sábado, 1 de julho de 2017

Que arte?

 A arte contemporânea transformou-se numa detestável aldrabice. Yanis Varoufakis, o ex-ministro grego das Finanças grega, qualificou a Documenta como "turismo de crise". Sobre o evento se realizar em Kassel e Atenas afirmou: "Eu tenho que dizer que não estou muito feliz com a ideia de que parte do documenta terá lugar em Atenas - é como o turismo de crise. É um truque para explorar a tragédia na Grécia, a fim de massajar as consciências de algumas pessoas da Documenta. É como os americanos ricos que viajam para um país africano pobre, fazendo um safari, numa cruzada de turismo humanitário. Eu acho inútil artisticamente e politicamente. Tratar de forma superficial parece-me ofensivo". Significa que esta história da arte política é uma mentira. "Toda a arte neo-conceptual tardia, ensinada nas escolas e adorada por curadores em todos os lugares, que consiste em documentos sem fim, livros, fotos cortadas e vídeos em vitrinas, mesas empilhadas ou ordenadamente arrumadas com outros objectos inclinados ou colocados, muitas vezes com fotos e filmes de refugiados. "É como se os artistas se tornassem novidades que aparecessem em todos os lugares. O problema não é a sua preocupação (estamos todos tão preocupados um com o outro), mas o  assunto dessas obras ou a sua "seriedade". Ninguém pensa que a arte só deve ser macia, boba, bonita, facilmente acessível ou bonita. Ou que temas sérios não podem ser abordados atendidos pelo arte. O problema é que não originais. São imitações óbvias. São todas mais ou menos o mesmo...(Jerry Saltz)

Sem comentários: