domingo, 30 de setembro de 2012

Hollande em Nova Iorque

Alguma imprensa farta-se de morder em François Hollande que se despenha nas sondagens. Um dos mais recentes "casos" foi a factura da sua viagem de dois dias a Nova Iorque onde participou na Assembleia Geral da ONU. Acompanhado da namorada gastou 900 mil euros. Gastou menos 100.000 do que Sarkozy em 2010, mas obteve um desconto substancial num hotel de luxo em Manhattan onde uma noite custa 3000 dólares. Segundo o Parisien na recepção que ofereceu aos convidados numa sala da Broadway não se bebeu champanhe, apenas vinhos franceses. Et voilá!

Revolta punk


Vivienne Westwood

Sem resquícios de punk, a estilista inglesa supostamente extravagante apresentou a sua colecção de primavera-verão 2013 na Semana da Moda de Paris. Tecidos pesados de tapeçarias, a revisitada piroseira inglesa das rainhas.

Commes Des Garçons

Um exercício conceptual da marca japonesa Commes Des Garçons. Volumes construídos a branco e preto. A colecção para a primavera-verão que foi apresentada na Semana da Moda de Paris. Quando a moda se confunde com a arte.

Mercado da arte

O poderoso galerista de Manhattan David Zwirner vai abrir no dia 5 de Outubro um espaço em Londres que inaugura com a exposição Luc Tuymans, Allo. Numa entrevista ao Finantial Times falou sobre o negócio das artes e a educação dos seus clientes. "We have a serious business but we are not playing by the corporate machine. Real money change hands but the market  is one of mom-and-pop shops. It´s uniquely unreguled. That is one of its great charms..." Possui três galerias em Chelsea, vai um outro enorme na mesma zona de Nova Iorque e agora propõe-se conquistar a capital inglesa onde "transitam muitos ricos que compram arte". Um mercado sempre em alta.

Corpo da mentira

"The money (from monetary easing) does not flow into economic activity, it flows essentialty into asset prices, in speculation" -Marc Faber, investidor.
"Hollande was not elected by his base to pursue austerity and reforms, but rather to boost growth and hiring in the public sector" -Nouriel Roubibi, economista.

Contrastes


Bumbum 2012

Vindas de diferentes estados do Brasil, 27 mulheres candidatam-se ao título de Miss Bumbum 2012. A  eleita do rabo mais jeitoso ganha 50.000 dólares. Um concurso estúpido e degradante. Já agora acho as bochechas do dito uma parte do corpo inestética.

Boa ideia


Pussy Riot

As três russas da banda punk Pussy Riot, que se encontram presas em Moscovo, voltam amanhã ao tribunal, mas os seus advogados de defesa estão pessimistas quanto ao desfecho do julgamento. "O máximo com que podemos contar é uma redução de seis meses da pena", disseram.

Burocratas

Le succès d'un homme d'affaires dépend de son intelligence, ses connaissances, sa capacité productive, son sens des affaires – et le consentement volontaire de tous ceux avec qui il travaille : ses clients, ses fournisseurs, ses salariés, ses créditeurs ou investisseurs. Le succès d'un bureaucrate dépend de son poids en politique. Un homme d'affaires ne peut pas vous forcer à acheter son produit ; s'il commet une erreur, c'est lui qui en subit les conséquences ; s'il échoue, c'est lui qui subit les pertes. Un bureaucrate vous oblige à obéir à ses décisions, que vous soyez d'accord avec lui ou non – et plus un pays en est à un stade avancé d'étatisme, plus larges et plus arbitraires sont les pouvoirs détenus par un bureaucrate. S'il commet une erreur, vous en subissez les conséquences ; s'il échoue, il vous fait subir les pertes sous la forme de taxes plus élevées. (Ayn Rand, "The Ayn Rand Letter" III)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bo Xilai

O Partido Comunista Chinês expulsou Bo Xilai, um dos mais conhecidos políticos daquele país onde ainda funcionam as purgas estalinistas. Caído em desgraça acusam-no de abuso de poder, relações impróprias com várias mulheres e encobrimento da sua mulher envolvida no caso da morte do homem de negócios britânico. Nunca se sabe até que ponto isto é verdadeiro.

Johnny Lewis (1983-2012)

Johnny Lewis da série televisiva Sons of Anarchie suicidou-se em Los Angeles depois de matar a sua senhoria e lhe desmembrar o gato. O jovem actor que segundo a policia tomava uma droga sintética chamada Smiles estava há algum tempo fora de controlo. Já tinha estado num programa de recuperação atravês da conversa religião da Cientologia, a que pertencem os seus pais.

Brown Sugar


Histerias

"... Os tempos não são de sensatez, muito menos de gosto de pensar. Em qualquer caso, permito-me recordar que não se trata, neste caso específico, de analisar comportamentos políticos ou medidas governamentais. Nem se trata, ainda menos, de escamotear que a sociedade portuguesa vive um dramático momento histórico em que, creio eu, políticas e políticos de direita e de esquerda partilham responsabilidades (sublinho que a palavra responsabilidade nos convoca para a gravidade dos problemas e também para a necessidade de tentar encontrar discursos em que a contundência não seja inimiga do sentido construtivo, nada tendo, por isso mesmo, nada a ver com a histeria das "culpas" que se gritam em muitos debates televisivos)..."
Tenho uma enorme sintonia intelectual com o João Lopes. É um tipo culto, sério e inteligente. Ler no blogue Sound+Vision.

Punk atitude

Punk: an aesthetic, um livro publicado pela Rizzoli com textos de Jon Savage, Linda Sterling e William Gibson. Da produção encarregou-se Johan Kugelberg que reuniu cartazes, fanzines, fotos. Ao todo, 350 imagens. Mas mais que uma estética, o punk é uma atitude. Até 4 de Novembro, a Hayward Gallery Projects Space de Londres apresenta uma exposição sobre o movimento com o título de Adults will Die: Punk Graphics.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Perry Slinger

Exorcism Revisited, 1977-2012 é um trabalho, misto de instalação e fotografia da artista inglesa Penny Slinger que vive na Califórnia desde 1994. Mais precisamente em Boulder Creek, um lugar rodeado de florestas "consumido pelo misticismo e removido da realidade" como ela diz. No seu estúdio multimédia explora as ideias surrealistas e feministas que a levaram a criar a peça 50%-The Visible Woman.

Protestos

Grupos de manifestantes protestaram contra Ahmadenajad junto do hotel Warwick, uma obra de referência arquitectónica que Randolph Hearst mandou construir em 1936 e onde se hospedaram Cary Crant e os Beatles. O presidente alojou-se naquele requintado hotel durante a sua estada em Nova Iorque onde fez  mais um ridículo discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas. Houve protestos sobre a legitimidade da sua posição naquele organismo.

Sharp em dificuldades

A empresa Sharp, o gigante nipónico fabricante de produtos electrónicos está a atravessar grandes dificuldades. Vai suprimir 11.000 postos de trabalho, alienar 2,7 milhões do capital e reduzir os salários.

Recessão assustadora


Vacas em questão

Fora de brincadeiras. Isto é sério. O abate das vacas registou uma redução significativa na Europa. No mês de Agosto subiram 8 cêntimos na Alemanha.Vamos ter penúria de carne bovina.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Verdade?


Michael Stanley (1975-2012)

Morreu Michael Stantey, director do museu Modern Art Oxford desde 2009. Era uma dos mais talentosas figuras da arte contemporânea. Tinha só 36 anos

Beck and Philip Glass


Propaganda


Sodomia

Os media da treta que tanto exaltaram as qualidades democráticas da "primavera árabe" esconderam a verdade sobre a morte do embaixador americano em Benghazi. Evitaram mostrar as fotografias chocantes. Christopher Stevens foi sodomizado, torturado, assassinado e passeado nas ruas como se fosse um troféu sob o olhar complacente da polícia. Esta informação foi primeiro publicada num jornal libanês e só depois retomada no Washinghton Times e no The Examiner. Ser sodomizado é uma tradição líbia, aconteceu o mesmo com Kadhafi", disse uma fonte da imprensa local. Cambada de anormais. O profeta também manda sodomizar?

Corrupção à grega

Mais um escândalo de corrupção na Grécia, entre os muitos que ali têm acontecido.Três personalidades políticas desviaram do Estado 10,2 milhões de euros para uma sociedade imobiliária que transaccionava bens de luxo. Trata-se de Evangelos  Meiramakis, o presidente do parlamento que já anunciou a sua demissão, e dois antigos ministros no governo de Karamanlis em 2004. Michalis Liapis, ministro dos transportes, e George Vulgarakis, ministro do interior, pertencem ambos ao partido da Nova Democracia de Antonis Samaras. A brigada anti-corrupção entretanto descobriu 32 casos de sociedades detidas por homens políticos, responsáveis municipais e outros agentes da função pública. Concluindo, a Grécia assim não vai lá. E o grande maioria do povo agora indignado também não presta. Se pudesse fazia o mesmo.  

Patti and William


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Preocupante

A directora do FMI advertiu que o crescimento global seria mais fraco do que se previa em Julho. A economia global, segundo Christine Lagarde continua a enfrentar riscos e incertezas políticas. Apesar do ponto mais sensível se concentrar na Europa, também os Estados Unidos onde há um "abismo fiscal" são fonte de preocupação. Chamou ainda a atenção para a desaceleração dos países emergentes.

ModaLisboa Again


Debbie and Devo


Morte macaca

A zona Euro está morta e não deve ressuscitar tão depressa. Hollande, o mágico do crescimento francês, baixou onze pontos nas últimas sondagens, situa-se agora nos 43%. Já a Suécia, país que não faz parte da zona  Euro e não tem de assegurar o financiamento da tropa fandanga de Bruxelas nem o salvamento dos descuidados países sulistas, não fez cortes drásticos nas despesas nem subiu os impostos. Antes pelo contrário vai aumentar as pensões dos celibatários e diminuir as taxas às empresas. Apresenta finanças saudáveis, o défice público é 0,3% e a dívida pública 38,8 do PIB.

Contrastes

Para descontrair. O contraste desta magníficas fotografias publicadas na revista National Geographic. Visões da guerra e da regeneração.

Christ Piss

A polémica fotografia Christ Piss de Andres Serrano vai estar na galeria Edward Tyler Nohen, em Nova Iorque. Em 1989, quando a peça considerada por alguns deplorável, o senador Jesse Helms pronunciou-se contra o artista, na altura patrocinado pela NEA (National Endowment For The Arts). O Crucifixo banhado com urina do artista veio agora à baila devido aos protestos no Médio Oriente contra o filme Innocence of Muslins. O galerista aproveitou a oportunidade, afirmando que a liberdade de expressão é importante para democracia. Concordo plenamente. Alguns católicos conservadores continuam a qualificar a fotografia de "vulgar e ofensiva" mas também não marcharam até Washington, nem os mormons atearam fogo ao teatro da Broadway que apresenta o espectáculo The Book of Mormon. Há enormes diferenças a considerar.

William Klein


Frieze Art Fair

Entre 11 e 14 de Outubro celebra-se a 10ª edição da Frieze Art Fair no Regent Park de Londres. Foram seleccionadas 500 galerias de vários países por um comité de galeristas e curadores onde se destaca a brasileira Marcia Fortes, formada pela New York University. Conhecia-a em Manhatan, é muito competente. Focada só na arte contemporânea e nos artistas vivos, desta vez a feira tenta quebrar as barreiras entre os jovens rebeldes e os velhos mestres.

Injúria

Em Tombouctou as mulheres que andem nas ruas sem véu são presas pelas milícias islâmicas. Segundo a Amnistia Internacional multiplicaram-se as mutilações e outros castigos corporais infligidos em nome da Charia pelos fascistas religiosos que exercem pressão sobre os habitantes impondo-lhes novos costumes. Prosseguem os protestos contra os injuriadores do profeta. Houve até um ministro paquistanês que ofereceu 100 mil dólares a quem matasse o autor do filme causador da polémica.

Consumismo estúpido

Desde o dia 21 de Setembro já se venderam cinco milhões de unidades do Iphone 5. Uma loucura. Há gente disposta a tudo para possuir uma maquineta destas. Mesmo a vender o seu sangue, o seu esperma, o seu corpo, o seu animal de companhia ou o seu carro. No twitter um alienado do consumo dizia: "I want that new phone 5. Like it would suck some dick for it". Inquietante. Aflitivo. Deprimente

domingo, 23 de setembro de 2012

Crise na Europa

O economista Nouriel Roubibi explica atravês deste gráfico a crise da Europa sem solução para já.

Jim Rogers, um investidor


Um misterioso playboy

Mas afinal quem é James Goldstein? Perguntava a revista Interview num artigo. É um multimilionário americano um tanto ou quanto misterioso. Amante da moda e do basquetebol não perde um jogo dos Los Angeles Lackers nem as "fashion weeks" de Paris, Londres e Nova Iorque. Dá nas vistas com os seus chapéus e as botas de pele de serpente à cowboy. Tem uma casa fantástica desenhada pelo arquitecto John Lautner onde se destaca no exterior a instalação de luz Sky Box da autoria do artista plástico James Turrell.

Qu Guangci



Termina hoje o London Design Festival que celebra o seu 10º aniversário. "As recessões ajudam separar o trigo do joio", afirmou Ben Evans que é o director deste evento onde pela primeira contou uma participação chinesa. Em destaque as esculturas do artista Qu Guangci
 

James Franco

O multifacetado James Franco fundou com o músico e colega de escola Tim O`keeefe uma banda chamada Daddy. O seu primeiro disco que vai ser lançado na próxima semana tem o título de Love in the old Days. 

Johnny Ramone


Homenagem ao lendário guitarrista punk Johnny Ramone, no Hollywood Forever Cemetery, que morreu em 15 de Setembro de 2004.  

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Liam, o arruaceiro

Gosto da irreverência um pouco arruaceira de Liam Gallager. Oriundo da classe operária britânica, maltratado na família, talvez seja um dos rockers que melhor encarna o espírito desta música que também se prende com uma certa atitude. Actualmente já são todos domesticados e os actos de rebeldia encenados. Falsos. O polémico ex-vocalista da banda Oasis foi expulso do estádio Santiago Bernebeu, enquanto decorria o jogo entre o Real Madrid e o Manchester City de que é um fanático apoiante. Celebrou o golo do seu clube beijando uma agente da autoridade e envolveu-se à pancada quando a equipa espanhola ganhou a partida. "Comportou-se de forma indecente", disseram os jornais espanhóis.

Dubai em crise

As dificuldades financeiras do Dubai já não são nenhuma novidade. Bancos alemães, sul-africanos e ingleses anunciam a intenção de proceder judicialmente contra este emirato do Golfo por dívidas não saldadas. Dívidas na ordem dos 10 biliões de dólares contraídas devido aos megalómanos projectos imobiliários.