sábado, 14 de março de 2020

Editora de Woody Allen

A lenda da edição italiana Elisabetta Sgarbi vai publicar as Memórias do cineasta Woody Allen. Já publicou Umberto Eco, James Ellroy, Imre Kertész, Jay McInerney, mas também Michel Houellebecq, Amin Maalouf, Tahar Ben Jelloun ou Thomas Piketty . Tem uma carreira na edição de vinte e cinco anos. Em Novembro de 2015, ela fundou, com Umberto Eco, a editora La Nave di Teseo. "Eu entendo a posição da Hachette, é claro, mas não posso compartilhá-la, tanto que tomei uma decisão diferente. Acho que o grupo Hachette foi pressionado e teve que escolher entre a revolta de muitos autores e a opção de publicar um.É uma situação difícil, na qual um editor nunca deve se encontrar: porque os livros devem ser publicados. Depois, todos têm a liberdade de comprá-los ou não, lê-los, ignorá-los, odiá-los ou destruí-los de maneira crítica. Se fôssemos avaliar o registo criminal ou a conduta moral dos artistas, teríamos prateleiras vazias e museus. Existe uma autonomia sacrossanta da arte e do julgamento estético em relação à moralidade.
O caso Allen foi objecto de uma investigação minuciosa pelas autoridades americanas, o que certamente não é ponderado pelo Me Too. E o processo foi fechado. A pergunta, se houver, seria: se ele tivesse sido condenado, eu teria publicado? A resposta, neste momento, para mim, é sim, eu o teria publicado", disse Sgarbi à revista francesa Le Point. A corajosa editora defende que a liberdade deve ser absoluta no campo da arte e da literatura. Censura preventiva, nunca! "Também foi minha posição durante a controvérsia que atingiu a Feira do Livro de Turim no ano passado. Um editor próximo à direita foi impedido de apresentar o livro de entrevistas da jornalista Chiara Giannini com Matteo Salvini, então Ministro do Interior. Essa editora, Altaforte, comprava regularmente um espaço na feira, o livro não continha nada escandaloso, e Salvini na época - gostemos ou não - era ministro da República. Em suma, a censura interveio porque essa editora, activa por vários anos, era considerada fascista. O resultado da censura - injusta - explodiu o livro e motivou o consentimento de Salvini".

Leia também  Éric Naulleau: "Um bastião

Sem comentários: