu e se solidificou novamente. Também testemunhei o neo-surrealismo voltar à arte contemporânea. O que a indústria da moda fez desde então? Além de ficar obcecada com a noção do apocalipse ou chafurdar na nostalgia".
Louise Bonnet
As pinturas atraentemente grotescas da artista Louise Bonet são fascinantes. Há nelas uma lista de influências descaradas. De Philip Guston, Peter Saul e, de longe, do Picasso na fase surrealista. Figuras femininas bulbosas ostentam dobras cremosas de carne, pés colossais, mamilos alertas e narizes tão protuberantes que sugerem balões de fala carnais. Massas de cabelo semelhantes a capacetes escondem os rostos. Uma paleta dada a agradáveis rosas e azuis evita o desconforto. O mundo desta artista belga, que vive em Los Angeles, é habitado por personagens estranhos com anormalidades absurdas que nos fazem estremecer e rir. Sem rosto ou sem cabeça com mãos e pés gigantescos, dedos das mãos e pés de borracha, seios disformes com mamilos protuberantes e bundas infladas, não estão à vontade na sua própria pele. Nas pinturas mais recentes de Bonnet, esse constrangimento é acentuado por corpos vazando urina e seios esguichando leite. Essas figuras peculiarmente flexíveis e contorcidas estendem suas extremidades até as bordas das telas, como se estivessem tentando rastejar para fora de sua própria pele para escapar do confinamento do universo que habitam. Os personagens de Louise Bonnet não têm identidade ou gênero no seu universo absurdo.
domingo, 14 de maio de 2023
Tangerine Dream
Um abraço à Patrícia que me fez lembrar esta banda alemã de rock progressivo eletrónico que me transmite calma neste final do dia quando tive um dia de cão (pode-se dizer isto sem ofender os cães?) Estou triste. Desintegrada. A ideia de relativismo irrita-me
Estratégias
O Politico publicou um artigo muito detalhado hoje sobre como “ Para combater a Rússia na África", Biden implanta uma estratégia preferida ”, que cita quatro autoridades americanas não identificadas com conhecimento do plano de seu país para travar uma Guerra Híbrida contra o Wagner na África. Assim como a estratégia francesa que foi noticiada pela Axios em outubro passado. Juntos provam que o Ocidente pretende transformar a África num importante campo de batalha na Nova Guerra Fria. De acordo com as fontes do Politico o governo Biden acredita que Wagner – e o Kremlin – representam uma ameaça de longo prazo aos interesses dos EUA no continente”.
sexta-feira, 12 de maio de 2023
Mark Bradford
Mark Bradford na galeria Hauser & Wirth, em Nova Iorque até 28 de julho. A exposição também apresenta um grupo de telas monumentais - incluindo a pintura homônima da mostra 'You don´t have tell me twice" (2023) - que continua a exploração contínua de Bradford da Grande Migração de afro-americanos do sul, talvez o maior movimento de pessoas da história do país. Essas pinturas apresentam números em grade e nomes de cidades criados com papel oxidado e calafetar, formando uma verdadeira paisagem paralela dos Estados Unidos continentais. Nessas obras, a paleta vibrante das pinturas de tapeçaria de Bradford dá lugar a tons mais suaves de tela manchada e papel oxidado a cinzas suaves, bronzeados e brancos em uma evocação sóbria da urgência de desenraizar-se diante da catástrofe.