sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Danos Colaterais


"O preço dos danos colaterais. O Banco Central do Afeganistão embolsou míseros  US$ 40 milhões  em dinheiro como “ajuda humanitária” logo após aquele míssil Hellfire R9X lançado de uma sacada em Cabul. Então esse foi o preço da operação Al-Zawahiri, intermediada pela agência de inteligência paquistanesa atualmente alinhada aos EUA, a Inter-Services Intelligence (ISI). Tão barato. O drone  MQ-9 Reaper que descolou de uma base dos EUA no Golfo Pérsico, atravessando o Mar da Arábia e sobrevoando o Baluquistão para entrar no Afeganistão pelo sul. Os americanos também podem ter recebido inteligência humana como bônus. Um acordo de 2003, segundo o qual Islamabad facilita corredores aéreos para voos militares dos EUA, pode ter expirado com o desastre da retirada americana  em agosto passado, mas sempre pode ser revivido.

Ninguém deve esperar uma investigação profunda sobre o que exatamente o ISI – historicamente muito próximo dos Talibãs – deu a Washington numa bandeja de prata.

Negócios desonestos. Sugestão para um telefonema intrigante na semana passada entre o todo-poderoso chefe do Estado-Maior do Exército paquistanês, general Qamar Javed Bajwa, e a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman. Bajwa estava fazendo lobby para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberasse um empréstimo crucial o mais rápido possível, caso contrário, o Paquistão deixará de pagar sua dívida externa. Se o ex-primeiro-ministro deposto Imran Khan ainda estivesse no poder, ele nunca teria permitido aquele telefonema.

A trama se complica, à medida que a Cabul de Al-Zawahiri num bairro chique é de propriedade de um conselheiro próximo de Sirajuddin Haqqani, chefe da rede “terrorista” (definida pelos EUA) Haqqani e atualmente ministro do Interior do Talibãs. A rede Haqqani, desnecessário acrescentar, sempre foi muito acolhedora com o ISI. E então, três meses atrás, tivemos o chefe do ISI, tenente-general Nadeem Anjum, reunido com o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, em Washington – supostamente para colocar sua antiga máquina conjunta, secreta e antiterrorista de volta aos trilhos. Mais uma vez, a única questão gira em torno dos termos da “oferta que você não pode recusar” – e isso pode estar ligado ao alívio do FMI. Nessas circunstâncias, Al-Zawahiri foi apenas um dano colateral insignificante". (Pepe Escobar)

Sem comentários: