domingo, 2 de maio de 2021

Os ricos da pandemia


O  presidente dos EUA, Joe Biden, quer que os americanos mais ricos paguem sua parte justa dos impostos, mas acontece que eles se tornaram um dos principais beneficiários de sua presidência. O património líquido combinado das 100 maiores pessoas ultra-ricas dos Estados Unidos disparou em US $ 195 bilhões desde que Biden assumiu o cargo, de acordo com os cálculos da Bloomberg. Da sua eleição à posse, eles adicionaram US $ 267 bilhões às suas fortunas, elevando o ganho total para US $ 461 bilhões desde 4 de novembro. 

O aumento da riqueza dos bilionários nos primeiros 100 dias da presidência de Biden é cerca de 20% do stock de dinheiro que esses bilionários acumularam entre a posse de Trump e as eleições de 2020. De acordo com dados da Bloomberg, eles se tornaram US $ 860 bilhões mais ricos nesse período.

O surto de coronavírus deixou milhões de pessoas desempregadas e muitas falências, mas a miséria pandêmica para alguns é uma mina de ouro para outros. A empresa suíça de biotecnologia Relief Therapeutics, que espera reaproveitar seu remédio de duas décadas conhecido como aviptadil ou RLF-100 contra a Covid-19, viu o preço de suas aCções subir 40.000 por cento este ano na bolsa de valores doméstica. Antes de o vírus começar a causar estragos em todo o mundo no início de 2020, ele era negociado a 0,001 francos suíços por ação. Suas ações atingiram o pico histórico de 0,8 francos suíços por acção em agosto, depois que a empresa farmacêutica com sede em Genebra e seu parceiro israelense-americano NeuroRx anunciaram que pacientes criticamente enfermos da Covid-19 se recuperaram rapidamente de insuficiência respiratória após três dias de tratamento com RLF- 100 Embora o interesse dos investidores tenha diminuído parcialmente desde então, as ações da empresa saltaram 400 vezes este ano.

A empresa suíça não é a única empresa que teve um crescimento. As ações das empresas farmacêuticas, que correram para obter a vacina contra o coronavírus, muito necessária, também aumentaram, mas em um ritmo “mais lento” . Por exemplo, as ações da fabricante americana de vacinas Novavax dispararam mais de 3.000 por cento este ano, eclipsando outro desenvolvedor de medicamentos dos Estados Unidos, a Moderna, que ganhou mais de 700 por cento. empresa alemã de biotecnologia BioNTech, que desenvolveu uma vacina junto com a Pfizer, subiu até 250 por cento este ano, enquanto as ações do parceiro americano aumentaram apenas 5 por cento no mesmo período. A Vaxart que está trabalhando  vacina em forma de pílula, em vez de uma injeção. Apesar das preocupações de que uma vacina oral não conseguisse conquistar sua fatia de mercado dos gigantes da indústria, o seu stock ainda subiu mais de 2.000 por cento. 

A grande indústria farmacêutica não é a única esfera que atrai investidores. O sector de tecnologia e serviços que impediram as pessoas de ficarem entediadas e entregaram os itens essenciais também ganharam muito. Enquanto muitos que trabalham no sector de serviços terem falido, empresas como Amazon, Facebook e Netflix tiveram retornos de dois dígitos.Mesmo os serviços menos populares antes da pandemia tiveram grandes retornos. Por exemplo, o preço das ações do serviço de chat de vídeo Zoom, que conectou milhões de pessoas que foram forçadas a trabalhar e estudar em casa, subiu mais de 470% este ano.

Sem comentários: