domingo, 22 de março de 2020

A recusa de Khamenei

O líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, fez uma comunicação na televisão estatal do Irão ontem. Recusa ajuda dos EUA, citando teoria da conspiração de vírus:"Eu não sei o quão real é essa acusação, mas quando ela existe, quem em sã consciência confiaria em você para lhes trazer medicamentos?"A tal teoria de que o vírus poderia ter sido  produzido pelos Estados Unidos. Os comentários de Khamenei aparecem quando o Irão enfrenta as sanções dos EUA que impedem o país de vender seu petróleo bruto e aceder aos mercados financeiros internacionais. Mas enquanto autoridades civis iranianas nos últimos dias criticaram cada vez mais essas sanções, Khamenei, de 80 anos, optou por traficar na mesma teoria da conspiração cada vez mais usada pelas autoridades chinesas sobre o novo vírus, para evitar culpar a pandemia. O clérigo também alegou, sem oferecer nenhuma evidência, que o vírus "foi construído especificamente para o Irão usando os dados genéticos dos iranianos que eles obtiveram por diferentes meios.Os americanos podem enviar pessoas como médicos e terapeutas, talvez eles desejem vir aqui e ver o efeito do veneno que produziram pessoalmente", disse
Um artigo publicado na semana passada na revista científica Nature Medicine afirmou que era "improvável" que o vírus "emergisse através da manipulação laboratorial de um coronavírus semelhante ao SARS-CoV".
"Os radicais iranianos sempre apoiaram as teorias da conspiração no passado, quando elas se adequavam aos seus interesses. Após os ataques de 11 de Setembro, alguns duvidaram publicamente do papel da Al Qaeda e da TV estatal promovendo a teoria infundada da conspiração de que os americanos explodiram eles mesmos o prédio.O ex-presidente da linha dura Mahmoud Ahmadinejad também levantou dúvidas sobre o ataque de 11 de Setembro, chamando-o de "grande mentira", enquanto descreve o Holocausto como um "mito". (Via Politico)

Sem comentários: