Enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, comemorava o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa com elogios à media independente heróica, o seu governo ainda tenta prender Julian Assange, do WikiLeaks" disse Edward Snowden. O denunciante da segurança nacional criticou o governo na segunda-feira, depois do secretário de Estado, Antony Blinken, se ter gabado da devoção dos EUA à “liberdade de imprensa” e “à segurança dos jornalistas em todo o mundo..
“Isso seria mais persuasivo se a Casa Branca não estivesse buscando agressivamente uma sentença de 175 anos para o editor de jornalismo premiado de importância global - apesar dos apelos de todas as organizações importantes de liberdade de imprensa e direitos humanos”, tuitou Snowden.
Numa carta dirigida ao Departamento de Justiça de Biden no início deste ano, cerca de duas dezenas de grupos de liberdades civis - incluindo a Fundação para a Liberdade de Imprensa, a ACLU, a Amnistia Internacional e o Comitê para a Proteção de Jornalistas - argumentaram que a acusação de Assange representa uma grave ameaça à liberdade de imprensa já que “grande parte da conduta descrita na acusação é uma conduta que os jornalistas praticam rotineiramente”.
Tribune
@tribunemagazine
·20 h
Julian Assange remains incarcerated in a high-security prison for revealing the truth about wartime atrocities, despite never being convicted of a crime – his case makes a mockery of claims about press freedom.
"Julian Assange nunca foi condenado por um crime, mas continua encarcerado em uma prisão de segurança máxima por revelar a verdade sobre as atrocidades do tempo de guerra - o caso zomba da ideia de liberdade de imprensa". John Rees-Tribune
D
.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário