sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Jorge Caiado


James Murphy

James Murphy passou os últimos 15 anos a trabalhar numa "solução musical", abrangendo um sistema de notas harmoniosas únicas para cada uma das 486 estações do Metro de Nova Iorque. Quando alguém roubar o MetroCard a qualquer passageiro uma dessas notas soaria. Um porta-voz da Metropolitan Transportation Authority rejeitou a ideia como inviável, dizendo que os seus chefes "não a aceitariam". Mas Murphy não desistiu. Está convencido que tem uma chance, pois o MTA vai implementar um projecto no valor de 900.000 por ano para melhorar o fluxo de passageiros nas estações. O músico até já pediu uma reunião ao novo mayor Bill de Blasio. Vale a pena consultar o site oficial Subway Symphony que descreve o plano para  "tornar a cidade mais agradável". Ainda mais?

Olivier Delamarche


DJ Marfox

Marfox faz parte de um clã de DJs com uma rotação africana que estourou para fora dos guetos de Lisboa. Recentemente assinou contrato com a Lit City Trax. Começou a remisturar 2002 com 13 anos. Define-se como praticante do Kuduro Lisboa, um som com "uma identidade muito própria". É música extremamente quente, dançante, um estilo de vida.


Street Art

Os artistas de street art que espalham as suas obras pelas cidades. O francês Jef Aerosol retrata grandes ícones em tamanho natural feitos a stencil. Gosto do português Miguel Januário que assina +- (mais menos), acho o seu trabalho melhor do que o de Vihls.

Lanvin

Lanvin é a mais antiga "maison" francesa ainda em actividade. Fundada por Jeanne Lanvin em 1889 vai comemorar os seus 125 anos. Juntou-se ao Syndicat de la Couture em 1909, o que reforçou o seu estatuto, e rapidamente se tornou conhecida pelo uso virtuoso de bordados contrariando o estilo da época. O israelita-americano Alber Elbaz assumiu o comando da marca em 2001, imprimindo-lhe um estilo mais contemporâneo. Na foto vemos as fotos de Steven Meisel para a campanha da primavera-verão 2014.

The Communards


Mateo Renzi

Aposto que Mateo Renzi vai durar muito pouco tempo, quando o discurso desliza para a demagogia já ser sabe o que acontece. O jornal Economist já lhe tirou o retrato. "The biggest problem, however, was the lack of detail in Mr Renzi’s speech. He has promised a reform a month until June: of employment law, bureaucracy and taxation. But he put no flesh on his proposal for a new employment contract, or the extension of unemployment benefits to all. Instead he talked about a €10 billion ($13.7 billion) cut in the direct-tax wedge (income tax plus social-security contributions), a school-building programme costing “several billion” as well as clearing the state’s debts to private firms, estimated at up to €100 billion. But there was no real explanation as to how Mr Renzi intended to pay. Troubled by Mr Renzi’s earlier promises, the EU’s economic-affairs commissioner, Olli Rehn, has already fired a warning shot. He will not be comforted by the prime minister’s comment to the chamber that he wanted a Europe “where Italy doesn’t go to take instructions to know what to do”. Vai correr mal, mais uma vez, aos italianos que pagam as favas.

Roma falida

Roma encontra-se à beira da falência. O mayor Ignazio Marino já ameaçou bloquear as ruas se o governo nacional não salvar a cidade insolvente que, a partir de Março, vai ficar sem fundos. Se não receber 816 milhões não poderá pagar aos 25 mil funcionários, manter a limpeza urbana, assegurar a manutenção dos jardins de infância ou comprar combustível para os transportes públicos. Uma desgraça! A verdade é que a cidade tem gastos assustadores, os seus habitantes ainda continuam a pagar o aluguer das terras arrendadas para a construção da Vila Olímpica dos Jogos de 1960. A situação é extremamente grave, há quem diga quer Roma está perto de Detroit. (Via Le Point)

Islândia e a UE

Depois da Ucrânia agora é a Islândia que reivindica pertencer à União Europeia. Milhares de pessoas manifestaram-se em Reykjavik, desafiando a decisão do governo de centro-direita vencedor das eleições depois da crise e que se opõe à adesão à UE. Querem que sejam retomadas as negociações iniciadas em 2010, na altura suspensas devido a um litígio relacionado com a quota do carapau. Em 2013 o ministro dos Negócios Estrangeiros Gunnar Bragi Sueinsson anunciou a suspensão definitiva das negociações. Entretanto uma sondagem mostrou que 67,5 por cento da população exige um referendo sobre a matéria.

Mitos desfeitos

O mito de Muhammad Ali desmorona-se. Documentos arquivados e agora abertos do FBI revelam que em 25 de Fevereiro 1964, Sonny Liston no combate de Miami simulou uma lesão no ombro. Afinal o título de campeão mundial de pesos pesados foi uma fraude, segundo o Washington Times o resultado poderia ter sido diferente. O jornal americano menciona ainda uma nota datada de 24 de Maio de 1966 dirigida a John Edgar Hoover que alude a um telefonema entre Barnett Magids e Ash Resnick, um apostador ligado ao crime organizado que lhe disse para esperar pois sabia que Liston iria fingir uma lesão. Mas o memorando do FBI não acaba aqui. Fala ainda dos "bem informados" mafiosos de Las Vegas que também teriam estado envolvidos neste caso. Sonny Liston morreu de overdose em 1971, mas a sua família sempre alegou que foi um assassinato. Quanto a Cassius Clay, nenhuma evidência do arquivo parece incriminá-lo.

Hollande

Os activistas da Greenpeace também contestam François Hollande que consideram o presidente da catástrofe. Coitado!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

To America

Money to flow from Canada to America

Nouriel Roubini: "If the Fed starts to raise rates some time next year, and the Bank of Canada waits for a few months, if not quarters, then money is going to flow out of Canada into the U.S. and that is going to weaken the currency..."

Unsane


Selfies

É só uma curiosidade. Em 1920 já se faziam selfies. Esta fotografia encontra-se no Museu da Cidade de Nova Iorque.

Elliott Erwitt


Os britânicos podem ver a selecção de 18 instantâneos caninos de Elliott Erwitt que está na London Beetles+ Gallery. Um dos fotógrafos mais originais da Magnum, destacou-se pela sua abordagem satírica do ambiente social. Mas há quem diga que ele se ultrapassa quando a sua objectiva se centra nos amigos peludos. Ao longo de uma carreira longa, tem viajado pelo mundo capturando cães de todas as raças e tamanhos.

Os pequenotes

 
Houve quem chegasse à conclusão que alguns dos actores mais famosos de Hollywood são inesperadamente baixinhos. Tom Cruise, Al Pacino, Martim Scorcese, Danny Devito, Humpfrey Bogart ou Woody Allen, cuja estatura não mal atinge o metro e setenta, sempre adoraram andar pendurados em mulheres altas.

Kartheinz Weinberger

Inaugurou na Maccarone Gallery em Nova Iorque uma exposição do fotógrafo suíço Kartheinz Weinberger (1921-2006) que foi pioneiro na captura de imagens de uma juventude marginal, sobretudo envolvida em gangs e na prostituição masculina. Começou a retratar adolescentes oriundos da classe operária com as suas roupas muito DIF (Do it Yourself), imolando ícones americanos como Marlon Brando ou Elvis Presley. Não era um fotógrafo profissional. Trabalhou toda a vida adulta no departamento dos armazéns da fábrica Siemens. Só em 2000 teve oportunidade de apresentar seu trabalho pela primeira vez no Museu do Design de Zurique. Nos anos 50 fotografou rapazes nus para a Der Kreise, uma revista gay de Zurique. Mais tarde documentou a vida dos Hell`s Angels suíços.

Jogos perigosos

"While the IMF is promising a massive bailout to the Ukraine, and NATO is using the harshest language it can possibly muster to halt Russia in its tracks, Putin is doing what he does best: employing brute force (as seen below), and using even harsher language, to wit: "Russia: West must stop making provocative statements on Ukraine". (Zero Hedge)

Guerra Fria?

Está um navio de guerra russo atracado no porto de Havana, segundo informou a AFP. Nenhuma explicação foi fornecido pelas autoridades cubanas. Voltámos à guerra fria? Trinta canhões, equipamentos de espionagem e mísseis anti-aéreos constituem a artilharia bélica do Viktor CCB-175 que se encontra ancorado na área reservada aos navios de cruzeiro. Alguns analistas associam esta "visita" aos protestas que Nicolas Maduro enfrenta desde há várias semanas na Venezuela. Vladimir Putin também já concentrar 150 mil homens na fronteira com a Ucrânia, explicando tratar-se de um "exercício de treino" já planeado há meses. Os Estados Unidos disseram que uma intervenção militar russa na Ucrânia seria "um grande erro".

Manipulação do ouro

O Financial Times retirou seu site um artigo sobre o preço do ouro, baseado na análise da empresa de consultoria Fideres que sugeria o envolvimento de cinco bancos numa estratégia de manipulação ou de "comportamento de conluio". Tudo muito suspeito. Os bancos supostamente envolvidos são o Deutsche Bank, HSBC, Barclays, Bank of Nova Scotia e Société Générale. Os fundos de pensões, os hedge funds, os comerciantes nos mercados de commodities podem ter sofrido perdas devido a essa manipulação das matérias-primas incluindo o ouro.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bonds

Jim Rogers: "The United States long term bond made its low in 1981 and went up for 31 years. It`s not cheap, you know. Long term interest rates in the world are near historic lows, so they are certainly not cheap. It does not mean that bonds can`t go up more but certainly they are not cheap.
I am thinking about selling them short. I sold them short in the past, I am not short at the moment. If you own bonds you should think about selling them unless they are very short term bonds...."

Dolce & Gabbana

O outono-inverno 2014/15 da Dolce & Gabbana segue o temática medieval da colecção masculina, com uma boa pitada de conto-de-fadas. Capas e casacos de pele com capuz, vestidos bordados com motivos florais e pedrarias. Tem todos os elementos mágicos dos livros infantis. O efeito visual do desfile é forte. Árvores no cenário fantástico e música em crescendo de Tchaikovsky.

Miu Miu

A marca Miu Miu (ou Prada)  promove uma série de curtas intitulada Women’s Tales só com cineastas mulheres. Agora foi lançada Spark and Ligh da directora e escritora So Yong Kim, nascida na Coreia do Sul e actualmente a viver nos Estados Unidos. O filme de 10 minutos tem como protagonista a actriz Riley Keough. A trama passa-se numa zona gelada onde surgem peças da primavera-verão 2014 da Miu Miu, além de outras referências a essa colecção como os papéis de parede com as estampas de gatos, pássaros e peixes.

Steven Soderberg

Steven Soderbergh, depois de se "reformar" das artes cinematográficas, continua a ter um intervenção interessante. Começou por vender camisetas com base em referências obscuras a empresas fictícias de filmes, agora misturou o Psico de Alfred Hitchcock com a remake de Gus Van Sant. Anulou a diferença mais marcante entre as duas películas, a conversão de cores de Van Sant para preto e branco, com excepção da cena do chuveiro onde há o vermelho do sangue.

Georg Baselitz

A galeria Gagosian de Londres inaugurou uma exposição de Georg Baselitz com o título de Farewell Bill. Os novos auto-retratos são, segundo o artista alemão uma "declaração de amor" às obras de Willem de Kooning. Nesta nova série, insiste na figuração como um veículo para a expressão, marcando um claro afastamento dos impulsos da década passada. Estas obras vibrantes de colorido concentram-se de novo no acto afirmativo de pintura. "Pode-se seduzir com a cor", disse

Beautiful Woman


A artista plástica americana Mickalene Thomas estreou o filme Happy Birthday to a Beautiful Woman que é um tributo à sua falecida mãe. Aproveitando o lançamento do documentário em HBO, publicou também um ensaio, fotografias e uma nova série de pinturas. "Como artista, sempre admirei a força e a tenacidade da minha mãe, mas também a sua elegância e carisma", afirmou. Sandra Bush trabalhou como modelo na indústria da moda em Nova Iorque na década de 70 em que a demanda de negras era ainda limitado, apesar do slogan "Black is Beautiful". Nessa altura ganhou visibilidade como top-model a beleza africana Iman. Um casamento desastroso, com violência doméstica, seguido de divórcio. Envolveu-se num romance com um traficante de drogas e caiu no consumo de substâncias perigosas. "As pinturas da série Mama Bush são símbolos icónicos da mulher alta e bonita que em 2010 começou a ficar debilitada em termos de saúde".

Obesidade USA

Boas notícias para os Estados Unidos. Um relatório das autoridades de saúde federais, divulgado na terça-feira, revela uma impressionante queda na ordem dos 43% da obesidade infantil ao longo da última década. Segundo os investigadores, as crianças com excesso de peso entre os 3 e os 5 anos são cinco vezes mais propensas a engordar na idade adulta, estando portanto sujeitas a sofrer de cancro e de doenças cardíacas. Barry M. Popkin, um investigador da Universidade da Carolina do Norte, estudou os hábitos e as mudanças no Programa de Nutrição Alimentar financiado pelo governo federal que subsidia alimentos saudáveis às famílias de baixos rendimentos, sobretudo negras e hispânicas. Infelizmente aqui, no nosso país, vejo cada vez mais adolescentes gordas. Já vi nos cafés de bairro mães a darem refrigerantes e bocadinhos de pizza
a crianças de 10 meses.

Desemprego

O presidente francês François Hollande prometeu mais empregos, mas continua a falhar miseravelmente. Em seis meses o desemprego subiu mais de 2,5%, a economia não descola e os franceses estão cada vez mais descontentes. E Marine Le Pen vai capitalizando.

Corrupção na Turquia

As novas revelações do escândalo de corrupção atribuído ao primeiro ministro turco com base na conversa telefónica entre Erdogan e o seu filho Bilal, detalhando os planos de como esconder enormes somas de dinheiro, trouxe de volta a crise política e os pedidos renovados da oposição para que o PM se demita. Entretanto a lira turca está a cair para níveis preocupantes, enquanto o banco central tenta restaurar a confiança na moeda. Mais um regime corrupto e autoritário que deve ser removido. Foto de uma escultura do artista americano James Sherry. Escolhi-a para lembrar o Gezi Park onde o protesto começou.

Violência na Venezuela

De acordo com o jornal Caracas Chronicles a campanha de violência organizada pelo Estado da Venezuela na semana passada mudou a natureza do que está acontecendo neste país. Existem dezenas de graves violações dos direitos humanos. A Guarda Nacional atira gás lacrimogéneo directamente em edifícios onde residem os opositores. Há vídeos de soldados a disparar contra civis nas ruas. As últimas notícias on-line relatam que a capital de 645 mil habitantes ficou sem Internet durante a repressão. Já morreram 13 pessoas e contam-se dezenas de feridos nas manifestações que são diárias. Um país, com relevantes reservas de petróleo, governado por psicopatas incompetentes que o conduziram à miséria. Até tem milícias, os camisas negras à boa maneira de Mussolini que matam em nome da "revolução".

Sochi

Terminaram há dias os jogos de inverno de Sochi, na Rússia. Foi assim apagado o fogo olímpico.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Kitty Green

Ukrania is Not a Brothel foi considerado um dos melhores filmes no circuito dos documentários no ano passado. Candidato ao prémio no London Film Festival, revela o autoritarismo do regime que o povo fez cair com os seus protestos. A cineasta australiana Kitty Green seguiu as mulheres durante 14 meses, assistiu à sua luta e também a alguns problemas no interior do próprio movimento. Uma luta que representa um país cinzento e desprovido de esperança para os jovens. Há uma cena no filme onde uma activista do Femen conta o seu sequestro por agentes do KGB que a levaram de olhos vendados para a floresta e lhe apontaram uma arma à cabeça. Contrariando os que criticam as belas activistas se apresentarem em topless, a realizadora afirmou que "não eram imagens sexies, transmitem insubmissão e hostilidade no olhar". Relata ainda como no Euro 2012 foram reprimidas, espiadas no Facebook, "à boa maneira soviética". Foram sequestradas e deportadas para Belarus, "uma das ditaduras da Europa".

Manobras bancárias

O Deutsche Bank decidiu reduzir o balanço de suas operações no exterior para atender às novas exigências da Reserva Federal americana com os bancos estrangeiros. A quantidade de operações do banco alemão nos Estados Unidos será reduzido em 300 milhões, sendo alguns deles desviadas para a Europa e a Ásia. O CEO Stefan Krause disse ao Finantial Times que esta desalavancagem não equivale a uma partida dos States. Segundo as novas disposições da FED, os bancos estrangeiros mais importantes, aqueles com pelo menos 50 biliões de activos nos Estados Unidos, devem estabelecer uma exploração sujeita às mesmas regras de capital, gestão de riscos e liquidez que os bancos norte-americanos. O Comissário Europeu Michel Barnier ainda ameaçou aplicar a mesma regra na Europa. Mas, evidentemente, a Alemanha anda sempre um passo à frente.

Divertido


J.P. Morgan

O banco americano JPMorgan Chase, apesar dos lucros que teve o ano passado, anunciou terça-feira que vai cortar 5.000 novos empregos líquidos este ano. No total terá 260 mil funcionários no final de 2014 contra 265.000 em 31 de Dezembro de 2013. Algumas operações vão ser realizadas por robots

Fuck the System


Fernando Ribeiro

Gosto imenso deste senhor, já o entrevistei algumas vezes e sempre estivemos em perfeita sintonia. Tem estilo, carácter e uma excelente cabeça. Com excepção dos Moonspell, do Legendary Tiger Man, dos Dead Comb...a música portuguesa não me interessa rigorosamente nada. Nem sequer me dou ao trabalho de a ouvir. "...Nunca tivemos apoios, nunca os pedimos. Arte é independência! Não nos queixamos, trabalhamos. Não fazemos birras, agimos. Nunca contámos com qualquer tipo de benesse ou ajuste directo, nem com homenagens ou facilitismo dos poderosos. Nunca tocámos para partidos e sempre nos mantivemos longe da politica. Este país é o que queremos? Não. O que merecemos? Não. Mas, é o que amamos? Sim. Este Governo é mau? É! Houve um melhor outrora? Não me parece." (Via O Insurgente) Concordo com o Fernando Ribeiro.