segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Os mais dos Grammys

Kate Perry num vestido vaporoso com motivos de pautas de música, assinado por Valentino.
A lindíssima Taylor Swift com um vestido cingido ao corpo criado pela Gucci
     Madonna e o filho David Banda, a elegância cerimonial do smoking                         
Algumas revistas americanas acharam o chapéu de Pharrell Williams ridículo. Eu achei a escolha divertida. Evoca a polícia montada do Canadá e um escuteiro do filme Moonrise Kingdom.

O par Wiz Khalifa e Amber Rose, uma abordagem mais imaginativa do look devido aos penteados.

Soul kitchen


Paul Smith

Paul Smith assumiu na sua colecção masculina Outono-Inverno 2014/15 o espírito de Jim Morisson e dos Doors, provando que a moda não abandonou o seu caso de amor de longa data com o rock 'n' roll. O designer britânico transformou a parisiense Bourse du Commerce num ambiente boémio onde os modelos de cabelos compridos desfilaram num passarela feita de tapetes persas ao som da música Soul Kitchen. Calças de couro preto e colares foram recorrentes em toda a colecção que inclui também motivos americanos nos cachecóis e ténis de lona.

Balmain

A cantora Ryanna é o rosto da campanha publicitária para a primavera-verão 2014 da marca francesa Balmain.

Noam Chomsky

O linguista Noam Chomsky, que já disse vários disparates, garantiu que as democracias europeias chegaram ao colapso total, "independentemente da cor política dos governos porque as decisões são tomadas em Bruxelas". E, por isso, caminhamos para as ditaduras. Exprimiu a sua opinião, que não tem nada de novo, no Festival das Ciências celebrado no Auditório de Roma. Afirmou ainda que a democracia tinha acabada em Itália com a chegada ao governo do ex-comissário europeu Mario Monti em 2011. Um político não eleito, segundo Chomsky "designado pelos burocratas de Bruxelas". Acrescentou que o fenómeno da morte das democracias é global, pois "até o Wall Street Journal acha que a democracia americana se encontra em perigo", não importa que governem os republicanos ou os democratas. "Ambos seguem a mesma política decidida pelos banqueiros e tecnocratas". Bem...eu não pertenço nem ao filme dele nem dos outros. Mas já me começam a irritar estas banalidades de base. Discursos velhos e inadequados aos tempos em que vivemos. Deve haver outras saídas...O senhor Chomsky prefere um Estaline ou os Kmers Vermelhos para resolver a crise onde estamos metidos. Eu não.

Economia circular

No Forum Económico de Davos debateu-se a "economia circular" que foi qualificada como um sistema industrial restaurador ou regenerador, ao contrário da economia linear praticada desde há 150 anos. Segundo os economistas e "pensadores" participantes traz grandes benefícios ao nível do micro e do macro-economia. "Esta é uma oportunidade de triliões de dólares, com um enorme potencial para a inovação, a criação de emprego e crescimento económico". Concluíram que as reservas dos recursos-chave estão diminuindo, enquanto os custos de exploração e de de extracção estão subindo. Espera-se que três biliões de consumidores da classe média entrem no mercado em 2030. As economias industrializadas vão tentar reinventar os seus modelos de manufactura com vista à criação de emprego. A atitude dos consumidores está a mudar, o que leva à proliferação de novos modelos de negócios. As tecnologias de informação e de processamento permitem grandes avanços. Será que isto é só conversa ou o sistema, perante as crises, procura salvar a pele?

Evasão fiscal

O jornal Le Monde fez uma investigação sobre a tipologia dos titulares franceses com contas no banco HSBC na Suíça e que fogem ao pagamento de impostos. São comerciantes, cirurgiões, advogados, actores, cantores, cineastas, chefes de cozinha e antigos desportistas. Na maioria dos casos, os contribuintes faltosos regularizaram a sua situação, mas há outras situações diferentes que abrangem  mais de 60 personalidades.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Between The Bars


Stan Douglas

O artista plástico canadiano Stan Douglas apresenta a instalação Luanda-Kinshasa na David Zwirner Gallery onde já expôs 12 vezes. Filmou a reconstrução de um lendário estúdio de gravação, conhecido como um dos melhores do mundo, que foi inaugurado em 1949 pela Columbia Records numa igreja arménia abandonada na East 30th Street, em Manhattan. Apelidado de "A Igreja", até ao seu encerramento em 1981 foi a gravadora preferida dos nomes mais famosas da época como Miles Davis,  Kind of Blue, Bob Dylan ou Pink Floyd, Leonard Bernstein, Johnny Cash, Aretha Franklin, Glenn Gould, Billie Holiday,Vladimir Horowitz e Charles Mingus entre muitos outros representantes de géneros musicais que vão desde a música clássica ao jazz, pop e rock. O título Luanda-Kinshasa tem a ver com o facto da cena musical nova-iorquina nos anos 70 ter origens africanas. Na série de fotografias Disco Angola, Stan Douglas estabelece o paralelo entre a cultura disco nos Estados Unidos
e as lutas de libertação de Angola contra o colonialismo português. Há ainda afinidades com o Afrobeat.

Rotten Food


Damien Chazelle

O filme Whiplash com a assinatura do argumentista e agora cineasta Damien Chazelle foi o vencedor da 30ª edição do Sundance Festival. Protagonizado por Miles Teller, um actor de 26 anos, no papel de um baterista de jazz que quer atingir a perfeição. O jovem realizador, 28 anos, baseou-se nas suas experiências pessoais como membro de uma banda de jazz do ensino médio. Outro dos premiados foi o documentário americano Rich Hill sobre os moradores de uma cidade rural muito pobre dos Estados Unidos.

Fim do romance

Pronto. Acabou o romance. François Hollande e Valérie Trierweiler estão oficialmente separados. Duas semanas depois da revelação do namoro escondido com a actriz Julie Gayet, o presidente francês clarificou a situação que era nitidamente de "cornos". Ninguém controla as paixões, mas quando de repente aparece outra pessoa no caminho, deve-se avisar o parceiro. Cornos, não. É conservador, reaccionário, pura sacanice.
"Sortir d’un immeuble au petit matin, dissimulé sous un casque de motard, cela démontre que l’homme n’a jamais pu revêtir l’habit de président de la République,Et finalement, choisir une dépêche de l’AFP, pour annoncer sa rupture, c’est une ultime humiliation pour son ancienne concubine et aussi une preuve d’irrespect envers les Français".

Negócios sujos

Em 1956 Hardin B. Jones, um professor de Física Médica e Fisiologia da Universidade de Berkeley, comunicou à imprensa os resultados alarmantes de um estudo sobre o cancro onde se concluiu que os pacientes não submetidos à quimioterapia viviam em média mais de 12,5 anos, enquanto os outros que receberam tratamentos químicos viveram apenas três anos depois da descoberta da doença. O Dr. Jones também levantou a questão das somas fabulosas gerados pelo "negócio do cancro". Trinta anos depois, o professor Georges Mathé confirmou ao jornal Le Monde que "há cada vez mais casos de cancro porque a triagem é feita muito cedo, mas a quimioterapia é defendida principalmente por quimioterapeutas e laboratórios".Também o professor Henri Joyeux, um oncologista em Montpellier, denunciou os enormes interesses financeiros que caucionam certas "verdades" científicas. "Mais de 85% de quimioterapia é questionável e desnecessária", afirmou. E existem inúmeras opiniões de especialistas que coincidem com tais teorias. Não sei até que ponto podemos confiar nos prós ou nos contra.

New New Left

Steven Malanga, colaborador da revista City Manhattan, publicou um livro com o título de New New Left que tem como referência a Nova Esquerda americana dos anos 60 e 70. Diz que hoje uma nova dinâmica surgiu na política americana, incidindo na disputa entre aqueles que beneficiam de um sector público cada vez maior e aqueles que pagar com os seus impostos para a manutenção de um sistema que promove a desigualdade. Sindicatos de funcionários públicos, trabalhadores de organizações de serviços sociais financiados e beneficiários de prestações do governo assumiram o controle da política das grandes cidades. Em cerca de uma centena de municípios da Califórnia, os elevados impostos impedem a expansão das empresas privadas. Eis uma das razões porque alguns se encontram à beira do colapso financeiro. "Considerando que a Nova Esquerda dos anos 1960 ingenuamente acreditava que o governo poderia resolver os maiores problemas do nosso tempo, esta New New Left está mais cinicamente focada na expansão de programas estatais para aumentar o seu poder e regalias", salienta.

sábado, 25 de janeiro de 2014

China e Europa

"This paper studies the persistence and consequences of political centralization and fragmentation in China and Europe. We argue that the severe and unidirectional threat of external invasion fostered political centralization in China while Europe faced a wider variety of external threats and remained politically fragmented. Our model allows us to explore the economic consequences of political centralization and fragmentation. Political centralization in China led to lower taxation and hence faster population growth during peacetime than in Europe. But it also meant that China was relatively fragile in the event of an external invasion. We argue that the greater volatility in population growth during the Malthusian era in China can help explain the divergence in economic development that had opened up between China and Europe at the onset of the Industrial Revolution". (Via Tyler Cowen)

Big Night


Gonçalo Byrne


O estúdio de Gonçalo Byrne Arquitectos projectou este belíssima peça no cenário das ruas medievais de Trancoso. Trata-se do Centro de Cultura Judaica Isaac Cardoso que se destaca de esguelha numa esquina com a sua fachada de paralelepípedos, reforçando a geometria. "O carácter maciço do edifício também se reflecte no design de interiores e nos espaços escavados, numa sequência de espaços vazios esculpidos a partir de um grande monólito de pedra", explicaram os autores.

Nike

A colecção desportiva 2014 da Nike criada em parceria com a estrela do futebol Cristiano Ronaldo.

Gatos famosos


Privatizações em Itália

O governo italiano aprovou ontem a privatização parcial do grupo Poste Italiane, avaliado 10 a 12 biliões de euros e da sociedade ENAV controle de tráfego aéreo para reduzir sua dívida. "Em ambos os casos, a venda corresponde a participações minoritárias", disse o presidente Enrico Letta. Confirmou ainda que uma parte das acções seria concedido aos funcionários. A venda de 40% do capital dos Correios seria entre 4 e € 4,8 biliões para o estado. O governo havia anunciado em Novembro um plano para privatizar partes em oito empresa, incluindo a companhia de petróleo ENI.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

George Zimmerman

George Zimmerman, o segurança que matou o rapaz negro em Miami, pintou um retrato desajeitado de Angela Corey, a promotora do seu julgamento. Depois de se ter apropriado de uma fotografia da bandeira americana, agora baseou-se numa fotografia da Associated Press feita por Rick Wilson que foi amplamente divulgada. Paul Colford, director das relações públicas da agência, disse que já tinham contactado um advogado para tratar do assunto, já que estão em causa os direitos de autor.

Blonde on Blonde


Loira da arte

A Pavel Zoubok Gallery apresenta a exposição Blonde: Hooray for Hollywood onde celebra a figura de Holly Solomon (1934-2002) que foi uma coleccionadora de arte pop e galerista. Teve uma papel preponderante nos anos setenta e oitenta no mundo da arte do SoHo. Depois de ter estudado interpretação no famoso Actors Sudio de Lee Strasberg, em 1969 abriu uma galeria na Green Street que lançou artistas como Nam June Paik,William Wegman, Robert Mapplethorpe, Mary Heilmann e Andy Warhol que é o autor do retrato da extravagante loira com um lugar na história da arte. contemporânea.

Museu de Kiev

O Museu Nacional de Arte da Ucrânia encontra-se na linha de frente das batalhas de rua que eclodiram em Kiev, entre as forças repressivas do governo pró-russo e os manifestantes. O museu está localizado na Hrushevskoho Street que se transformou numa zona de motins onde chovem cocktails Molotov, pedras, balas de borracha, gás lacrimogéneo e granadas de flash. Depois da escalada na sexta-feira passada, a directora do museu Maria Zadorozhna apelou a todos os participantes lembrando-lhes a responsabilidade na preservação do património cultural do estado. Segundo alguns relatos, as tropas de choque governamentais que têm vindo a colidir com os manifestantes cada vez mais irritados, acenderam uma fogueira directamente sobre os degraus do edifício do museu para se manterem quentes.

Schiaparelli

No universo da moda destaca-se o renascimento da marca Elsa Schiaparelli que tinha fechado em 1954. Agora voltou pelas mãos do designer Marco Zanini. Foi um dos desfiles mais aguardados da Alta-Costura 2014 em Paris. A marca pertence desde 2006 a Diego Della Valle, o dono italiano do clube de futebol Fiorentina.

Reverendo Gary davies


Austeridade

Nas colunas do Financial Times, o analista Wolfgang Münchau acusa François Hollande de estar atrasado 200 anos pelo facto de ter lembrado a famosa frase do economista francês do início do século XIX Jean-Baptiste Say : "a oferta cria a sua própria procura". Paul Krugan que dois meses tinha apoiado o presidente francês há dois meses atrás, agora qualifica a sua nova atitude de "afundamento intelectual". No jornal The Guardian, o jornalista Dean Baker bate ainda com mais força. "Nombreux sont en effet les pays européens, et non seulement l’Allemagne, qui, ayant fait le pari de la rigueur budgétaire, exhibent aujourd’hui des taux de chômage nettement inférieurs à celui d’une France dont les dépenses publiques n’ont cessé de croître. Par ailleurs, les politiques de restriction de la dépense publique n’auront empêché, ni l’Irlande d’avancer sur la voie du redressement économique, ni le Royaume Uni – qui a supprimé 400 mille postes dans l’Administration – d’afficher une performance supérieure à celle de la France : 1,4% de croissance en 2013, avec 1,9% prévu pour l’an prochain, avec une moyenne de 60.000 emplois par mois créés dans le secteur ..." (Contrepoints)

Lirismos

O jornal Liberation publicou um manifesto assinado por um conjunto de personalidades empenhadas em mudar o mundo que está a "enfrentar uma combinação de crises globais sem precedentes na história". Referem o esgotamento dos recursos naturais, a perda da biodiversidade, as bolhas financeiras, a falências de bancos, a desumanização do sistema económico, a desintegração social, o aumento da desigualdade e insegurança, a crescente intolerância, a fome e as pandemias virais ... etc. Atribuem as culpas a uma expansão incontrolável da revolução tecnológica no contexto das comunicações, o que em grande parte "resulta de uma crise do pensamento".Assinam o texto figuras como Michel Rocard, Milan Kucan, Michael W. Doyle, Edgar Morin, Saskia Sassen, René Passet, Michèle Sabban, Bernard Miyet, Sacha Goldman, Fernando Henrique Cardoso, Christiane Hessel, William vanden Heuvel, Peter Sloterdijk, Ruth Dreifuss, Nicolas Bordas e Joseph Stiglitz…

Um país

A editora Esfera dos Livros lança no dia 28 de Janeiro na FNAC do Chiado às 18 e 30 horas o livro Este País não é para Jovens. A obra da autoria de Helena Matos e José Manuel Fernandes vai ser apresentada por Álvaro Santos Pereira.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Gun N`Roses


Keith Goldstein

O americano Keith Goldstein decidiu fazer uma série de fotos de pessoas observando a construção de 1 World Trade Center para ver como reagiam. "Estavam a olhar para a construção de um edifício num lugar onde morreu muita gente", disse o fotógrafo que trabalha no distrito financeiro. Começou a recolher as imagens durante os intervalos de almoço, a ideia era "captar um conjunto de expressões, emoções e a diversidade étnica dos visitantes".

Em Davos

Depois de discutirem as economias que andam pelas ruas da amargura, bora lá vamos todos participar numa orgia. Os poderosos nNuma bacanal à romana. (Via Zero Hedge)

Matadouro


O fotógrafo britânico Alastair Philip Wiper captou uma série de imagens no matadouro Danish Crown em Horsens, uma das maiores empresas do mundo, documentando como os porcos são transformados em bifes, salsichas e bacon. É a maior exportadora mundial de carne, ali são mortos cerca de 100 mil porcos por semana para atender à crescente demanda global. "Eu adoro carne. Infelizmente já não vivemos no tempo em que nas aldeias rurais se criavam um ou dois porcos ao ar livre e que o patriarca da família os matava num cerimonial festivo. Mas acho que é difícil assistir a um processo tão brutal...", sublinhou o fotógrafo que ficou chocado com o cenário onde os animais são abatidos, massacrados e embalados.

Kiev em chamas

O foto-jornalista independente Ilya Varlamov captou estas impressionantes imagens em Kiev que se transformou num campo de guerra. Combates, barricadas e chamas. Os manifestam expressam a sua revolta contra o presidente Yanukovych, a corrupção estatal e a excessiva força policial. Varlamov  no seu Live Journal descreve que a esmagadora maioria das pessoas não ligam aos discursos políticos da oposição. Há uma parede de 100 metros de pneus a arder que foram trazidos de várias zonas da cidade.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Brit Awards

O músico americano Pharrell Williams vai actuar em 19 de Fevereiro no espectáculo dos Brit Awards 2014 em Londres. Entre os grupos nomeados distinguem-se os Arctic MonkeysDisclosure. Na lista dos individuais temos David Bowie em disputa contra miúdos.