Numa coincidência seis longas-metragens chilenos estão sendo lançados nos cinemas de Nova Iorque no espaço de um mês, além de exibições selecionadas de filmes do país sul-americano. Algumas destas exibições estão direta ou indiretamente ligadas ao 50º aniversário do golpe chileno de 11 de Setembro de 1973, liderado pelo general Augusto Pinochet, que derrubou o governo democraticamente eleito de Salvador Allende, um acontecimento que marcou um ponto de viragem não só na história do Chile, mas na história da América Latina.
A Anthology Film Archives acolherá a estreia mundial de uma nova restauração do filme de estreia de Patrice Guzmán em 1972, O Primeiro Ano , que é um registro dos 12 meses seguintes à eleição do primeiro presidente socialista do Chile, Allende. O filme começa com a representação das eleições presidenciais de 1970, documentando o acontecimento histórico do primeiro sucesso de um governo de esquerda na América Latina em eleições abertas. Produzido quando tinha apenas 31 anos e recentemente retornou ao seu país natal, o Chile, após estudar em Madrid, o diretor Guzmán viaja pelo país, encontrando trabalhadores, pescadores e povos indígenas que se levantam para reivindicar suas terras. Fidel Castro faz uma visita. Como parte da série de retrospetivas, o Anthology Film Archives também apresentou algumas exibições do documentário de 2004 sobre Salvador Allende.
Além dos seis lançamentos teatrais, a 61ª edição do Festival de Cinema de Nova Iorque , que acontece de 29 de setembro a 15 de outubro, acolherá a estreia nos Estados Unidos de The Settlers / Los colonos , longa de estreia de Felipe Gálvez. O filme de época, estrelado por Mark Stanley, Camilo Arancibia, Benjamin Westfall e Alfredo Castro, se passa no sul do Chile em 1901 e conta a história de um rico proprietário de terras que contrata três cavaleiros para demarcar o perímetro de sua propriedade e abrir um rota para o Oceano Atlântico através da Patagónia. A expedição, composta por um jovem mestiço chileno, um mercenário americano e um imprudente tenente britânico, rapidamente se transforma num ataque “civilizador”
Sem comentários:
Enviar um comentário