sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Jim Shaw, o punk


Jim Shaw, artista plástico americano e membro fundador da banda Destroy All Monsters, apresenta uma exposição no Barbican de Londres com o título de Magnificent Obsessions: The Artist as Collector. As suas pinturas trash são baseadas na história e na cultura da América. É um dos dos artistas mais influentes de sua geração. Estudou no Instituto de Artes da Califórnia nos anos 1970  e fundou um movimento com Mike Kelley, John Miller e Tony Oursler que se tornou conhecido pela sua reacção aos artistas conceituais da década, muitos dos quais eram seus professores na Cal Arts.

Contra tudo

O Partido Comunista Grego marcou para hoje um protesto anti-governo contra a austeridade e os contratos do acordo em Bruxelas. De acordo com o KKE, que tem no Parlamento 15 deputados, a lista de reformas aprovadas por Varoufakis "contém todas as medidas adoptadas pelo capital contra os trabalhadores." De facto, como diz Tyler Durden, o KKE é contra o Euro e "contra tudo e todos em geral". Rejeitou a oferta do Syriza de participar numa coligação. Fez muito bem, porque a história desta "esquerda" caviar vai acabar mal.

Alarmismo?

A situação grega está longe de ser resolvida e o euro ainda está em perigo. Hoje veio a notícia de que o governo irlandês tem planos de contingência para o colapso do euro, incluindo o retorno à moeda nacional da Irlanda - a libra irlandesa. A verdade pode ser assustadora para aqueles que meteram a cabeça na areia. Os proprietários de ouro físico serão protegidos se acontecer uma reversão para moedas nacionais e ou novas desvalorizações da moeda nas guerras cambiais em curso. "De qualquer forma, a Grécia está falida sem qualquer esperança em vista, pelo menos dentro da união monetária do euro, um eventual default parece inevitável. Os gregos têm vindo a acumular ouro físico nos últimos meses. Há quem preveja um possível  retorno ao dracma" (Via Zero Hedge)

A colher certa

Não pode ser uma colher qualquer. Os designers tentam criar colheres que façam espicaçar o paladar. Os talheres têm a ver, dizem os especialistas, com a "ciência do gosto". A satisfação gastronómica depende do desenho e do metal utilizado.

Política Europeia

"It is hard to watch the Greek drama unfold without a sense of foreboding. If it is possible for the Greek economy partially to revive in spite of its tremendous debt burden, with a lot of hard work and even more good luck we can posit scenarios that don’t involve a painful social and political breakdown, but I am pretty convinced that the Greek balance sheet itself makes growth all but impossible for many more years...Greece and Europe, in other words, have a choice. They can choose to restructure Greek debt explicitly, with substantial real debt forgiveness and with the costs optimally allocated in a way that maximizes value for all stakeholders, or Greece can continue to struggle for many more years as the debt is resolved implicitly, with the costs allocated as the outcome of an uncertain political struggle...But I suspect that many European policymakers incorrectly think Syriza is as radical as it gets, and once Syriza is discredited, almost any alternative leadership would be better. I disagree. If Syriza is discredited, and the Greek economy continues to stagnate as I expect, the alternative could very easily be Golden Dawn or some other group of radical nationalists determined to blame foreigners for their problems, and Germany will have set itself up for much of the blame. It is ironic, because in my opinion Angela Merkel is not and has never been the bully that she is made out to be, and the main reason Germany seems to be running the show is that no one else has ever dared to disagree with her or to take any position of real leadership. For that reason she and Germany are being seen as far worse than they actually are....(Michael Pettis, um brilhante economista especialista em mercados financeiros chineses que é professor na Universidade de Pequim)

Prada

Miuccia Prada costuma explorar uma paleta de cores amenas. A sua colecção para o outono-inverno 2015/16, apresentada na Semana da Moda de Milão, tem um tom retro futurista. É visualmente forte. O fato de calças e casaco cor de mostarda, subvertido por certos códigos da moda, parece banal e até sonso. Mas possui qualquer coisa que nos atrai, talvez devido à mistura dos detalhes cromáticos. As luvas voltaram por direito próprio a ser um complemento imprescindível. Sejam curtas os longas.

Gary Glitter

O britânico Gary Glitter foi condenado hoje em Londres a 16 anos de prisão por agressão sexual contra três meninas entre 1975 e 1980. O ex-vocalista com 70 anos, cujo nome verdadeiro é Paul Gadd, foi reconhecido culpado por tentativa de estupro, mais quatro acusações de atentado violento ao pudor e de ter relações sexuais com uma menor. Trajando um casaco de veludo preto, a ex-estrela de glam rock permaneceu impassível perante a declaração da sentença, enquanto muitos dos seus fãs se reuniram lá fora junto do tribunal. Descrito pela polícia como " um reincidente predador sexual", tentou violar duas meninas com idades entre 12 e 13 anos. Já em 1975 tinha tentado violar
uma miúda de 10 anos. Entretanto fugiu para o Cambodja de onde expulso em 2002, acusado de pedofilia.

Le Point


Brasil no atoleiro

Pela terceira vez em menos de dois anos a revista britânica The Economist volta a dedicar uma capa ao Brasil. Inclui um artigo arrasador sobre a política de Dilma Rousseff que caiu de 42% para 23 por cento. E não esquecer que está marcada uma manifestação para 15 de Março a pedir o impeachement da presidente que parece já andar de candeias às avessas com o corrupto Lula da Silva, um antigo herói com pés de barro que os patetas dos media portugueses teimam em não reconhecer. Não esquecer que o poder e o dinheiro corrompem. "Na campanha de Outubro passado para um segundo mandato, Dilma Rousseff pintou um quadro róseo da sétima maior economia do mundo. O pleno emprego, o aumento dos salários e benefícios sociais foram ameaçados apenas pelas políticas neoliberais nefastas de seus oponentes, segundo ela. Dois meses depois, os brasileiros já perceberam que lhes venderam um falso prospecto. A economia do Brasil está num caos. A estagnação de 2013 tornou-se uma prolongada recessão. O investimento já baixou 8% e espera-se uma quebra maior. Há ainda um vasto escândalo de corrupção na Petrobras, a gigante estatal de petróleo, envolvendo políticos do PT..." A revista diz que boa parte dos problemas brasileiros foi gerada pelo próprio governo que adoptou uma estratégia de "capitalismo de Estado" no primeiro mandato. Isso gerou fracos resultados nas contas públicas e minou a política industrial e a competitividade..."

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Suzy Lake

  
A americana Suzy Lake começou por explorar a natureza da feminilidade e da identidade antes de Cindy Sherman. Uma retrospectiva da sua carreira encontra-se agora na Art Gallery of Ontario (AGO). As curadoras Georgiana Uhlyarik e Sophie Hackett fornecem sólidas informações sobre a influência desta artista na história da arte conceptual feminista. "A maioria dos meus trabalhos começou com uma pergunta. Eu estou tentando encontrar alguma coisa", disse Lake  que nasceu na cidade de Detroit em 1947. Estudou desenho, pintura e gravura nas universidades estaduais de Wayne e Western Michigan. Depois dos motins de 1967 mudou-se para o Canadá onde ainda vive. A maioria do seu trabalho incide sobre aspectos da identidade feminina, especialmente da moda e da beleza que encara como construções sociais.Tal como Cindy Sherman é muitas vezes o sujeito da sua própria arte, mas raramente usa os artifícios das roupas
. Questiona sobretudo as expectativas sociais de mulheres.

Limpeza Cultural

Os militantes do odioso ISIS bombardearam a Biblioteca de Mosul, destruindo mais de 8.000 livros e manuscritos. Construído em 1921, foi o centro de um dos mais antigos arquivos históricos da cidade com obras que datam do Império Otomano. De acordo com a Associated Press, os radicais islâmicos já tinham invadido aquela instituição cultural em Janeiro e levado inúmeras obras em seis camiões. Argumentaram que os livros "promovem a infidelidade e a desobediência a Alá". Os extremistas armados queimaram ainda obras da biblioteca da Universidade de Mosul e colecções da biblioteca da Igreja latina e do Mosteiro dos Padres Dominicanos. As autoridades locais da província al-Anbar, no Oeste do Iraque, garantem que o ISIS, na sua campanha para limpar a cultura do Iraque e da Síria, já tinha queimado mais de 100.000 livros. Também destruíram instrumentos musicais e esculturas assírias.

Ugly Boy


Laurie Anderson

Laurie Anderson, numa entrevista à Another Magazine fala dos amigos e colaboradores com que privou ao longo da sua carreira. Alguns deles também lhe prestam uma homenagem. Sobre Lou Reed, o companheiro que a fazia sentir completa: "É muito doloroso viver sem ele. Deu um significado à minha vida, nunca tinha sentido isto antes." Sobre Bob Dylan : "Se alguém pudesse mudar o mundo através da música seria Bob Dylan porque foi a primeira pessoa a escrever sobre os perdedores. Romantizou-os e assim conseguiu tocar as pessoas. Também escreveu uma canção sobre mim. Tinha uma abordagem muito emotiva..." As fotos são de Julian Schnabel.

Roubo de vestido

O vestido que Lupita Nyong usou no Oscar 2015 foi roubado do hotel onde a actriz estava hospedada em Los Angeles, segundo o site The Daily Beast. Trata-se de uma peça da Calvin Klein Collection, bordada manualmente com 6 mil pérolas Akoya, as mais perfeitas do mundo entre as cultivadas, que custa 150 mil euros.

Marques`Almeida

A dupla de estilistas portugueses Marques`Almeida apresentou a sua colecção para o outono-inverno 2015/16 na Semana de Moda de Londres. Desconstrução e assimetrias, cores garridas a reforçar toda aquela "alegria latina". A aposta reside no jogo de combinar e desconstruir cores e materiais, num tom divertido e provocador quanto baste.

Marc Faber

Marc Faber: "The ECB could buy all the Greek bonds or lend them the money. It’s futile. The money won’t do anything to Greece. It won’t help Greece. It will keep it kind of afloat. In the end, instead of foreign debt between $200 and $300 billion, Greece will have a trillion dollars in debt". Este investidor suíço, um das maiores players dos chamados mercados, afirma que o mais certo é a Grécia sair do Euro ou ser expulsa. Acredita que o Euro se vai fortalecer porque não precisa de países fracos. "Os burocratas de Bruxelas têm de perceber isso", sublinhou.

Despistado

O escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, que se tornou uma celebridade depois de publicar o livro A Minha Luta, foi convidado pelo jornal New York Times para escrever um artigo de viagens sobre a América do Norte. Mas, francamente, não é nada entusiasmante. Confessa-se um despistado que perde coisas com frequência. Perdeu a carta de condução, cartões de crédito, passaportes, chaves do carro, dinheiro, livros e até malas. Relata que na sua última deslocação a Nova Iorque perdeu num táxi, conduzido por um motorista nepalês, a mochila onde estava o computador que guardava tudo o que tinha escrito nos últimos 20 anos. Mas acabou por reaver os seus pertences. O homem é uma cabeça no ar, mas é atraente que se farta.

Xavier Veilhan

Inaugura no dia 7 de Março na Galeria Perrotin de Nova Iorque uma exposição com o título de Music do artista francês Xavier Veilhan que explora vários meios, incluindo a escultura, o vídeo e a fotografia. Entre as obras presentes neste espaço de Chelsea destacam-se as esculturas numa reinterpretação clássica das imagens dos Daft Punk sem máscara. Mas irreconhecíveis, mantendo-se assim o mistério.

Jihadi John

O militante do ISIS conhecido como "Jihadi John", aquele homem vestido com uma balaclava preta que parece ter decapitado vários reféns estrangeiros, foi identificado hoje pelo jornal Washington Post como Mohammed Emwazi. Trata-se de um britânico nascido no Kuwait que cresceu num bairro de classe média do West London e se formou na universidade com uma licenciatura em programação de computadores". Tem 27 anos. Segundo algumas pessoas que o conheceram "era um jovem educado e com tendência para vestir roupas elegantes mas sempre respeitando os princípios de sua fé islâmica",

Campanha do "Nein"


"Germany's Bild Has A Message For Greece: "NEIN: No More Billions For Greedy Greek..." (Via Zero Hedge).Bundestag alemão rectificar a extensão do resgate grego com a duração de quatro meses, o mais vendido jornal de massas (ou tablóide como alguns lhe chamam) com uma tiragem de 2,5 milhões diz que "não mais milhões para os gregos gananciosos". Como parte de sua campanha, o Bild está incentivando os leitores a fazer selfies segurando a página para cima e a enviá-las para publicação. Como relata o britânico Telegraph, as fotografias dos leitores brandindo o "Nein!" já tinha começou nos escritórios ou fora das casas germânicas. Lars Riiser, um banqueiro colocou a sua selfie do Nein na janela do de seu escritório num arranha-céus de Frankfurt, com vista para a capital financeira da Alemanha.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Vivienne Westwood

Vivienne Westwood apresentou a sua colecção de outono-inverno 2015/16 da Red Label, a sua segunda linha, na Semana de Moda de Londres. Nas t-shirts destaca-se a frase "Amantes da arte, uni-vos". Não sou fã da senhora. A briga dos quadrados, o berrante das malhas...o cúmulo do mau gosto. Pindérico até.

Melody Gardot


Pulp Art

Na galeria Ricco/Maresca, em Nova Iorque, está uma exposição sobre o fantástico na Pulp Art criada para livros de bolso nas décadas de 60 e 70, numa zona de fronteira dos Estados Unidos com o México. Inclui um super-herói homem gato cercado por felinos selvagens, uma mulher fugindo de um policia com um leitão nos braços e outras imagens estranhas com cores intensas e títulos sensacionalistas. Há algumas obras assinadas, mas a maioria são anónimas. As capas apresentam donzelas em perigo, robôs furiosos ou palhaços assassinos, sugerindo aventuras sinistras. Enquanto a pulp fiction americana da época era mais focada no sexo e no crime, os mexicanos tinham o fascínio das fantasias absurdas. 

Russian Art

Com o pano de fundo dos acontecimentos políticos actuais, a exposição Specters of Contemporary Russian Art encontra-se dividida entre a James Gallery e a e-Flux no East Brodway de Nova Iorque. Na noite da abertura congregou multidões de pessoas, talvez atraídas pela abordagem do escritor e curador russo Boris Groys. Foi um evento muito concorrido. Destaca-se o vídeo de Anton Vidokle com o título de This is Cosmos. É um artista muito interessado na obra do filósofo Fyodorov. A incapacidade de lidar com a filosofia reflecte-se na incapacidade de lidar com as realidades políticas parece ser a narrativa de Zhilyaev que consiste em exibir imagens das bizarrias (beijando um tigre, voando em guindastes ou pescando de tronco nu) de Vladimir Putin publicadas na imprensa como se fossem arte conceptual. Há ainda um "elefante na sala" vestido com uma balaklava e um vídeo das performances das Pussy Riot. O curador Groys traça um paralelo com a geração dos anos 90 dos conceptualistas russos que tiveram acesso aos meios de comunicação públicos antes da queda do regime soviético.

Hillary Clinton

Hillary Rodham Clinton, numa conferências de mulheres em Silicon Valley deixou cair uma série de dicas sobre a sua esperada candidatura presidencial em 2016. Mas disse que a decisão seria tomada na devida altura. Mencionou o discurso de Patricia Arquette, vencedora do Óscar 2015, sobre a igualdade salarial do género, concordando que já está na hora de eliminar a diferença salarial entre os sexos. Falou ainda da licença de maternidade na Califórnia

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Kandace Springs


Giles

O designer Giles apresentou a sua colecção para o outono-inverno 2015/16 na Semana de Moda de Londres num desfile bem teatral. Branco e negro. Folhos, laços, tufos...um horror.

David Lynch


Em 2002, David Lynch divulgou no seu site oito filmes curtos de animação que eram episódios de uma notável série intitulada Dumbland. Com um estilo gritante, a lembrar vagamente o Dr. Katz sobre a mescalina. Foi lançada em DVD em 2006. "É uma série estúpida, violenta e absurda", comentou o autor.

Impeachment

No Brasil estão a ser vendidas milhares de T-shirts para as manifestações pelo Impeachment de Dilma Roussef marcadas para o dia 15 de Março. Os organizadores, de diferentes quadrantes políticos, deste protesto que vai acontecer em várias cidades esperam reunir mais de um milhão de pessoas. Os políticos latino-americanos corruptos, digam-se de esquerda ou de direita, têm uma longa batalha pela frente. Cuidem-se. Mensalões e petrolões acabam por ser uma péssima ideia.

A nova Indignidade

Os venezuelanos já ficam horas nas filas para comprar frango, açúcar, medicamentos e outros produtos básicos. "Agora enfrentam uma nova indignidade. Os preservativos são difíceis de encontrar e têm um preço impossível de suportar. O país está tão confuso que agora temos que aguardar nas filas até para ter relações sexuais", lamentou Jonatan Montilla, um director de arte de uma empresa de publicidade, numa entrevista à Bloomberg Business. Um pacote de preservativos custa 755 dólares. O impacto da redução do acesso a contraceptivos é muito grave até porque a Venezuela tem uma das maiores taxas de infecção pelo HIV e de  gravidez na adolescência na América do Sul. O aborto é ilegal. Nicolas Maduro, um ditador à boa maneira latino-americana, manda prender os adversários políticos. Há cartazes nas ruas com a palavra Fuera!