terça-feira, 9 de outubro de 2018

China a cair

O aumento de tarifas de Trump, que ninguém pensou que ele teria a coragem de impor, juntamente com uma nova transação de US $ 200 bilhões, reduziu o crescimento econômico da China O seu mercado de acções caiu 21% ano a ano, enquanto os Estados Unidos estão voando para recordes de sua história.

A produção industrial da China está desacelerando, a sua moeda está enfraquecendo, as usinas americanas estão operando a plena capacidade, os pedidos estão cheios, a confiança do consumidor está no auge em 18 anos e As empresas dos EUA estão contratando freneticamente em antecipação ao que a maioria dos especialistas e varejistas considera um período de compras de final de ano muito alegre.Quando a mídia denuncia o protecionismo de Trump, é necessário um passo atrás.Nos últimos 25 anos, a China implementou todas as alavancas comerciais do protecionismo, o que permitiu impulsionar sua economia.A partir de 1994, Pequim deliberadamente desvalorizou sua moeda em relação ao dólar, a fim de tornar as exportações chinesas mais baratas no mercado dos EUA.
Aumentou as tarifas de uma ampla gama de produtos dos EUA, variando de bens de consumo a Em seu mercado interno, o efeito de tal estratégia tem sido taxar a população chinesa e aumentar o custo de bens e serviços. Além disso, a desvalorização de sua moeda agravou as dificuldades dos consumidores, porque tornou as importações mais caras, e a assembléia impôs aos cidadãos chineses uma austeridade que pela banda permitiu manter melhor a ideologia comunista.automóveis.A China cobrava um imposto sobre valor agregado que incentivava seus fabricantes. No seu mercado interno, o efeito de tal estratégia tem sido taxar a população chinesa e aumentar o custo de bens e serviços. Além disso, a desvalorização de sua moeda agravou as dificuldades dos consumidores, porque tornou as importações mais caras, e a assembléia impôs aos cidadãos chineses uma austeridade que pela banda permitiu manter melhor a ideologia comunista.ão essas medidas, e não uma varinha mágica, que permitiram o tremendo crescimento econômico da China.Atingiu em média 10% ao ano entre 2000 e 2007, e recentemente ficou na faixa dos 6-7%, enquanto os países avançados se esforçaram para chegar a 3%.O crescimento de longo prazo da China também foi impressionante.
Em 1993, as exportações anuais para os Estados Unidos chegaram a US $ 32 bilhões.
Em 2000, eles atingiram US $ 100 bilhões.
No ano passado, eles atingiram US $ 505 bilhões.
Durante este mesmo período, a classe política de Washington que Trump não hesita em descrever como extremamente estúpida, fez tudo o que a China sonhou:Reduziu as tarifas sobre produtos chineses,e congratulou-se com o influxo de importações subsidiadas pelo regime comunista.
Alguns políticos, incapazes de entender o que estava acontecendo com eles, consideraram que a explosão na produção industrial chinesa se deveu simplesmente ao fornecimento de camisetas e brinquedos baratos para as famílias americanas.
A verdade é que os Estados Unidos perderam gradualmente os principais setores industriais.
Por exemplo, enquanto os Estados Unidos registraram um superávit comercial de US $ 5 bilhões em produtos de tecnologia avançada em 2000, esse saldo subiu para um déficit de US $ 110 bilhões em 2017 ao oferecer um patamar dinheiro tecnologia americana para empresas chinesas.
Trump entra na loja de porcelana chinesa.A China está ansiosa para retomar as negociações, mas, como Trump disse esta semana, ele não está com pressa de chegar a um acordo, já que a China está perdendo a força e pode morder a poeira. Trump quer que o regime comunista seja mais enfraquecido para fazer melhores concessões.A estratégia chinesa era virar até 2025 o fim da presidência Trump, esperando que o seu sucessor fosse mais nos moldes dos políticos: suave, sem backbone, sem ideia clara. A menos que seu sucessor seja uma mulher. como Nikki Haley, por exemplo.Obviamente, Trump levou em conta esse aspecto, e os chineses não terão o suficiente para aguentar. Trump está ganhando o jogo. A China está ansiosa para retomar as negociações, mas, como Trump disse esta semana, ele não está com pressa de chegar a um acordo, já que a China está perdendo a força e pode morder a poeira. Trump quer que o regime comunista seja mais enfraquecido para fazer melhores concessões.

A estratégia chinesa era virar até 2025 o fim da presidência Trump, esperando que seu sucessor fosse mais nos moldes dos políticos: suave, sem backbone, sem ideia clara. A menos que seu sucessor seja uma mulher ... como Nikki Haley, por exemplo.Obviamente, Trump levou em conta esse aspecto, e os chineses não terão o suficiente para aguentar. Trump está ganhando o jogo.( Jean-Patrick Grumberg para  Dreuz.info ).


Sem comentários: