"É difícil imaginar algo mais sombriamente simbólico de uma classe dominante decadente do que um membro multimilionário do Congresso montando uma defesa transparente e egoísta do comércio de informações privilegiadas. No entanto, isso é exatamente o que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, fez esta semana quando questionada sobre uma proposta de proibição de membros e seus cônjuges possuírem e negociarem ações durante o mandato.“Este é um mercado livre, e somos uma economia de mercado livre”, disse Pelosi durante uma coletiva de imprensa semanal. “Eles deveriam ser capazes de participar disso.”
Os membros do Congresso tendem a ser muito mais ricos do que a população em geral, e é prática comum para muitos deles possuir e negociar partes da economia que estão encarregadas de administrar e supervisionar. Com pouco mais de $ 46 milhões em patrimônio líquido, Pelosi está entre os membros mais ricos do Congresso - classificada em décimo quinto lugar no geral, graças em parte às participações de seu marido em empresas como Slack, Tesla, Disney, Visa, Salesforce, PayPal, Alphabet, Facebook, e a Netflix, todas elas grandes corporações que gastam incontáveis milhões todos os anos para fazer lobby junto ao governo.
É um conflito de interesses claro e visível, e o tipo de coisa que não seria permitida numa sociedade democrática em funcionamento. E, como a história recente mostra com bastante clareza, é algo que facilmente leva a abusos de poder descarados..." Luc Savage-Jacobin
Sem comentários:
Enviar um comentário