segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O império volta ao brunch


" Provando que o narcisismo arquitetônico não é uma qualidade limitada ao 45º presidente que está saindo, Barack Obama está actualmente tentando erguer uma torre horrível de 235 pés, um monumento a ele e sua presidência, mun parque em Chicago, apesar das objeções de Grupos comunitários. Organizações locais que lutam contra o projeto sofreram recentemente uma derrota nas mãos de uma revisão federal, que concluiu em favor de Obama. Mas de acordo com o Wall Street Journal , uma aliada-chave no processo de aprovação no verão passado foi a juíza Amy Coney Barrett, que foi nomeada por Trump e considerada reaccionária. Pelos vistos também é amiga de Obama.

Os papéis de Obama viverão noutro lugar; este projeto de US $ 500 milhões não é uma bibliiooteca presidencial, mas um museu em homenagem ao ex-presidente, supervisionado pela Fundação Obama, cujo conselho é composto por uma gang de financeiros de mau gosto, com capital privado bem representado. Como o redator de opinião do Wall Street Journal, James Freeman sarcasticamente observou na semana passada, Obama está invadindo “um espaço verde precioso para realizar sua visão de uma auto-homenagem em pedra e vidro”. Os grupos que lutam contra o projeto argumentam que ele causará danos ambientais ao Parque Jackson. Eles argumentam que o projeto destruirá grande parte da vida natural do parque, incluindo quatrocentas árvores. Eles também dizem que a torre irá interferir com a luz solar necessária durante o dia, causar poluição luminosa à noite e interferir na migração de pássaros (o parque é aparentemente uma rota bem conhecida para pássaros).

Os activistas também acham o design do projeto extravagante e vulgar, em desacordo com a estética do parque projetado por Frederick Law Olmsted, um local histórico da Feira Mundial de 1893 que foi restaurado num parque naturalista após a feira. Os ativistas apresentaram projetos e planos de trânsito alternativos, mas a Fundação Obama ignorou -os como os multimilionários arrogantes costumam fazer quando se deparam com sugestões dos pequenos.. Como observa Freeman do Wall Street Journalmun um artigo com a manchete mordaz, "Obama vence outra rodada contra os organizadores comunitários" - Obama tem "uma dívida de agradecimento" com Trump. Esperemos que ele tenha enviado belos cartões de Natal para Trump e Barrett este ano. Qualquer coisa menos seria apenas partidarismo mesquinho" (Liza Featherstone- colunista do Jacobin)

Sem comentários: